O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 13 DE FEVEREIRO DE 1884

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os exmos. srs.

Francisco Augusto Florido de Mouta e Vasconcellos

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Dá-se conhecimento de um officio do juizo da 2.ª vara civel de Lisboa.-Representação da misericordia de Aveiro, apresentada pelo sr. José Dias Ferreira. - Requerimento de interesse particular apresentado pelo sr. Sousa e Silva. - Por indicação do sr. presidente resolve-se consignar na acta um voto de sentimento pela morte do par do reino, Pires de Lima, e do antigo deputado o
dr. Filippe Simões.

Na ordem do dia entra em discussão, na generalidade, o projecto de lei n.º8, reforma eleitoral. - Apresenta e justifica uma monção o sr. Rodrigues da Costa. - Responde-lhe o sr. Fuschini, relator. - Combate o projecto e sustenta uma moção o sr. D. José de Saldanha. - Responde-lhe em largas considerações o sr. Fuschini. - Usa novamente da palavra o sr. D. José de Saldanha, explicando e defendendo as suas idéas contra o projecto.- Segue-se o sr. Elias Garcia, que allude a algumas das observações do orador precedente e faz diversas considerações ácerca do mesmo projecto, ficando com a palavra reservada para a sessão immediata.

Abertura - Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 58 srs. deputados.

São os seguintes: - Abilio Lobo, Adolpho Pimentel, Sousa Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Fevereiro, Alberto Pimentel, Sousa e Silva, Azevedo Castello Branco, Pereira Côrte Real, A. J. d'Avila, Cunha Bellem, A. M. de Carvalho, Santos Viegas, Fuschini, Fonseca Coutinho, Zeferino Rodrigues, Barão de Ramalho, Bernardino Machado, Sanches de Castro, Conde do Sobral, Conde de Thomar, Firmino João Lopes, Mouta e Vasconcellos, Patricio, Gomes Barbosa, Guilherme de Abreu, Illidio do Valle, Jeronymo Osorio, Rodrigues da Costa, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado, Ponces de Carvalho, J. J. Alves, Teixeira do Sampaio, Novaes, Elias Garcia, Gonçalves dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Brandão de Mello, José de Saldanha (D.), Julio de Vilhena, Pinto Leite, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Luiz de Bivar, Luiz da camara (D.), Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Aralla e Costa, Mariano de Carvalho, Guimarães Camões, Miguel Candido, Pedro Franco, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão, Visconde de Porto Formoso, Visconde da Ribeira Brava e Wenceslau Pereira Lima.

Entraram durante a sessão os srs.: - Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Sarrea Prado, A. J. Teixeira, Fontes Ganhado, Pereira Carrilho, Sousa Pinto de Magalhães, Sieuve de Seguier, Ferreira de Mesquita, Potsch, Trajano,
Castro e Solla, Custodio Borja, Emygdio Navarro, Sousa Pinto Basto, Francisco de Campos, Wanzeller, Correia Arouca, Palma, Costa Pinto, Franco Frazão, Brandão Albuquerque, Scarnichia, Ferreira Braga, Gualberto da Fonseca, J. A. Neves, Avellar Machado, Dias Ferreira, José Frederico, Rosa Araujo, José Luciano, Pereira de Mello, Gonçalves de Freitas, Manuel de Arriaga, M. J. Vieira, Pedro Guedes, Marçal Pacheco, Miguel Dantas, Pedro Diniz, Pedro Roberto, Pedro Martins, Rodrigo Pequito, Barbosa Centeno, Tito de Carvalho, Visconde de Reguengos e Visconde do Rio Sado.

Não compareceram á sessão os srs.: - A. I. da Fonseca, Pereira Leite, Neves Carneiro, Castilho, Caetano de Carvalho, Brito Côrte Real, Conde da Foz, Cypriano Jardim, Diogo de Macedo, Hintze Ribeiro, Estevão de Oliveira, Severim de Azevedo, Filippe de Carvalho, Fortunato das Neves, Gomes Teixeira, Silveira da Motta, Freitas Oliveira, J. A. Pinto, João Ferrão, J. A. Gonçalves, José Bernardino, Borges Pacheco, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, J. M. Borges, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Vaz Monteiro, Lourenço Malheiro, Luiz Palmeirim, Rocha Peixoto, Silva e Matta, Bacellar, Graça, Miguel Tudella, Pedro Correia e Baracho.

Acta. - Approvada.

EXPEDIENTE

Officio

Do juizo de direito da 2.ª vara de Lisboa, solicitando auctorisação para o sr. deputado Custodio Miguel de Borja depor como testemunha perante aquelle tribunal no dia 14 do corrente.

Concedida.

REPRESENTAÇÃO

Da mesa da santa casa da misericordia da cidade de Aveiro, pedindo que lhe seja concedido o edificio do extincto convento de religiosas da ordem do Carmo, com sua cerca e dependencias, bem como a casa e quintal contiguos, em que residia o respectivo capellão, para ali ser collocado um hospital.

Apresentada pelo sr. deputado Dias Ferreira e enviada á commissão de fazenda, ouvida a de administração publica.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PARTICULAR

De Christiano Cesar Hintze, escrivão interprete da estação de saude de Ponta Delgada, pedindo augmento do ordenado.

Apresentada pelo sr. deputado Sousa e Silva e enviada á da commissão de fazenda, ouvida a de saude publica.

Presidente: - Tendo fallecido, como a camara não ignora, os srs. drs. Augusto Simões e Pires de Lima, distinctos ornamentos da tribuna parlamentar, parece-me que a demonstração de pesar por estes funestos acontecimentos se deve lançar na acta um voto de sentimento. (Apoiados geraes.)

Em presença da manifestação da camara, considero approvada a minha indicação e o voto será consignado na acta.

O sr. Dias Ferreira: - Mando para a mesa uma representação do provedor e mais mesarios da santa casa da misericordia da cidade de Aveiro, pedindo que se lhes conceda o edificio do extincto o convento de religiosas da ordem do Carmo da mesma cidade, bem como a sua cerca e dependencias e a casa e quintal contiguos, em que residia o respectivo capellão, para ali ser collocado o hospital da
Mesma santa casa, ou para a mesa poder trocal-a ou vendel-o, para o auxilio da acquisição ou construcção de outro edificio, que melhor se preste ao indicado fim, quando por este modo a mesa possa obtel-o.

Peço a v. exa. se digne enviar esta representação ás commissões respectivas, a fim de ser tomada na devida consideração.

Teve o destino indicado no extracto da mesma representação, que vae peblicado no logar competente.

O sr. Sousa e Silva: - Mando para a mesa um requerimento do escrivão interprete de saude de Ponta Del-

29