O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 21 DE FEVEREIRO DE 1885 485

que s. exa. sustentou por muito tempo na sociedade de geographia; não digo que seja boa ou má.

O illustre deputado quer a alienação dos territorios. Não o censuro por isso; mas s. exa. que acha justo e sensato que se alienem, vendam ou troquem territórios, vem perguntar-nos: que é feito de Cacongo e Massabi, de que se queria fazer um conde?

Eu tenho pena realmente que s. exa. se fizesse echo de uma noticia burlesca de um jornal de Loanda. (Apoiados.) Não esteve para haver conde algum.

O illustre deputado fez mal em querer lançar uma pequena insinuação sobre um seu camarada muito distincto. (Apoiados.) Elle não queria ser conde. S. exa. podia ter deixado a esse jornal que se publica em Loanda essa triste insinuação. (Apoiados.)

Abandonámos Cacongo e Massabi? pergunta o illustre deputado, que quer que se alienem e troquem terrenos.

E Landana?

E não ficámos nós com Landana, que não possuiamos? E sabe o illustre deputado se essa possessão entraria no nosso dominio se não déssemos os terrenos que demos á França em troca dos que recebemos agora? (Apoiados.)

Não posso entrar em detalhes a respeito do tratado, porque não é occasião opportuna visto que o sr. ministro dos negocios estrangeiros não o póde apresentar á camara com todos os seus pormenores.

São singulares as accusacções que o illustre deputado me fez, e n'uma d'ellas dou perfeitamente as mãos á palmatoria. Eu commetti o grave erro de me esquecer de que quem havia de fazer-me a proposta de nomeação de um official de fazenda para o arsenal era o commandante geral da armada e não o surprerintendente d'aquelle estabelecimento; mas fosse quem fosse, o que posso asseverar é que a proposta ainda não foi feita, certamente por motivos alheios á vontade do funccionario encarregado de a fazer.

Referiu-se ainda o illustre deputado á quentão de S. João Baptista d'Ajudá, e folgo que s. exa. se referisse a ella, porque me dá ensejo de declarar que apezar de não irem navios a Ajuda nem por isso deixa de se pagar á guarnição, e esse pagamento effectua-se por meio de letras saccadas sobre a casa Bellart de S. Thomé. O facto de não irem navios a Ajudá não impede que se faça o pagamento á guarnição d'aquella fortaleza, como é nosso dever.

Ainda mais uma accusação curiosa feita pelo sr. Ferreira de Almeida, accusação que vae ferir os seus proprios amigos politicos.

Disse s. exa. que os governos só pensam nas colonias como as creanças pensam nas bonecas quando lhes querem tirar alguma.

O illustre deputado veio fallar no abandono da fortaleza de S. João Baptista d'Ajudá, citando as doutrinas do general Faidherbe. sem se lembrar que eu sou ministro da marinha e que sabendo por isso o que se passou n'outra epocha no ministerio a meu cargo, podia dizer a s. exa. que foi um ministro progressista quem, para obedecer aos dictames da sua consciencia, deu ordem para ser abandonada aquella fortaleza. (Apoiados.) Nada mais direi por agora.

Vozes: - Muito bem.

Representação apresentada pelo sr. deputado Arrojo, e mandada publicar n'este «Diario»

E. N.° 56

Senhores deputados da nação portugueza. - Os empregados da universidade de Coimbra, abaixo assignados, vão mais uma vez perante a representação nacional solicitar que se lhes torne extensiva a graça das aposentações de que se acham privados, tendo aliás sido concedida a todos os servidores do estado que se impossibilitam por idade ou molestia.

Os supplicantes, certos de que a justiça que lhes assiste é altamente reconhecida, pelos illustres representantes da nação, abstêem-se de adduzir rasões que repetidas fatigariam.

E n'estes termos, esperançados os supplicantes no deferimento - P. a v. exas., senhores deputados da nação, se dignem tomar em consideração este tão justo pedido. - E. R. Mcê.

Coimbra, 13 de fevereiro de 1885. - (Seguem-se as assignaturas.)

Redactor = Rodrigues Cordeiro.