O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

418

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Tondella, e de cuja localidade é natural, não por interesse proprio, mas por interesse de localidade, ha de certamente ajudar-me no meu intento, e influir no animo dos seus collegas para que justiça seja feita.

V. ex.ª e a camara vêem que não posso fallar; mal se me percebe a voz, sinto-me extremamente incommodado; e por isso vou concluir, limitando-me a ler a minha proposta, a fim de ser introduzida no artigo 1.° Muito folgarei que o governo a possa ou queira acceitar, mas n'este ou em caso contrario, as minhas relações com o governo ficam as mesmas.

Vozes: — Muito bem.

Leu-se na mesa seguinte

Proposta

Artigo 1.° A construcção do ramal de Vizeu, quando não possa ser simultanea com a de toda a linha da Beira Alta, começará pelo menos desde que seja aberto á exploração o troço comprehendido entre a Pampilhosa e Santa Comba Dão.

Sala das sessões, 20 de fevereiro de 1878. = O deputado por Vizeu, Luiz de Campos.

Foi admittida.

O sr. Luiz de Lencastre: — Pedindo a palavra sobre a ordem, e cumprindo as prescripções do regimento, começo por ler a minha moção de ordem.

(Leu.)

Está moção está assignada tambem pelos srs. Ferreira Freire, Julio de Vilhena, Luiz de Campos e Francisco de Albuquerque, e diz o que pretendo.

Não venho defender apenas os interesses do meu circulo, e quando assim fosse, não fazia mais do que cumprir o meu dever; (Apoiados.) venho apresentar uma proposta, que a muitos entendidos tenho ouvido dizer que é de interesse do meu paiz. (Apoiados.)

O que peço na minha proposta, é o que pede a associação commercial da Figueira da Foz, que é composta de cavalheiros, muito intelligentes e muito conhecedores dos interesses da villa da Figueira, e do commercio do paiz.

Peço um caminho de ferro que parta da villa da Figueira da Foz, a villa mais importante do paiz, e que vá entroncar em Alfarellos ou qualquer ponto nas suas proximidades.

São 19 kilometros de construcção facil, que podem custar 400:000$000 réis, mas que darão para o estado um rendimento sufficiente para compensar os sacrificios que o estado fizer. É linha que terá futuro. (Apoiados.)

Poucas pessoas estarão n'esta camara que não conheçam o desenvolvimento que tem tido a villa da Figueira, e a importancia que ella tem.

Fallo perante v. ex.ª que conhece perfeitamente a villa da Figueira, e perante o sr. ministro das obras publicas, que a conhece igualmente, e de certo não duvidarão que, apesar das circumstancias especiaes e difficuldades com que luta a Figueira, o desenvolvimento do commercio e da riqueza publica n'aquella villa vae augmentando consideravelmente de dia para dia, e é o centro do consumo das duas Beiras. (Apoiados.)

Tratando-se de caminho de ferro da Beira Alta, parece-me que se devia completar, fazendo estes poucos kilometros, que serão de grande vantagem para aquelles povos (Apoiados.), não só da Figueira, mas das Beiras. (Apoiados.)

Mando para a mesa a minha proposta. Não quero fazer discursos, como já aqui disse em outra occasião. A minha proposta diz o que preterido, e creio que a sua adopção será um beneficio ao meu circulo em especial, e ao paiz em geral (Apoiados.)

Sr. presidente, eu quero e desejo caminhos de ferro feitos pela fórma mais conveniente para o estado, sem me importar que sejam feitos por subvenção, arrematação ou por conta do estado. Não posso dizer qual dos systemas seja o preferirei, porque ainda hoje parece-me (e fallo diante de pessoas muito competentes), que não está assentado qual a melhor fórma e a mais conveniente para construir caminhos de ferro. (Apoiados.)

Parece-me que a melhor fórma para construir caminhos de ferro é aquella que for mais conveniente para o paiz. (Apoiados.)

Mando a representação da associação commercial da Figueira, que faço minha. Ella diz melhor, do que eu podia dizer em abono da proposta que mandei para a mesa, tudo quanto ha a dizer ácerca do assumpto. Repetil o, seria ocioso, e pura perda de tempo.

O meu amigo, o sr. ministro das obras publicas, cujo zêlo pelo serviço, cuja intelligencia e cuja capacidade me comprazo em reconhecer n'este momento, (Apoiados.) estou certo que vendo na minha proposta (como eu espero que veja) algum bem para o paiz, a acceitará, e será na commissão o seu primeiro defensor; o que será mais um motivo para me confirmar na muita confiança que tenho nos dotes e nos meritos de s. ex.ª, os quaes toda a camara reconhece. (Apoiados.)

Aos meus collegas das commissões peço benevolencia para a minha proposta, e do seu zêlo e rectidão espero que os povos que tenho a honra de representar n'esta casa terão justiça.

Tenho dito.

Vozes: — Muito bem.

A proposta é a seguinte:

Proposta

Fica o governo auctorisado a estudar e construir pela mesma fórma um caminho de ferro, que parta da Villa da Figueira da Foz e entronque em Alfanho ou qualquer outro ponto nas suas proximidades no caminho de ferro do norte.

Sala das sessões, 20 de fevereiro de 1878. = Luiz de Lencastre = José L. Ferreira Freire = Julio de Vilhena Luiz de Campos = Francisco de Albuquerque.

Foi admittida.

O sr. Pinheiro Chagas (sobre a ordem): — Mando para a mesa o seguinte additamento.

(Leu.)

Não julgue a illustre commissão que eu, apresentando este additamento, tenho por fim obrigal-a a reconsiderar o parecer que apresentou. Mas não me tendo chegado a palavra quando se discutiu este projecto na sua generalidade, não tendo podido, por conseguinte, sustentar a minha proposta, foi julgado sem ser ouvido.

É possivel que as explicações que tenho de dar elucidem a illustre commissão a respeito do alcance da minha proposta e dos motivos que a dictaram. Supponho isso possivel por uma rasão muito simples; porque tendo ou, antes de a apresentar, communicado particularmente ao illustre ministro das obras publicas o meu amigo, o sr. Lourenço de Carvalho, a proposta que ía fazer e os motivos que a dictavam, s. ex.ª teve a bondade de me dizer que não tinha duvida em a acceitar; e acrescentou desde logo que ía tratar antes de tudo da construcção do caminho de ferro da Beira Alta.

Respondi que não vinha n'este momento disputar preferencias, nem querer de fórma alguma prejudicar a construcção do caminho de ferro que se trata. Não tenho a minima intenção de exercer a menor pressão no governo ou na maioria. Deixo-lhes as suas preferencias, embora não as considere acceitaveis, e procuro apenas prevenir uma hypothese, que talvez só se possa realisar n'um futuro remoto, e assentar o principio de que fazendo o caminho de ferro da Beira Baixa parte escencial da rede dos caminhos de ferro portuguezes, não póde estar a sua construcção ao arbitrio de eventualidade da concorrencia das companhias, e que o governo esteja auctorisado a fazel-a se não houver outro meio de se construir. A commissão rejeitou este principio? Não regei-