O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 30 DE 30 DE ABRIL DE 1909 5

siderações feitas pelo Sr. Deputado Pereira dos Santos, em todo o caso, como S. Exa. tratou do incidente levantado na sessão anterior, entendo da minha consciencia dever dar umas explicações á Camara.

No dia em que tive a honra de tomar posse do logar que occupo, disse á Camara que, quando não pudesse salvar a minha competencia, desejaria pelo menos salvar sempre a minha boa vontade na direcção dos trabalhos parlamentares e fora dos trabalhos e em varios incidentes que se teem levantado, a proposito d'elles, tenho procurado uma acção conciliadora (Apoiados geraes) e bem intencionada para resolver as difficuldades que teem apparecido, ( Apoiados geraes) o que entendo ser do meu dever, concorrendo assim d'este logar para que ellas se resolvam honradamente. (Apoiados).

Ora, numa das sessões anteriores deram-se factos que não quero recordar. O que é certo é que a situação do Sr. Deputado Caeiro da Matta e a situação da maioria não ficou boa, permitta-se-me a expressão.

Vozes na esquerda: - Não apoiado!

O Orador: - Vou explicar as minhas palavras.

(Interrupção).

Deixem-me V. Exas. falar.

Está claro que, empregando a palavra o boa referia-me ás boas relações entre o Sr. Deputado Caeiro da Matta e a maioria. (Apoiados).

Devo accentuar que estou dizendo só a verdade, sem procuração de ninguem. (Apoiados). - (Vozes: - Muito bem).

O Orador: - E appello para o Sr. Deputado Caeiro da Matta para immediatamente me interromper se acaso o que disser não for estrictamente a verdade. (Apoiados).

Encontrei-me com o Sr. Caeiro da Matta, com quem tinha e tenho relações affectuosas, e falei com S. Exa. sobre o assunto, trocando impressões varias e affirmo a verdade, sem ficéiles que não quero empregar neste momento, (Apoiados) disse ao Sr. Caeiro da Matta que o incidente me tinha sido desagradavel e muito estimaria que S. Exa. pudesse collaborar nos trabalhos parlamentares e illustrar a Camara com o seu talento e saber, e por isso me parecia bem que S. Exa. se reservasse para entrar na discussão de qualquer assunto que não tivesse o caracter politico e lembrei até o projecto sobre casas baratas.

Vozes na esquerda: - Oh! Oh!

O Orador: - Lembrei a S. Exa. este facto e concordámos nisso.

S. Exa. disse que falaria ou não falaria conforme entendesse e disse que era sua intenção, quando falasse nesse assunto, referir-se á maioria, dizendo que não tinha tenção de ser desagradavel a ninguem.

O Sr. Caeiro da Matta: - No que não fazia senão confirmar as palavras finaes da sessão de 15 de março.

O Sr. Presidente: - Não. entro nesse ponto, pergunto a S. Exa. se o que digo é ou não a verdade dos factos Não estou empregando ficelles, estou dizendo como os factos se passaram, estou dizendo o que entendo em minha consciencia.

Conservando depois com alguns Srs. Deputados da maioria, declararam-me que o procedimento de ante-hontem não representava aggravo para o Sr. Caeiro da Matta.

O Sr. Caeiro da Matta: - De ante-hontem para e a minha situação modificou-se sensivelmente. Hoje não dou explicações algumas.

É realmente singular que, tendo V. Exa. affirmado á maioria os meus intuitos, a maioria respondesse do modo como procedeu.

O Sr. Presidente: - Ha um erro de facto em que V. Exa. não tomou bem sentido.
Eu e o Sr. Caeiro da Matta trocamos impressões, não foram declarações especiaes que V. Exa. fizesse, foram impressões para se ver e era impossivel arranjar uma situação definida. (Apoiados). Tambem não me dirigi á maioria para com ella tomar nem receber compromissos, simplesmente, com um ou outro membro da Camara, não posso dizer com quem alei nesse assunto no sentido de preparar uma situação definida, Não houve senão boa vontade para que este incidente se liquidasse do melhor modo.

(Interrupção do Sr. Caeiro da Matta).

O Sr. Presidente: -S. Exa. tomará a attitude que intender.

Pela minha parte, procurei, honestamente, explicar os incidentes lamentaveis occorridos.

Vozes: - Muito bem.

O Sr. João de Menezes: - Peço a palavra sobre o assunto.

O Sr. Presidente: - S. Exa. requer uma inscrição especial, ou...

O Sr. Affonso Costa: - O assunto é bastante grave para se poder passar por cima d'elle...

O Sr. Conde de Paçô-Vieira: - Peço a palavra para um requerimento.

Vozes da esquerda: - Não ha requerimentos. Ha desistencia da palavra de quem está inscrito.

O Sr. João de Menezes: - Visto que se deseja resolver este incidente, eu desisto da palavra por agora, mas V. Exa. ha de me pôr depois na devida altura.

O Sr. Presidente: - S. Exa. desiste da palavra, mas quer que o inscreva novamente?

O Sr. João de Menezes: - Sim senhor.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Ernesto de Vilhena.

O Sr. Ernesto de Vilhena: - Pelas mesmas razões desisto da palavra, pedindo a V. Exa. que me inscreva depois na devida altura.

Seguidamente desistem da palavra os Srs. Estevam de Vasconcsllos, Garcia Guerreiro e Egas Moniz.

O Sr. Antonio Cabral: - Sr. Presidente: começo por agradecer aos iliustres Deputados que desistiram da palavra, evidentemente só para eu poder usar d'ella.

V. Exa. e a Camara ouviram o discurso do nosso collega o Sr. Pereira dos Santos da minoria regeneradora e que se referia ao incidente succedido na ultima sessão d'esta Camara.

S. Exa. não quis contar os factos que precederam esse incidente, mas eu não posso nem devo deixar de a elle me referir. (Apoiados).

Na sessão de 15 de março passada, na qual não estive