O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 192 )

Ajudante da Praça de Peniche António Joaquim Farinha, que pede uma pensão de 12$000 réis mensaes.— A1 Commissão de Guerra.

Outro, enviando diversos documentos pertencentes a Jesuina Rosa, que pede para sua filha do primeiro matrimonio a pensão, que lhe foi concedida em virtude da lei de 19 de Janeiro de 1827, assim como outros pertencentes a D. Henriqueta Julia de Sampaio e Costa , e sua irmã. -— A' Commissão de Guerra.

Ministério da Fazenda: — Um Officio acompanhando copias de Documentos relativos a differen-tes reclamações de negociantas proprietários possuidores de varias fazendas que se achavam detidas na Alfândega Grande de Lisboa por falta das declarações de que Iracta o Art.° Q.° do Cap. 5.° do Decreto de 10 de Julho de J834, sobre o Regimento do Deposito Commercíal de Lisboa, pedindo que. lhes não seja comminada a pena de que tracta o Art.° 7.° do citado Capitulo; para que as Cortes pesando a matéria modifiquem , se o julgarem necessário, a disposição do referido Art.° 7.°— A* Commissão de Commercio e Aries.

Outro, submettendo á consideração da Camará, se a Junta ao Credito Publico deve ou não chamar desde já o Substituto do seu Presidente, para servir nesta qualidade, durante o legal impedimento do mesmo. — A Commissão de Fazenda.

Outro, acompanhando uma Representação do Director d'Alfandega Grande de Lisboa, em que elle mostra a necessidade de augmentar o salário dos Guardas dos Faroes; e copia da portaria do Governo, pela qual este tomou sobre tal objecto medidas provisórias.— A' Commissão de Fazenda.

Outro, acompanhando copias do processo relativo a deteiminações provisórias tomadas pelo Governo acerca de dever ou não pagar direitos de consumo o cêbo manufacturado em velas, que não está com-prehendido na Pauta dos direitos dos géneros, cujo despacho pertence á Alfândega das Sete Casas. — A1 Commissão de Commercio e Artes.

Outro, propondo á Camará a creação dos Fieis de Armazéns na Alfândega da Cidade do Porto, e acompanhando Documemtos sobre este objecto. — A* Commissão de Fazenda. /

Outro, acompanhando uma Represemtação da Junta do Credito Publico,' corn a qual ella manda o seu Regulamento, a organisação do seu pessoal, e a tabeliã desordenados que hão de vencer os seus Empregados, tudo proposto em conformidade do que dispõe o Art.° 13.° da Carta de Lei de 15 de Janeiro de 1837 , para ser submettido á consideração da Camará. — A* Commissão de Fazenda.

Outro, acompanhando uma Consulta que a Junta do Credito Publico levou á Presença de SuaMa-gestade, sobre a Proposta que fazem vários possuidores das Apólices do empréstimo de 1:010:500^000 'reis., para lhes serem invertidos os seus capitães em Inscripções de 4 por cento , e por meio delias capital isada a divida dos seus juros vencidos; e bem assim todos os papeis a que ella se refere. — Commissão de Fazenda,

Representações: — Um dos habitantes de Santa Clara do Torrão d'Entre os Rios, Concelho de Bem Viver sobre foros. — A1 Commissãa especial de foraes.

Outra, d'alguns Académicos da Universidade de

Coimbra, ern que pedem a benigna interpetração a seu favor da lei de 20 de Outubro de 1834, mandando-se que alem dos benefícios por ella concedidos, sejam também passadas gratuitamente aos Sup-plicantes as suas Cartas.—A1 Commissão d'Instruc-cão Publica.

Mandaram-se distribuir pelos Srs. Deputados 110 exemplares do Relatório dos trabalhos da Commissão Administrativa do Asilo de Mendecidade de Lisboa, que para esse fim foram remettidos á Camará pelo Presidente da mesma; bem como 100 exemplares da Philosqfia Política, e outros 100 da dnalyse enviada para esse fim pelo cidadão António Emílio de Micbelis.

O Sr. Ávila:—-Mando para a Mesa o seguinte requerimento (Leu-o e d'elle se dará conta, quando tiver segunda leitura). ^

O Sr. Gallafura Carvalkaes: — Pedi a palavra para fazer o seguinte requerimento. (Leu-o, edelle se dará conta guando tiver segunda leitura) Tenho a bem fundada esperança deque este requerimento merecerá a approvação desta Camará, por quanto havemos era breve de votar impostos ou cerceálos, e para cnmprirmos esta penivel tarefa com justiça, e menor mal possível para os contribuintes, como dever é nosso; preciso é que estejamos munidos de todos os esclarecimentos possíveis sobre este objecto; e rnesmo porque estas imposições particulares aos Concelhos, segundo minha opinião, produzem sommas consideráveis, que devem ser conhecidas para se poderem avaliar os tributos que a Nação paga, fujo conhecimento é necessário, bem como o de suas tendas para que se não attaquem os capitães origem da producçâo, e riqueza, e se não vá cortar a arvore que produz pomos d'oiro. No Ministério haverá uma exacta Estatística do Reino, e por isso em breve poderá satisfazer a este pedido; poie'm se assim não for então peço a urgência.

O Sr. M. A. de fasconcellos: — Mando para a Mesa um Parecer da Commissão d'I n fracções, sobre o requerimento do Sr. Vasconcellos Pereira, o qual é concebido nos seguintes termos.

(Leu-o, e delle se dará conta, qusmdo entrar em discussão).

O Sr. Peslana : — Aclestribuição inopportuna, intempestiva, e inútil dos papeis, que afluem a esta Camará; a contradança, ern que andão constante-oiente os Contínuos, roubão-nos uma grande parte da attenção que devemos prestar á Feitura da acta , e ás discussões. Muitos papeis sobem a essa Mesa, e são destribuidos, que no meu humilde modo deen-tender, são inúteis, estéreis, e talvez indecentes; é este grande absurdo que eu desejo evitar, e ao mesmo tempo ganhar economia do tempo, de que tanto carecemos, e por isso faço o seguinte requerimento. (Leu-o, e delle se dará conta, quando tiver se» gunda leitura).

Tiveram segunda leitsira as seguintes Propostas é requerimentos.