O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

425

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Pois se s. ex.ª confessa, que o motivo que influiu para que o caminho de ferro da Beira Alta não fosse adjudicado a uma companhia, foi talvez porque essa companhia viu o governo n'uma imparse e encostado á parede, não podendo saír senão pela acceitação das suas propostas, quer agora collocar-nos o caminho de ferro da Beira Baixa, exactamente nas mesmas circumstancias, que s. ex.ª confessa que foram fataes, para que o caminho de ferro da Beira Alta não fosse construido?!

De maneira alguma. E isso prova que s. ex.ª lealmente, como e sempre o seu costume, e faço-lhe essa justiça, entendo que o caminho de ferro da Beira Baixa póde não ser construido agora, porque as circumstancias o não permittem, mas é um caminho cuja construcção é necessaria, ainda que em epocha mais adiantada.

Se assim é, s. ex.ª e a camara hão de acceitar a minha proposta que, não pretendendo de fórma alguma constituir uma preferencia qualquer para o caminho de ferro da Beira Baixa, habilita simplesmente o governo a poder contratar, clara e abertamente, com as companhias, sem estar nas circumstancias fataes, como s. ex.ª disse, em que se achara quanto ao caminho de ferro da Beira Alta, e habilita-o a poder proceder conforme as circumstancias lhe aconselharem, no que vou de accordo com s. ex.ª, porque s. ex.ª mesmo me disse que só as circumstancias é que podiam aconselhar ao governo o modo como havia de construir qualquer caminho de ferro.

Portanto, já se vê que a conclusão logica das premissas do sr. ministro das obras publicas é acceitar a minha proposta, que, já disse, não tem outro objecto nem outro intuito senão collocar o caminho de ferro da Beira Baixa em condições de poder ser adjudicado ou construido por conta do governo, não agora, nem ámanhã, nem tão depressa, mas quando as circumstancias o aconselhem, sem prejudicar as construcções de outros caminhos.

Por ultimo devo dizer que quando eu alludi a ter dito particularmente a s. ex.ª, que ía fazer áquella proposta, não quiz de modo nenhum, nem servir-me de uma conversação particular, nem collocar s. ex.ª em contradicção comsigo mesmo; mas quiz dizer simplesmeute que s. ex.ª tinha acceitado as minhas rasões, e que talvez a commissão lhes tivesse tambem feito justiça e tivesse acceitado a minha proposta se me tivesse ouvido. Em todo o caso, peço desculpa de ter feito uso do que entre nós particularmente se passou, sem ter pedido previamente auctorisação a s. ex.ª

Tenho dito.

Vozes: — Muito bem.

O sr. Presidente: — Amanhã ha trabalhos em commissões. Para depois de ámanhã dou a continuação da ordem do dia de hoje, e, alem d'isso, os projectos n.ºs 7 e 8.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Sessão da 20 de fevereiro de 1878