O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 6.

SESSÃO DE 8 DE FEVEREIRO DE 1859.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANCHES.

Joaquim Gonçalves Mamede. Carlos Cyrillo Machado.

Chamada — presentes 65 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Mello Brayner, Faustino da Gama, Teixeira de Sampayo, Pereira Carneiro, Fonseca Castello Branco, José Estevão, Casal Ribeiro, L. J. Moniz, Emauz, e Novaes.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Fonseca Coutinho, Mello Archer, Mello e Carvalho, Cesar de Vasconcellos, Emilio Brandão, Silva Costa, Avila, Louzada, Henriques Secco, Pitta, Fontes Pereira de Mello, Dias e Sousa, Basilio Alberto, Carlos Maya, Rebello de Carvalho, Forjaz, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Francisco Damazio, Bordallo, Silva Pereira (Frederico), Leão Cabreira, Palma, João Damazio, Soares de Azevedo, Pessanha (João), Soares d'Albergaria, Celestino Soares, Lobo d'Avila, Pessanha (José), Silva Pereira (José), Ribeiro d'Almeida, Tavares de Macedo, Moraes Pinto, Silva Vieira, Julio Pimentel, Cunha e Abreu, Moraes Soares, Northon, Visconde de Castro e Silva, e Visconde da Ponte da Barca.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Moraes Carvalho, Vasconcellos e Sá, Cunha Sotto-Maior, Calheiros, Themudo, Lopes de Mendonça, Castro Guedes, Barão de Castro Daire, Barão das Lages, Bento de Castro, Carlos Bento, Fonseca Moniz, Conde de Saldanha, D. Diogo de Sousa, Eugenio Pinto Bastos, Bivar, D. Francisco d'Almeida, Nazareth, Bandeira da Gama, Pegado, Mártens Ferrão, Honorato Ferreira, Silva Pereira (Joaquim), Sousa Pinto Bastos, Magalhães Coutinho, Ferreira de Castro, José Joaquim da Cunha, Baldy, Latino Coelho, Menezes e Vasconcellos, Mendes Leite, Passos, Salvador França, Paiva Barreto, e Visconde de Monção.

Abertura — á meia hora depois do meio dia. Acta — approvada.

Foram mandadas para a mesa as seguintes Declarações de voto.

1.ª—Declaro que, na sessão de hontem, votei a favor dos lavradores, e approvei as isenções n.ºs 14.° e 15.° do artigo 14.° do projecto de lei para o recrutamento. = Albergaria Freire.

Mandou-se lançar na acta.

2.ª—Declarâmos que, na sessão de hontem, votámos contra a eliminação dos n.ºs 9.°, 10.°, 11.° e 14.° do artigo 14.° do projecto n.° 102, que consignavam as isenções do recrutamento, relativas aos estudantes da universidade, escolas superiores e seminarios; dos que tiverem algum irmão servindo no exercito ou na armada, ou que n'elle tiver morrido ou ficado inhabilitado; e dos lavradores, que lavrarem

com uma ou mais juntas de bois, ou cavalgaduras maiores, terras suas ou de renda, etc. = J. M d'Abreu—Pereira Menezes = Antonio Feyo=Quelhas. Mandou-se lançar na acta.

3.ª—Declaro que, na sessão de hontem, votei a favor das excepções para o recrutamento, mencionadas nos n.º 810.°, 11.° e 14.° do artigo 14.° do projecto n.° 102, que está em discussão. = Rivara.

Mandou-se lançar na acta.

4.ª—Declaro que, se estivesse presente na sessão de terça feira, 6 do corrente, teria approvado os n.ºs 2.° até 7.° inclusivè do artigo 14.° do projecto de lei n.° 102; e declaro mais, que, na sessão de hontem, votei contra a eliminação dos n.º 9 9.°, 10.°, 11.° 14.° e 16.° do mesmo artigo 14.°== Sousa Pires.

Mandou-se lançar na acta.

5.ª—Declarâmos que, na sessão de hontem, votámos contra a eliminação dos artigos e additamentos, que continham a escusa do recrutamento dos estudantes das escolas superiores, dos filhos dos lavradores, e dos bombeiros das companhias do Porto e Coimbra.

Sala da camara, 8 de fevereiro de 1855. = Jus tino Antonio de Freitas=Barão de Aguiar=Antonio Abilio Gomes Costa —Antonio dos Santos Monteiro=A. F. de Macedo Pinto.

Mandou-se lançar na acta.

6.ª—Declaro que, na sessão de hontem, votei contra a eliminação do § 9.° do artigo 14.° do projecto de lei do recrutamento. —J. L. de Castro=Mamede.

Mandou-se lançar na acta.

7. a—Declarâmos que, na sessão de hontem, votámos a favor dos lavradores, approvando a isenção do n.° 14.° do artigo 14.° do projecto de lei para o recrutamento do exercito.

Sala da camara, 8 de fevereiro de 1855. = Mello Soares= Pinto d' Almeida=Castro e Lemos—Fonseca Castello Branco=Ribeiro Abranches.

Mandou-se lançar na acta.

8.ª—Declaro que, na sessão do dia 7 de fevereiro, votei contra a eliminação dos §§ 9.°, 10.°, 11.°, 14.°, 15.°, e 16.° do artigo 14.° do projecto de lei n.° 102. = José Antonio Pereira Bilhano.

Mandou-se lançar na acta.

9.ª—Declarâmos que, na sessão de 7 do corrente, votámos contra a eliminação do n.° 16.° do artigo 14.°, que isentava do recrutamento os membros das companhias de bombeiros de incendios da cidade do Porto.

Sala da camara, 8 de fevereiro de 1855. = Carlos da Silva Maya—Visconde de Monção=Francisco de Oliveira Chamiço=A. J. Coelho Lousada—A. A. Cabral de Sousa Pires — A. R. Sampayo=Antonio Feio de Magalhães Coutinho—Francisco Antonio Resende=A. P. da Silva de Sousa e Menezes=Antonio dos Santos Monteiro=A. F. de Ma

Vol. II—Fevereiro—1855.

5