O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 128)

-«__Isso tiâõ prova). Prova , não só esla , como outras muitas cousas, não queiramos apresentar á Nação um quadro tão negro como se quer fazer ver; inda não brilha , mas estou certo que em pouco ha de brilhar, ©s Membros do Governo procuram por •todos os modos possíveis, pé r mii l ta-se-m e a expressão, levar ao menos um quartilho de vinho á ultima terra ao Reino (apoiados), este e o nosso desejo •íobre o objecto importantíssimo de que se fali ou ; o Governo trabalha, e espera em breve apresentar algum resultado de seu trabalho, para medidas legislativas que eu espero ha© de ser apoiadas, e então até o Sr. Deputado José Estevão que faz opposição systimatica-, ha. de vir amigo votar ao meu lado, ^QSr.JoséJSslevâo:—Apoiado). Pois bem! Agora a falta de nossas lãs não indica unicamente a falta de lãs, indica-a-falta de gados, de agricultura, e a falta de pastagem. (Uma vos,: — E as estradas). , Ora -as estradas; o gado lanígero não precisa estradas (hilaridade}', ern outro tempo não tinha estradas para ir da Serra da Estrella passar o inverno ao Alem-Téjo, a que chamavam transumância (apoiados). Airrtroducção da raça de !bom gado la-íiigero tem sido despregada por nós, temos desgraçadamente tido um defeito, quê é não começarmos pelo principior(apaíWo), -parque, temos d,espresado a agricultura, sendo desta que demana toda a industria. Oxalá que esta vontade de fazer progredir a nossa industria esteja no coração de muita gente» Mas, Sr. Presidente, para que haja bom gado e preciso que haja bons pastíos, sem os quaes 'não se pôde sustentar o gado. O Governo tem «s melhores intenções a este respeito, e quando não possa desde já satisfazer aos desejos do Sr. Deputado, com tudo em breve-alguma cousa pôde fazer a este respeito,

« ouvirá o Sr. Deputado, e todos os outros Srs. que quizerem ter a bondade de ajudar o Governo neste importante objecto (Apoiado").

Õ Sr. Presidente: — A'manhã é dia de grande galla, logo não pôde haver Sessão.

(Fozes:—Nada, deve haver Sessão. Outras òo-sés;—Não deve haver Sessão.

O Sr. Presidente: — Eu vou consultar a Camará.

O Sr. Ministro do Reino : — Embora haja Sessão-, justo « que a haja , e temos um exemplo recente; desejo unicamente dizer que ò dia de galla amanhã é em attençâó ao norne de Sua Magestade a Imperatriz.

O Sr. Jervis d* Atouguia: —O nome de Sua Magestade , berri como a sua Pessoa , merece lodo o respeito tneif, e d-e certo desta Camará (apoiados} i lefnbrarmo-nos da viuva, è lembrarmo-nos do Im-mortal D. Pedro, são cousas idênticas; mas eslou bem certo que aquella illustre Personagem ha dê levar em bem o desejo que mostramos de servir a Nação; porque eila em memória do seu Augusto Esposo tetn mais em vista o bem publico, que uma vã demonstração de respeito e acatamento, quando ha necessidade de fazermos tnuilos trabalhos em fa-vor da Nação (apoiados)j por consequência, Sr. Presidente, eu já fui apoiado de todos; não e' por não termos o maior respeito para com aquella illustre Personagem, mas sim porque ella mesma ha de levar abem que tenhamos amanhã Seasâo, que proponho que não seja feriado. (Apoiados).

Assim se resolveu.

O Sr. Presidente:—A ordem do dia para amanhã e a discussão da Lei do Censo, e segundas leituras. Está levantada à Sessão. Eram 6 horas e l quarto.

N." 8,

10 te 3Wi)ír.

1840.

Presidência do Sr. Pestana (V. Previdente),

—-A hora e meia da tarde. Chamada—-Presentes -99 Srs. Deputados. *dcta — Approvada sem discussão

COBRESPONDENCIA.

- Ministério do Reino—? Um oíficio, participando em resposta a outro que lhe foi «nviado por esta Câmara, em que se lhe remettia o requerimento do Sr. Thomaz.Norihon approvado em 22, de Junho: que nesta data se officiava ao Administrador. Geral de Vianna do Minho para reduzir a Contracto por meio de Eícriptura a Proposta de .varias Negociantes da dita Yil'a, para te construir uma ponte sobre o rio Ancora. — Foi para a Secretaria. , Um officio do Presidente do Concelho de Saúde do Ministério da Guerra, Francisco Soares Franco, acompanhando 106 exemplares do mappa de receita e despeza dos Ho^pitacs do Exercito, respectivo ao segundo semestre de 1838 —e l.° de 1839..— Man-dou-scdestribuir.

Ministério da Fazenda — Um officio devolvendo, com as informações necessárias, uma representação da Junta.de Parochia da Viila de Catar»hede, em

que pede a concessão de um Pinhal e d*urn edifício nacional. —- A' Cornmissão de Fazenda.