O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N. 7

SESSÃO DE 10 DE FEVEREIRO DE -1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede,

Antonio Pequito do Seixas o Andrade.

Chamada—Presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Bittencourt, Albino de Figueiredo, Thedim, Azevedo e Cunha, Mello e Carvalho, Sá Nogueira, Heredia, Sousa Macedo, Girão, Barros o Sá, Cunha e Sá, Fontes Pereira de Mello, Albuquerque, A. Serpa Pimentel, Rodrigues Cordeiro, Xavier da Silva, Barão d'Almeirim, Dias e Sousa, B. F. da Costa, B. Serpa Pimentel, Pereira Garcez, Cyrillo Machado, Possolo de Sousa, Cunha Pessoa, Barroso, Rezende, Nazareth, Pereira da Silva, Pegado, Santa Anna e Vasconcellos, Dias Grande, Zuzarte, Coutinho, Alves de Sá, Rebello Cabral, Roboredo, Sousa Machado, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, Macedo Pinto, José Guedes, Amaral Banha, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro, Gouveia, Camara Leme, Vellez Caldeira, Tenreiro, Osorio Cabral, Romero, Rebocho, Jacome Correia, Nogueira Soares, Coelho de Carvalho, Rodrigues Leal, e Visconde de Porto Carrero.

Fallaram com causa justificada—os srs. B Coelho do Amaral, Faustino da Gama, Francisco Carvalho, Almeida Pessanha, J. J. da Cunha, Delorme Colaço, Mendes Leite, e Passos (Manuel).

Fallaram sem causa conhecida — os srs. Emilio Brandão, Serzedelo, Breyner, Barão das Lages, Vivião Pessanha, Garcia Peres, Jeremias, Ferreira de Castro, e J. J. de Matos.

Abertura. — um quarto depois do meio dia. Acta,—Approvada.

Declarações.

1.ª —Do sr. Oliveira Baptista, de que o sr. J. Joaquim da Cunha faltou á sessão de hontem e falla á de hoje por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

2.ª —Do sr. Gentil, de que por causa do seu emprêgo faltou á sessão de hontem.

A camara ficou inteirada.

correspondencia.

Officios.

1.° —Do sr. Coelho do Amaral, participando que por incommodo de saude faltou á sessão de hontem, falla á de hoje e talvez a mais algumas.

A camara ficou inteirada.

2.º —Do ministerio do reino, participando em resposta a um requerimento do sr. visconde de Porto Carrero, que as consultas e relatorios das juntas geraes dos Açôres, relativos aos annos de 1855 e 1856 estão a imprimir-se, menos as do districto de Angra de 1853, e do de Ponta Delgada o da Horta de 1856, que ainda não vieram e já foram pedidas.

Para a secretaria.

Representação.

1.ª —Do professor da lingua grega no lyceu de Coimbra, pedindo que se lhe dê uma gratificação para continuar a publicação do diccionario lexicon-grego-latino.

A commissão de fazenda ouvida a de instrucção publica.

2.ª — Dos assistentes civis do commando em chefe, pedindo que lhes sejam applicaveis as disposições dos decretos de 27 de dezembro de 1849, e 10 de dezembro de 1851.

A commissão de guerra.

expediente

a que se deu destino pela mesa.

Requerimentos.

1.º —Requeiro que pelo ministerio da marinha e ultramar seja remettida a esta camara copia da consulta do supremo conselho de justiça militar, que serviu de fundamento ao decreto de 27 de janeiro ultimo, para a promoção de um official de marinha. Assim tambem copias de quaesquer consultas que sôbre o mesmo objecto tenha havido pelo conselho ultramarino, ou informações de alguma outra auctoridade superior. Barros e sá.

Foi remettido ao governo.

2.° —Requeiro que seja remettida a esta camara uma nota do vinho que produziu o districto do Funchal em cada um dos annos de 1852 a 1856 inclusivè.

Igualmente uma nota da quantidade de vinho exportado do Funchal nos ditos annos. Silvestre Ribeiro. Foi remettido ao governo.

O sr. Oliveira Baptista: — Mando para a mesa uma representação da camara municipal de Celorico da Beira, pedindo que se faça a estrada da ponte da Mucella a Celorico, e d'aqui a Pinhel com um ramal da Paiva aos Paços; offerecendo-se a camara municipal a concorrer com trabalhos) braçaes para a obra, logo que esta entre no concelho do Celorico.

Peço que esta representarão seja remettida á commissão de obras publicas.

Vol. II—Fevereiro—1867,

7