O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

29.ª SESSÃO

EM 9 DE SETEMBRO DE 1905

SUMMARIO. — Lida a acta, o Sr. Almeida Serra requer uma rectificação. — Approvada em seguida a acta, passa-se ao expediente, lendo-se tres officios e procedendo-se a segunda leitura de uma renovação de iniciativa, que foi admittida. — O Sr. Presidente nomeia as commissões de Artes e Industrias e de Pescarias.— O Sr. Pereira de Lima pede a comparencia do Sr. Ministro das Obras Publicas. — O Sr. Claro da Ricca insta pela apresentação de um bill sobre o emprestimo do caminho de ferro da Swazilandia.— O Sr. Diogo Peres apresenta uma representação da Camara Municipal de Setubal.— O Sr. Pereira Cardoso faz diversas considerações sobre instrucção secundaria, principalmente sobre o ensino da lingua ingleza, respondendo-lhe o Sr. Ministro da Guerra. — O Sr. Emygdio Lino da Silva occupa-se de diversos assumptos que interessam aos Açores, tomando-os o Sr. Ministro da Guerra na devida consideração. — O Sr. Mendes Leal insta por documentos e o Sr. Abel Andrade requer informações.

Na ordem do dia continua em discussão o projecto de lei n.° 18.— O Sr. Ministro da Guerra responde ao discurso do Sr. Rodrigues Ribeiro.— Os Srs. Tavares Festas e Joaquim Tello apresentam propostas.— O Sr. Mendes Leal impugna o projecto. Nesta altura do debato levanta-se grande barulho, a proposito de um requerimento do Sr. Visconde da Ribeira Brava, pedindo informações á mesa sobre a não comparencia do Sr. Presidente do Conselho á discussão da interpellação sobre os telegrammas relativos a Reilhac, em que se devia entrar na segunda parte da ordem do dia. É interrompida a sessão por meia hora.— Reaberta a sessão, insiste-se tumultuariamente no mesmo assumpto, encerrando o Sr. Presidente a sessão ás 6 horas e 24 minutos da tarde no meio de grande excitação. — Foi marcada a sessão seguinte para segunda feira, 11.