O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(66)

qtie se' não-mude!a Cabeça de Comarca da VjUa de Resende, como-estâo requerendo outros povos; esta representação é preventiva^ pára^aasirh me explicar, porque parece que se andam assignando Representações em contrario^'

O Sr. J. A, de Campos: —Sr. Presidente, acham-se pendentes de informações do Governo requerimentos de Corporações, que tem pedido a esta Camará propriedades de bens nacionaes para uso publico; estas informações tem sido já varias vezes pedidas com instancia por esta razão ;: estando porem pendentes estes requerimentos, a Junta do Credito Publico que temaseu cargo vender os Bens Nacionaes, vai vendendo, e incluo nessa Venda'geral estes que estão pedidos: D'aqui resulta que quando esta Camará vier a decidir alguma pertenção, pode acontecer que esses bens tenham sido vendidos, e para evitar isto intendo que é conveniente uma decisão da Camará a este respeito, e para a obter terei de fazer um' lequerimento. JVlando também outro para que se peça f novamente ao Governo, expeça as informações acerca d'aquel!es bens que foram pedidos por Corporações. Ha outro objecto, Sr. Presidente, sobre que eu nào posso deixar de appresentar um requerimento, e e. relativo aos edifícios e maltas que estão ainda incorporadas aos Bens •'Nacionaes, e que tem sido mandadas guardar pelo% Governo, por meio das Administrações Geraes por'-guardas, a quem se dava uma gratificação ou diária ou mensal, afim de guardaiém os edifícios de serem incéridiados}e as maltas de serem devassadas é esta ama'despeza summa-niente necessária; mas acontece que esU-s guardas se despediram, e que por consequência a-j maltas it-in sido devastadas. Ora o Governo não mandou suspender essa despeza, mas as Administrações Geraes entenderam quee&ses guardas deviam ser pagos quando os outros empregados públicos, iras sendo estes homens jornaleiros, cujo serviço dependia de 'imi jornal diano, i>âo poderam continuar nesse trabalho, e l^m-se despedido"alguna. Para evitar os prejuízos qued'aqui podem resultar,'faço também um requerimento a este Tespeito. Os requerimentos são: os seguintes ;

REQUERIMENTO : — tiequeiro quê se recommen-de ao Governo que mande sobrestar na venda dos fjpns Nacionaes que tendo sido requeridos ás Cortes para serviço publico, estão1 dependentes de sua resolução para serem ou não vendidos. — Camará dos Deputados em 8vde Fevereiro de 1841. — /. A. de Campos.

REQUERIMENTO» — Requeiro que se peçam com urgência ao Governo as informações, .que já por •vezes lhe foram pedidas por estaCamaja ácêica do Requerimento em que a Mesa Administrativa da Misericórdia da Villa de Vianna do Alemtéjo pede para uso publico certos Bens Nacionaes. — Camará dos Deputados «ní 8 de Fevereiro de 1841.—-J. A. de Campos. ' "^

HfeQUERIMENTO —Requeira que se recnmmr*rr-de ao Governo, que faça guardar com toda a vigilância os edifícios e mattas pertencentes aos Bens Nacionaes, fazendo pagar a deapeza dos Guardas, ao menos mensallíiente, como despeza de jornaes, indepondentemente da ordem por que são pagas as dlfferentes ciasses de .Empregados Públicos.— Camará dos Deputados 8 de Fevereiro de 18él. —/.

O Sr. Soure; — Mando para a Mesa uma Re-

presentação de 89 dos principaes Proprietários da Cidade cTEvora, na qual pedem-a esta Camará, que se digne quanto antes discutir qualquer rnedi-da sobre Foraes. Aqui já se tem levantado muitas vozes a este respeito, e parece-me da maior urgência. Em Évora, Sr. Presidente, arde tudo com demandas, mesmo os que pagavam Foros ale'aqui, não os tem querido pagar, porque já passou nesta Camará, e já foi approvado, um Projecto que perdoa todos os atrasados ; 'ora ninguém quer ficar de peor condição, querem ao menos ficar iguaes aos maus pagadores; aquelles que não tinham pago nada, perdôa-se-lhes, os outros querem utilisar alguma cousa , não querem pagar nada depois que nesta Cajnara se approvou este Projecto de Lei ; intentam-se demandas, sustentam as demandas, até já ha recursos pendentes. Isto, Sr. Presidente, não pôde nem deve continuar neste estado, a Camará deve occupar~se quanto antes de discutir uma Lei, seja ella qual for.

G Sr. Simas : — Sr. Presidente, na reunião da Commissão Mixta, que teve logar outro dia, e que hade continuar na Quarta feira seguinte, faltaram três Srs. Deputados proprietários; foram chamados os dois Supplentes a tomar o logar daquelles que faltaram, mas ainda ha a falta de um Deputado; levantou-se a questão, se a Commissão faltando-lhe um dos seus Membros podia ou não trabalhar; mas esta questão não teve seguimento, porque faltaram papeis essencialmente necessários, por isso adiou-se aquesião para outro dia ; mas como eu vejo que faltam ainda dois Srs. Deputados proprietários, e que tendo sido chamados os Supplentes, ainda âs-sim mesmo falta um, e pôde acontecer que no dia da reunião falte mais algum, por isso entendia que conviria notnear mais algum Supplente , e eu proporia dois o« quatro,