O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

466 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Antonio de Azevedo Castello Branco, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio João Ennes, Antonio Maria Pereira Carrilho, Antonio Mendes Pedroso, Antonio Pessoa de Barros e Sá, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Eduardo de Jesus Teixeira, Francisco de Almeida e Brito, Frederico de Gusmão Correa Arouca, Henrique da Cunha Matos de Mendia, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos, José de Azevedo Castello Branco, José Frederico Laranja, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Latino Coelho, José de Vasconcellos Mascarenhas Pedroso, Luiz Antonio Moraes e Sousa, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Manuel Affonso Espregueira, Manuel de Arriaga, Marianno Cyrillo de Carvalho, Marquez de Fontes Pereira de Mello, Sebastião de Sousa Dantas Baracho e Wenceslau de Sousa Pereira Lima,

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

Do ministerio do reino participando, em satisfação ao requerimento do sr. deputado José Julio Rodrigues, que n'este ministerio não consta que dessem entrada as representações da junta geral do districto do Funchal.
Para a secretaria.

Da academia real das sciencias de Lisboa, remettendo vinte bilhetes de convite para a sessão que se deve celebrar n'esta academia no dia 8 do corrente á uma hora da tarde, sob a presidencia de Sua Magestade El-Rei, e na qual deve ser lido, pelo academico Antonio Candido Ribeiro da Costa o elogio do fallecido presidente El-Rei o Senhor D. Luiz I.
Para a secretaria.

Da associação commercial do Porto, remettendo um exemplar do relatorio dos actos da direcção da mesma associação.
Para a secretaria.

Da direcção geral da secretaria e policia da camara dos senhores deputados:
Illmo. e exmo sr. Tenho a honra de levar ao superior conhecimento do v. exa. que, durante o praso decorrido desde que foi publicado o parecer n.° 118, para serem proclamados deputados por accumulação de votos os srs. José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal e Francisco José de Medeiros, ninguem até hoje requereu inspecção dos processos eleitoraes para os fins de que dispõe o § 3.º do artigo 4.° da lei de 21 de maio de 1884.
Direcção geral da secretaria e policia da camara dos senhores, deputados, em 3 de junho de 1890. = O director geral interino, Joaquim Pedro Parente.
Para a secretaria.

Officio dirigido ao sr. deputado José Julio Rodrigues pela firma Santos & Aguiar, negociantes, reclamando energicas providencias para obstar á fraude que se está fazendo no azeite de oliveira, que se apresenta ao consumo publico.
Foi enviado á commissão de fazenda por assim ter sido pedido pelo apresentante.

REPRESENTAÇÕES

Da camara municipal de Murça, pedindo que lhe seja feita concessão por tres annos, de parte do convento de S. Bento d'aquella villa.
Apresentada pelo sr. deputado Teixeira de Sousa, enviada á commissão de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

Dos empregados subalternos do lyceu nacional da Guarda, pedindo augmento de ordenado.
Apresentada pelo sr. deputado Simões Ferreira, enviada á commissão de instrucção primaria e secundaria, ouvida a de fazenda e mandada publicar no Diario da camara.

Dos empregados subalternos do lyceu nacional, da Guarda, pedindo augmento de ordenado.
Apresentada pelo sr. deputado Santos Viegas, enviada á commissão de instrucção primaria e secundaria, ouvida a de fazenda é mandada publicar no Diario da camara.

Da camara municipal do concelho de Alvaiazere, pedindo que não sejam approvadas as novas medidas tributarias.
Apresentada pelo sr. deputado Eduardo Abreu, enviada á commissão de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelo ministerio do reino, seja remettido, com urgencia, a esta camara o processo que serviu de fundamento ao decreto de 22 d'este mez, ácerca da renovação dos prasos para as assembléas de recenseamento eleitoral do concelho de Agueda. = Albano de Mello.

Requeiro que sejam enviados a esta camara todos os documentos relativos á extincção da séde do concelho da Arruda e creação do concelho de Sobral de Monte Agraço, no tempo do governo progressista. = O deputado, Marcelino de Mesquita.

Requeiro que, pelo ministerio do reino, seja enviada a esta camara copia do todos os processos relativos ás despezas feitas com a beneficiencia e pagas desde 1 de janeiro do corrente anno. = José Paulo Monteiro Cancella.

Requeiro que, pelo ministerio do reino, seja enviada com urgencia para esta camara, copia dos documentos seguintes:
1.º Correspondencia do enfermeiro mór do hospital de S. José, n'estes ultimos cinco annos, sobre quaesquer pedidos ou reclamações a bem dos enfermos;
2.° Correspondencia sobre o mesmo assumpto e tambem n'estes ultimos cinco annos, do administrador dos hospitaes da universidade;
3.° Nota circumstanciada de todas as despozas feitas pelos differentes ministerios, e governos civis da capital e provincias com os individuos mordidos, que n'estes ultimos quatro annos têem sido enviados a Paris para ali serem inoculados.
N'esta nota descrever-se-ha as despezas feitas com as pessoas encarregadas de acompanharem os mordidos.
Requeiro que n'esta nota se designem os nomes dos mordidos, a terra da naturalidade de cada um d'elles, seguindo-se a despeza que cada um d'elles fez, assim como o nome e profissão da pessoa ou pessoas que acompanharam os mordidos, com a despeza que fizeram.
4.° Copia da portaria de 30 de abril ultimo, dirigida ao reitor do lyceu da Guarda, e do officio do mesmo reitor com a proposta do conselho do mesmo lyceu que deu motivo áquella portaria. = Eduardo Abreu.

Requeiro que se publiquem no Diario do governo e Diario das sessões da camara dos senhores deputados os seguintes documentos:
1.° Copia de todos os requerimentos dirigidos ao tribunal de verificação de poderes, nos quaes pediam inqueritos, nos lermos da lei de 21 de maio de 1884, e accor-