O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

532 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

mente e peço a s. exa. que a esqueça; (Vozes: - Muito bem.) e d'este esquecimento espero que s. exa. me dê uma prova e á camara, voltando a presidir á commissão do orçamento, (Apoiados.) onde todos o acolhem com estima ouvindo a sua palavra com a consideração e respeito que merecem a luz do seu talento e os conselhos da sua experiencia. (Vozes: - Muito bem.)

As minhas vivas queixas n'esse dia, por s. exa. não ter dito na commissão tudo quanto aqui disse, não foram senão o resultado do alto apreço em que eu tenho esse talento e essa experiencia.

S. exa. veiu sentar-se d'este lado da camara, junto do partido progressista, que foi por tanto tempo o seu; seja qual for a sua attitude politica, esse acto é symputhico para mim e para a maioria d'esta camara, que estou certo me acompanha n'este sentimento; (Apoiados.) é sympathico perante todo o partido, e eu não quero contribuir, e toda a maioria me segue n'este voto, para que s. exa. no fim da sessão possa pensar que commetteu um erro, quando se sentou n'esse logar, que é o seu, porque é o dos seus amigos.

Vozes: - Muito bem.

O sr. Marianno de Carvalho: - Agradece os explicações francas e leaes do sr. Frederico Laranjo, a quem muito considera, e tendo sido, em virtude das palavras por s. exa. pronunciadas na outra sessão, hoje explicadas, que resolvêra não voltar á commissão do orçamento, declara que não deixará de comparecer n'ella sempre que o cumprimento do seu dever o exija.

Deve ainda declarar que o facto de se sentar na direita da camara não representa mais do que uma coincidencia do acaso, pois desejando occupar uma carteira da primeira fila, e estando aquella vaga, por não ter sido proclamado deputado o sr. Elvino de Brito, se apossára d'ella.

Deseja tambem deixar bem accentuado que a sua carreira politica acabou; mas que o não anima nenhuma má vontade para com qualquer dos partidos militantes.

(O discurso terá publicado na integra, quando s. exa. restituir as notas tachygraphicas.)

O sr. Francisco Ravasco: - Mando para a mesa o seguinte

Requerimento

Requeiro a v. exa. que se digne consultar a camara sobre se julga o orçamento do ministerio da fazenda sufficientemente discutido. = O deputado, Francisco Ravasco.

Foi approvado.

O sr. Conde de Burnay: - Eu tinha pedido a palavra sobre a ordem.

O sr. Presidente: - Não se ouviu na mesa, e mesmo já está approvado o requerimento do sr. Ravasco.

Se algum sr. deputado tiver alguma proposta a remetter para a mesa, pôde envial-a. A votação do requerimento não prejudica a apresentação de propostas, que serão ramettidas á commissão do orçamento.

O sr. Conde de Paçô Vieira: - Mando para a mesa a seguinte

Proposta

Proponho que no orçamento se inscreva a verba necessaria para pagar ao palacio de crystal portuense a annuidade do 6:000$000 réis, de que tratam as cartas de lei de 19 de junho de 1866 e 16 de maio de 1878, devendo a annuidade a satisfazer no presente anno economico ser considerada para todos os seus effeitos como a 19.ª a que o thesouro é obrigado. = Conde de Paço Vieira.

Foi admittida.

O sr. Fialho Gomes: - Mando para a mesa a seguinte

Proposta

Proponho que no capitulo 2.°, l.ª parte do orçamento do ministerio da fazenda, seja incidida a verba de 2:000$000 réis para continuação da obra que foi encetada pelo fallecido barão de S. Clemente, intitulada Documentos para a historia das côrtes gentes da nação portugueza. = Libanio Antonio Fialho Gomes.

Foi admittida.

O sr. Presidente: - Vae votar-se o orçamento do ministerio da fazenda.

Foi approvado.

O sr. Presidente: - Segundo a proposta que a camara approvou, segue-se agora a discussão simultanea dos orçamentos dos ministerios do reino, da justiça e dos estrangeiros. Então em discussão.

O sr. Franco Castello Branco: - Mando para a mesa duas propostas, sendo uma relativa ao ministerio do reino e outra ao da justiça. Vão justificadas nas proprias propostas.

São as seguintes:

Propostas

Proponho que no capitulo 10.°, artigo 29.°, secção 2.ª, na parte relativa a museu, secção zoologica, seja substituida a gratificação de 200$000 réis consignada no orçamento em discussão, para um naturalista adjunto, pela verba de 600$000 réis para ordenado do mesmo naturalista adjunto, em harmonia com o estabelecido na lei de 26 de junho de 1879, visto esse logar ser hoje exercido por pessoa estranha ao corpo docente o nomeada por portaria de 7 de julho de 1897.= João Franco.

Foi admittida.

Proponho que no projecto em discussão se declare que ficam salvas as disposições da tabella judicial com respeito á divisão dos emolumentos no supremo tribunal de justiça e nas relações. = João Franco.

Foi admittida.

O sr. Presidente: - Ninguem mais pede a palavra, vão votar-se.

Foram approvados os orçamentos dos ministerios do reino, da justiça e dos estrangeiros.

O sr. Presidente. - Vae entrar em discussão o orçamento do ministerio da guerra.

O sr. Avellar Machado: - Mando para a mesa a seguinte

Proposta

Proponho:

Que a verba do capitulo 3.°, secção 2.ª (despezas com a bibliotheca, expediente, gabinete de instrumentos do commando geral de engenharia e inspecção de engenheria) seja elevada do 1:200$000 réis a l:000$000 réis.

Que a verba do capitulo 7.º, secção 2.ª (subsidios a viuvas e orphãos dos officiaes do exercito que não têem pensão), nos termos da lei de 28 de junho da 1880, seja elevada de 9:720$000 réis a 10 contos de réis.

Que a verba do capitulo 10.°, secção 4.ª (conservação e construcção de linhas telegraphicas), seja elevada de 500$000 réis a 700$000 réis.

Que a verba do capitulo 10.°, secção 10.ª (gratificações a officiaes e praças em diversos serviços) seja reduzida de 12 contos de réis a 11:220$000 réis. = Avellar Machado.

Foi admittida.

O sr. Presidente: - Ninguem mais pede a palavra, vae votar-se.

Foi approvado o orçamento do ministerio da guerra.

O sr. Presidente: - Entra agora em discussão o orçamento do ministerio da marinha.

Tem a palavra o sr. Ferreira de Almeida.

O sr. Ferreira de Almeida: - Desisto por agora da palavra, e peço a v. exa. que me inscreva sobre a ordem.

O sr. Presidente: - Tem a palavra o sr. conde de Burnay.