O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REQUER rMENTo. — ílequeiroquG se peçam com urgência ao Governo :

1." Ufwa relação das quantidades dos vinhos ar-ro4>»clos desde • 1-8'SO ate' 1841 inclusive, com designação dos annòs e Districtqs , ou Concelhos 'em que se fizeram em todo o Reino.

;2.° ;Uína relação dos vinhos exportados por cada

.um "dos Portos deste Reino- em cada um dos ; ánnos

que decorreram desde 18QO a 1841 inclusive , com

designação dos 'Paires para onde foram exporta-

dos. — Siiva & '• Guáha.

Sendo julgado urgente , 'foi approvddo sem dis*

• O Sr. César de Vasconcelos :~— (Leu um Reque* -•pimento, de que se dará conta, quando tiver segun-

• •da leitura.)

ORDEM DO DIA. Continuação da discussão da Resposta ao Discurso

da Coroa.

O Sr. Presidente : — Tem a -palavra* o Sr. José' •Maria-Grande.

O Sr. J. M. Grande: — Sr. Presidente: depois dos eloquentes e profundos Diseurfos dos illustres De-

• putados, que me precederam, depois de haver sido tão habilmente tractada a matéria deste debate :por algumas das Superioridades deste Parlamento, eu desejaria ceder da palavra, se a gravidade do assumpto me não levasse a fazer sobre elle algumas considerações. ,

Os tormentosos debates da ultima semana têm suscitado no meu espirito urna bem melancólica e dolorosa- reftexão.

Eu tenho seguido as diversas phasés das nossas transformações políticas, e nunca vi os Partidos em um tào subido grau de irritação.

'Homens qiieíptofessaiii as mesmas crenças —-que /combateram juntos nas mesmas fileiras' — que seaju-daram como -Irmãos no dia dos combates, e se abraçavam cordialmente depois da victoria — homens que passaram junctos no exílio e no campo dias de fome e de sangue — q«e eram então unidas por viru -sé pensamento, "e alentados por 'uma única esperança, a da salvação da Pátria, hoje esquecidos del-Ja , de si, dos seus communs infortúnios, e das suas antigas aíTeições, ahi se estão dilacerando cruelmente uns aos outros! (dfwiidos.] E não vêem esses ho-bo-niens, qtie o "Partido vencido nos dias d^a sua força folga e ri com suas dissensões, e funda nellas suas fanáticas e sacrílegas esperanças! E não vêeín tque a sua communhãò política se vai fraccionando -de dia para dia, que o prestigio das suas crenças se vai attenuando ; e que a razão publica começa a reagir contra algumas delias, e que e força que neste perigo corarnum todos nos unamos em nossa própria defeca, aad«feza dos nossos princípios ! (/t-poia-dos.)

fi' debaixo desta desagradável impressão, que eu vou entrar «ia diacu&sào do dia. Não tema porém a Camará, que eu venha aqm empregar Doutras ar-mas, q-je não sejam as da argumentação. -'Nato temam os meus correligionários, e muito -menos os meus adversários politjcos, onde me preso deter estimáveis, honrados, e antigos amigos, que eu venha aqui substituir as injurias aos argumentos, a força bruta dos convicios á força inteileetiial do raciocínio , e o desatino das paixões á cordura, e á placidez do espirito.

Esta soiernnissima disniâsuo deve1 ser guiada com pausa e serenidade de animo. A" Mensagem , que temos de'levar perante oThrono, deve ser a fiel expressão do voto , e'da jnizo desta Camará sobre a Política do Ministério. A q'uestão t( a questão do Gabinete, a questão governativu: 'e"n!remos portanto nella franca'e lealmente (sJpoictdòs').

Um grande acontecimento veio restaurar essa Lei Fundamental, que foi abofida em uma noite do mez de Setembro de 1836. Foi na:Cidade Eterna, foi junto do Tufai u Io de D. Pedro, que se levantou no coração dós Portuenses o nobre pensamento da restauração da Carta. A 'tnemoria do Imperador , as vivas e gloriosas recordações da sua existência, o acatamento devido ás suas Leis, e a devotáção consagrada ás suas virtudes, deviam fazer ainda um milagre em corações Portuguezes — esse milagre fez-se sobrea sua Campa •—um juramento saiíto se prestou sobre a sua espada; e a Carla como que resur-giu das suas cinzas — e foi proclamada na Cidade invencível, nessa rnesrna Cidade , onde havia sido tão valentemente defendida, e ião deriódadarnenle •reconquistada (vivos apoiados). O grito dado na Cidade Eterna echoou desde logo eui todos os ângulos das Províncias do Norte, e retumbou pouco depois nas'Províncias do Sul. Desde esse rn*ornén1o começou uaia Era nova para este Pàiií '(muito bem).

Urn Membro do actual Gabinete acliava-se por essa 0'cca'SÍâo no 'Porto, Sem de modo algum haver provocado o movimento de 'Janc-iro, como eíle próprio asseverara, julgou que devia pòr-se á sua frente—.que devia dirigi-lo, e não deixar a insurreição abandonada a si Tires m a percorrer e devastar o Reino , como uma torrente de lava incendiada.

Hoje o acontecimento começado no Porto, pense-se o que se quizer da sua origem, é um facto consumaiado, reconhecido e sancciomvdo pela Nação reunida nos Collegios eleiloraes; é um facto que o voto do Paiz Tegalisou, e sobre o qu'al jíx se irnpoz o sello da naciónalida-de (muito bem.) Este facto tem sido diversamente avaliado peia diversa intelligencia dos partidos. A história mais dour/a "e mais imparcial do que elle~s ò julgará uni dia; porque elíe é já d'o seu 'domínio•; e a geração que ha de vir, apreciando os seus resultados, o avaliará 'menos apaixonada, e mais pertinentemente do que a geração presente. (Apoiados.)