O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 431

431

Discurso que devia ser transcripto a pag. 422, col. 3.ª, lin. 60 do Diario de Lisboa, na sessão de 13 do corrente

O sr. Albuquerque e Amaral: — Compete-me dar algumas explicações ao nobre deputado que interpellou a commissão de instrucção publica sobre a necessidade de algumas reformas na instrucção secundaria. S ex.ª deseja que a despeza actualmente feita com as cadeiras de latim seja applicada ao estabelecimento de outras cadeiras de linguas vivas. Devo dizer ao nobre deputado que a commissão de instrucção publica tem muito a peito as necessidades da instrucção secundaria, e dentro em pouco espera que o sr. ministro do reino apresente á camara uma proposta de lei sobre este assumpto, que tem merecido a attenção do conselho geral de instrucção publica.

Sendo isto assim, parece-me que é melhor aguardarmos a discussão d'esta proposta, porque não vale a pena fazer reformas a retalhos.

Os males da nossa instrucção secundaria provém em grande parte das reformas destacadas que se têem feito. A instrucção secundaria não póde continuar do modo por que se acha; os nossos lyceus estão pessimamente organisados, a classificação d'elles não póde tolerar-se, alem d'isso as disciplinas dos lyceus não são as que mais se coadunam com as necessidades da instrucção. Em todas as nações as disciplinas são accommodadas aos usos, misteres e praticas da sua população, entre nós é o contrario. Os nossos lyceus apenas habilitam para os estudos superiores, e para a vida ecclesiastica. Alem d'esses a legislação, respeito a este assumpto, é complicada e contradictoria, d'onde resultam grandes difficuldades, especialmente na occasião dos exames finaes, como é sabido de todos, e de que pela pratica de presidir a elles posso dar testemunho á camara.

Em todos os paizes se cuida mui attentamente dos negocios da instrucção, porém nós, que em tudo rastejamos as reformas estrangeiras, n'este ponto nem de longe as seguimos.

Temos instrucção superior em subido grau, mas fallece-nos a instrucção primaria e secundaria (apoiados).

É necessario pôr cobro a isto e quanto antes, principalmente havendo já um parecer da commissão de instrucção publica sobre o ensino primario, e tendo o conselho geral de instrucção lançado as bases para a reforma do ensino secundario.

Posso asseverar ao nobre deputado que hei de empregar minhas poucas valias para n'esta sessão se discutirem estes assumptos de instrucção publica que, a fallar verdade, não podem protelar se por mais tempo.

Declaro francamente ao meu illustre collega e amigo, que voto pelo pensamento geral do seu projecto; porque infelizmente quasi todas as escolas de latim fóra dos lyceus deitam mui poucos alumnos aproveitados (apoiados).

Desejo e voto pela cultura da lingua latina, mas o que eu não posso é apoiar a existencia de cadeiras, que não dão na maior parte fructos alguns.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×