O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(96 )

nos trabalhos legislativos, e o melhor meio de tes- O Sr. Presidente:—Por consequência ámanhâj

temunharmos respeito ao dia d'ámanhâ, e fazer- segundo a decisão da Camará, e' um dia destinado

mós alguma cousa d'utilidade. Peço pois que ama- a, trabalhos de Gommissões. Está fechada a Sessão,

nhã haja Sessão. , —Eram sete horas e meia da tarde.

Decidio~se que houvesse Sessão amanhã. '.

6.

Presidência do Sr. Pinto de Magalhães.

te 8 te

0*

1840.

.bertura — A uma hora e três quartos.

Chamada — Presentes 84 Srs. De'putadòs.

O Sr. Gorjão participou que o Sr. Barão d'Albufeira não comparecia por,falta de saúde j e que a esperança em que estava todos os dias de melhorar, Unha sido a causa de o não ter .participado,por es-cripto.-r- A Camará ficou inteirada.

jícta—Sobre ella disse - .

O Sr. José Estevão: —Vou mand.ar para a Mesa a seguinte f

DECXiAURÇÃO DE VOTO. — Declaramos .que na Sessão de hontem, 7, votámos contra a política, interna e externa do Ministério.—Sala da Camará, 8 de Julho de .1840.—M. J. Mendes Leite; José Estevão Coelho de Magalhães; Joaquim Pedro Celestino Soares.

O Sr. Gorjão: — Sr. Presidente, não posso deixar de dizer que similhante declaração não pôde ser admittida na Acta. Bera quiz eu que ás~minhas declarações e outras idênticas podessem ser admit-' tidas; levantei-me para mostrar que era necessário constituir a Camará nas circumstancias.de estremar a sua votação; mas o facto é que isto se não attendeu, e o que se fez foi approvar ou não approvar os artigos da Resposta ao Discurso da Coroa, porque V., Ex.a não pôz á votação se se ap-provava ou reprovava a política do Governo. Por consequência os actos foram actos nullos: mas a verdade e que se não pôde admittir similhante declaração.

O Sr, José Estevão:—Sr. Presidente, nunca vi que se discutisse a Resposta ao Discurso da Coroa senão para approvar ou reprovar a política do Ministério; se pois o resultado da discussão d'honlem não foi este, então foi nenhum absolutamente, e os Senhores que queriam economisar tempo deviam começar, se tinham intenção de declarar inútil todo o resultado daqueila discussão, para serem lógicos, deviam começar por exigir que se não fizesse tal discussão. Pois que fizemos nós? Foi fallar e votar sobre que? sobre um papel; pois esse papel quesigni-fica? ou approvar ou reprovar a política do Ministério. Ora se não houve nenhuma destas cousas, senão se approvou nern reprovou a política do Ministério, não se approvou a Resposta ao Discurso do Throno, não se satisfez uma das condições do sys-tema representativo; e depois de tanto trabalhoso resultou a despeza d'um pouco de papel e a que se fez com os Compositores da Imprensa Nacional. (apoiados).

Eu ouvi dizer hontem com pasmo que esta Resposta não incluía censura nem louvor: são novidades, que nào comprehendo; mas não insisto que se

insira na acta a rainha declaração: julgo que senão pôde estorvar que seja inserida, sem,.a Camará passar pelo .desaire de ter commettido um absurdo. Mas «e:a não quizerem inserir, em quanto Deus Nosso Senhor nos der alguns jornaes e consentirem que as imprensas estejam a trabalhar, eu farei essa declaração n'outra parte; tanto mais que os nossos nomes e os dos membros'do Governo, os, nossos princípios e os que tem seguido o' Governo na administração interna e externa , são bastantes para desenganar & paiz de que havíamos de votar contra a sua politi-ca. Por consequência o meu requerirnento era feito com lealdade e boa fé; não o querem admittir; rnas sempre consegui alguma cousa, que são as honras muito insignificativas de te r demonstrado que a Ca-rnara esteve a discutir três dias e não sabe o que votou (vo%es: — sabe , sabe). O Orador, dizem que votaram a Reposta ao Discurso do Throno; mas que significa ella (vozey :—lá está). O Orador , e o que e que lá está?. é a Resposta ao. Discurso do Throno. . , .

O Sr. Gorjão:-—O facto e' que eu tenho de ré» geitar o requerimento do Sr. José Estevão, e repito que o impugno só pela razão stricti jurisj por que se^ não podem admittir declarações devoto sobre cousas, que se ri ao pozeram á votação. Quanto ao mais. são pensamentos do illustre Deputado, e eu direi d'aqui a pouco se os combato ou approvo, quando fallar sobre a acta.

O Sr. Líbano:—Parece-me que ainda me recordo do objecto sobre que hontem votei, mas pôde ser que esteja em erro: rogo a V. Ex.a que queira mandar ler qual foi o objecto sobre que se votou hontem.

* O Sr. Presidente: — Creio que todos sabem que foi sobre a Resposta ao Discurso da Coroa.

O Orador: — Então não estou em erro; votei sobre o Projecto de Resposta ao Discurso do Throno. Agora o que desejo saber é se houve alguma proposta á Camará para se votar sobre a política do Ministério? • .1 " .

O Sr. Presidente: — N ao h o u vê.