O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

í 128. )

•Ccimp;è nVtes de tudo obscrVàr que lénclò 'sido de-s;ig'tiadás'pela Camará Municipal da Villa dasVê'1-!a?, na Ilha de S. Jorge, duas ÀsscrnTblea? primarias de Parochia, unia na I-g reja'Ma tm da referida Villa, e outra na Paronchial

Barão de Tilheiras............. 11

Francisco Jeronymo Coelho-...... 9

Alem dos quaes foram votados inais três cidadâo*s , um com 6 votos, e doas com 1.

Analisados os processos assim das Assernbíeas primarias de Parochia, como do Collegio Eleitoral de Província, notou a Comiivissâo bastante regularidade , e não pôde dispensar-se de prestar este testemunho de limita consideração paro com elles.

Foi presente á Cotntnissão o Diploma do Sr. Bá-Tao de Tilheir-íS, e *o achou conforme á Acla do Ctíllegiò Eleitoral e muito regular, ver» fica rido-se ale'm disso a competente identidade.

Parece por tanto á Ctjmfnissâoqlie deve: l.°áp-provar se a eleição de Deputados feita no Colb-giò .Eleitoral da Provincia Central dos Açôresí â." ser proclamado Deputado da Nação Portugtieza o Br. liarão de Tilheiras ;(Tí;?erv.>ndo-se a Co m missão "a d«r o seu Parecer acerca dos outros Srs. Deputado^ eleitos1, quando se apresentarem com sfeus Diplomas) : 3.° fí ii a l mente rnandár-sè proceder a eleição

Saia da Com'missão 16 d'A gosto dê 1842.-^— Bfr-ítnrdo Gorjdo iienri^iies, .foiln Reodlo da Cosia Càrvotkn , J. ./. Falcão, 7f\ .Corrêa de Mendonça, J. M, Grande.

Peço a urgência ria forma do costume.

Sendo julgado urgente , foi approúado sem dis-

C3/SSUÓ.

O Srb /í/V".s/Wtííí/-e : -^- ProíLinrô Deputados da Nação Porto-goeza os Srs. Cândido 'José de Moraes, Barão de 'riíheiras , e Francisco Jeronvmo Coellfo.

Achftnda~$e T;O§ Corredores o Sr. Barão de Tilhci-ras*, foi introduzido na Sala cofíi as formalidades do coiíiu'tne , yrfestan juramento , e tomou ausento.

O Sr. i^.aiistino da Gama: -*- Peço a palavra para um Requerimento u f gente.

O Sr. Presidente: -^-'1'inha a palavra agora o Sr. Simas; mas como o Sr. Deputado pediu a palavra para um Requerimento uuiito tn-gente-, julgo quê 'se lhe deve dar em 'primeiro logar.

O Sr. Faustin&^da Gama: — Vou ler o seguinte

REQUERIMENTO, •— Reqtreiro que o'Governo i n» fonne esta Camará, da razão porque o Navio Glo-lia, apprehendido cm Monçantbique com Bandeira Portugueza , e depois denotriinado General Marinho, foi ultimamente entregue ás pessoas que o fé-" clamaram, e q qual está no Tejo prompto a sair

com Band ira IJespnnliola ; e se sobro o triCjrrió Navio os Ministros d'Ing'a?erra e Uespanh--? têm feito nlgnrna reclamaçâ". Camará dos Deputados 16 'd'Agonio de 1842. — O Deputado peia Estre-madnra , -Fim s tino da Gama.

O NaVío e?iá a sair, por consequência poço a-V. Ex.s q'í: e cò"nsYj}t'e a Camará se julga urgente este Requerimento-.

Sendo folgado urgente , foi approvádo o Requc» rinienfo.

O Sr. Sinias: — Sr. Presidente, a maioria dos Membros rfameados para a Cornnmsão de Foraes Sente sobremaneira a falta de dous insignes Jurisconsultos, que V. Ex-.a-cem tanta propriedade no^ meou pa"ra eiía , è que se recusam a coadjuvá-la corn as suas iuzes: pof isso.peço a V.. Ex.a que se digne supprir esta falta, nomeando outros dous Sr?, ]>ejya!ados, para'preencher o Ioga r destes. Os Srs. Depislados que'se recusaram a fazer parte da Com-missão, são 'os Srs. José Alexandre de Campos e Manoel Duarte Leitão»

O Sr. Presidente : — Eu não sei , se não lendo a Camará adlnillfdo e acceitado a recusa dos dons SfSi Depurados, será "conveniente dizer-so qoe se 'nomeou outros cm seu logar: que aConimissão peça que se líie jlríilem alguns oulros, entendo eu ; ifias e prtfciso que faça a sua proposição desse rnodtí.

t) Sr. Sim as: — Não me lembrou seguir essa formula do costunre. Eu da parte da muioriti dos meus collegas"dirigi-'m'e paititMilarmente a S.-Ex.*9,-para saber a "sua telrçâo , e se teriam a bondade de nos ajudarem: S. -Ex.as persistiram na sua resohj* cão, e como uma Commissâo tão importante íVca com ijm p qoefio numero de Membros, vi*to a sua retusa , 'por isVo 'pf

O Sr. Presidente: — A Mesa toYna 'em "fotibeci-mento a "Proposta do Sr. Deputado.

O B'r. '/4inar'al:'—ST. Presidente-, èrti quanto o Brasilera Portuguez, Existia rh na Junta de Fazenda tíe Loar.da umas cédulas rva ifíij)0;(ancia de 60 contos de'reis pagáveis' no Erário do Rio de Ja-néfro ; perdeu-se ò Brasil-, mas os papeis ficaram ; e em quanto havia dinheiro, na Junta ningíiem se recusava a recebê-los; mas em 39 começou a faltar o dinheiro, e começaram a duvidar de receber os ptvpeis ; 'v i a-.'s e obrigado o Governador de então a faaer sair u?m bando para lerem car*o forçado ísqueí-le's papeis. Não rne parece que haja dire-ilo que obrigue a re-ceberem-se letras 'tacadas sobfe nina Naç.io "Estrangeira que tre csrto a» não p-

O Sr. Silva Sanchçs: — ^f. Ks.a ha de estar iet:.u-brado de que eu tinha pedido a palavra, para rectificação de «m facto, só para emittir a minha, opinião acerca d'uma observação que aqui foi apresentada na Sessão de 6.K feira.