O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

425

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Continuação do discurso do sr. Mendonça Cortez na sessão de 22 de abril

O sr. Mendonça Cortez: — Sr. presidente, dizia eu hontem, que tratando mais especialmente o assumpto me não fazia grande peso no espirito a consideração de que para um paiz pequeno era muito mais admissivel o systema de quotidade do que o systema de repartição; e dizia que essa consideração não era para mim de grande peso, porque ainda que não tivesse o exemplo que tenho em alguns estados da Allemanha, tenho a lição dos factos, que me mostram a inconveniencia do systema de quotidade introduzido de novo pelo sr. ministro da fazenda.

Se nós tivessemos um cadastro, as matrizes bem organisadas, concordo que a substituição do systema de quotidade ao systema de repartição, ou vice-versa, não feria uma grande influencia sobre o resultado total que o governo pretende obter, quer dizer, sobre o augmento da contribuição; mas é precisamente o que não acontece. Não temos as nossas matrizes no estado em que as deviamos ter. É o sr.