O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(297)

são obrigados a fazer serviço activo, como a Tropa de Linha, assim na Cidade, como na Villa da Praia, onde vem comer o que não tem, e gastar em serviço desnecessario o tempo, que devião gastar na cultura das suas terras, e colheita de seus fructos; e por isso propuz como medida necessaria o serem isentos delle, e principalmente no tempo das sementeiras.

As chuvas nestas Ilhas, assim como fazem a sua abundancia, tambem fazem a sua escacez, ou por poucas, ou por muitas de mais; qualquer destes extremos he prejudicial; sendo poucas não fecundão a terra quanto baste para a fermentação das sementes e creação; e sendo muitas e destemperadas levão apoz de si os terrenos, e as sementes nellas depositadas; e qualquer dos dous extremos traz a fome ás Ilhas, em que de ordinario morre muita gente. Em seis annos que vivo nestas Ilhas duas vezes succedêo esta desgraça; em 1822 em S. Nicoláo onde em quatro mezes morrerão 700 pessoas: outra em Santo Antão, onde só n'uma das quatro Freguezias que tem a Ilha, morrerão 600 pessoas. Maens houve, que, por não verem morrer teus filhos, os largarão entre as rochas. Não vi isto; o que vi, e muito de perto, foi chegarem muitos meninos de ambos os sexos á Villa da Praia, conduzidos pelo Capitão de um Navio, que recusando trazer as Maens, ellas lhe arrojarão á lancha os pequenos filhos. Estas calamidades publicas serião menos prejudiciaes, se o Governo a tempo desse as providencias necessarias. As bexigas são um outro mal, que consideravelmente diminue a população destas Ilhas. Não he raro morrerem l$000 pessoas n'uma só Ilha, atacada, por este flagello, de que muitos annos depois não podem lembrar-se sem grande magoa, e que para elles faz uma época terrivel. Isto succede porque ainda alli se não predica o saudavel remedio da Vaccina. Em tanto desprezo tem estado esta pobre gente! Em tão pouco se aprecia uma vida, que pode ser de tanta utilidade ao Estado! Eis a razão porque propuz n'um dos Artigos da minha Proposta, que o Governo de Cabo Verde fosse authorisado para dispender da Fazenda Publica o que bastasse para occorrer a estes males.

As Casas de sobrado, e cobertas de telha, não só tem contribuido para aformosear os Lugares, mas tambem tem concorrido para promover a saude publica. Este bem podo continuar-se, se o Estado quizer, pelas Embarcações, que daqui vão para Cabo Verde, mandar, em lugar de lastro, Telha, Cal, e Forragens, que depositados, ora n'uma, ora em outra Ilha, sirvão para este fim; ficando os habitadores obrigados a pagar por parcellas a sua quantia.

Um ramo, que acarretaria grandes vantagens, o que tanto se acha em desprezo, he a salga de Peixe, que em tão copiosa abundancia se podia pescar em todas estas Ilhas. Particulares conheço, que em poucos dias, e poucas Lanchas, que nestas pescarias empregão, carregão muitos Barcos de Peixe, muito melhor que o Bacalháo, até mesmo por se conservar mais tempo sem corrupção.
Não he menor a utilidade, que podia tirar-se do Azeite de Purga, tão bom para as luzes como o de Oliveira. Eu não usava d'outro, nem mesmo as pessoas, de mais consideração das Ilhas. A Purga he um arbusto, que ha em todas as Ilhas, e em muita abandancia: dá um fructo do tamanho d'uma ameixa branca, e dentro desta existe uma semente preta, que elles pizão, e lanção em agua fervendo, para lhe extrahirem o Azeite, que, como mais leve, sobrenada em cima da agua. Se o Estado se quizesse dar ao trabalho de mandar alli fazer um Engenho, em que a Purga se fabricasse, como em Portugal o Azeite, que utilidade não tiraria? E que proveito para aquellas Ilhas, e mesmo para a Mãi Patria, que em lugar de Azeite de Peixe nojoso, e mal cheiroso; caro, e ás vezes difficultoso de apparecer, podia usar deste muito mais limpo, e barato.

A Ilha de S. Thiago he como a Mãi, donde todas as mais se abastecem, por isso mesmo que calhe mais fructos, e fructos que nas outras não ha. Tem muitas Ribeiras, e Fontes; e todas d'agua muito excellente. Não me lembro bebe-la tão saborosa em nenhuma das Provincias de Portugal. O mesmo pode dizer-se da agua das outras Ilhas, principalmente da de Santo Antão. He verdade que umas tem mais, outras menos. Ha tambem Fontes, que não são tão saborosas; mas pode dizer-se em geral, que a agua das Ilhas he boa, saudavel, que promove uma prompta digestão, e que he leve, e cristalina. Fazem pouco uso do Vinho, e muito da Agua-ardente, que bebem até o excesso de embebedar-se; excesso que leva á sepultura muitos milhares, principalmente Europeos. He um vicio muito commum, que pouco pude atalhar, por mais diligencias que fiz.

O estado do Clero, bom como o desamparo, em que se achão as Igrejas nestas Ilhas, não pode pintar-se sem lagrimas. Quando desembarcava em alguma Ilha, conduzião-me, segundo o costume, á Igreja, ou antes a um monte de ruinas, a que chamavão Igreja. Um Edificio, que tendo porta, era tosca, e sem segurança; cujo tecto era uma esteira decanas, e sobre esta um monte de palha, que deixava cahir agua por todos os lados; um grupo de pedras, a que chamavão o Altar Mor; eis-aqui a Casa de Deos nestas Ilhas: uma Vestimenta, e uma Capa, que podia servir para todas as côres; por isso que, por velha, e safada, não tinha nenhuma. Eis-aqui as Vestes Sagradas, que servião á decencia do Culto. Uma Casa terrea, com repartimento de esteiras, e um Leito de cannas, eis-aqui a Cama do Parocho, e mais do Bispo, quando lá ia. Este desamparo não he em todas as Ilhas, porque Igrejas ha decentes; mas são muito poucas. Os Parochos são o refugio daquelles Povos, e a quem ouvem com a maior attenção, e a quem recorrem nas suas molestias, e necessidades; mas que hão da dar estes Parochos, se tendo uma Congrua tão pequena está sem se lhe pagar tres, e mau annos! Que hão de ensinar-lhes, se ninguem os ensinou a elles? Eu via com amargura esta ignorancia, mas não me atrevia a castiga-los, lembrando-me que ninguem está obrigado a fins, para que se lhe não derão meios. Assim mesmo não ha quem queira ser Clerigo, porque he estado que não dá consideração, nem interesse, e por consequencia ninguem o quer. He necessario affaga-los; he necessario fechar os olhos a quasi tudo quanto prescrevem os Canones ácerca das Ordenações. Que tormento para um Bispo! Eu ainda não sei se he melhor que uma Igreja não tenha Parocho, se tê-lo ignorante. E será possivel, que sendo o Bispado de Cabo Verde o mais antigo do Ultramar, á excepção do da Madeira, até agora nenhuma consideração tenha merecido? Será

38