O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

{ 104 )

julgo. Eu confesso que não podia tomar parle na faclura de uma similhanle Lei; logo que a Camará a fizesse, ella tinha annullado o seu mandato, tinha-se collocado aos pés do Governo, e tinha destruído todo o Syslema Constituicional.

Restam pois os três meios, por mito apontados : o meio d'accusação e aquelle que denota mais coragem e decisão 5 pore'm entendo que não se deve lançar mão delle, senão depo

O Decreto da creação dos Batalhões exorbitou manifestamente os poderes do Governo, corno elle mesmo reconheceo; a Camará pela obrigação que tem de velar pela Constituição do Estado, diz ao Governo — recommendo«vos que revogueis esse Decreto porque e contrario aos princípios da Constituição— se o Governo se recusa a esta recommen-dação , então e que nós podemos empregar meios mais efficazes. Por isso, eu entendo que o Requerimento inicialmente proposto pelo illustre Deputado o Sr. José Alexandre de Campos, uma vez que se liga á questão dos Batalhões, porque as outras estão acabadas, ha somente'a falia cie formalidade de não estarem ainda derogados formalmente no Diário do Governo, este Requerimento digo, parece-me mui curial.

Em aquestão de ficar prejudicado o Requerimento . ,que já está na Mesa com outro que posteriormente possa ser apresentado, isso e', que tne parece que a Camará não deve considerar muito; porque nunca se vio que uma moção posterior, a uma que já está era processo, possa annullar c's effeitos daqisdla que já tem direito aclles: portanto a Camará por deffe-rencia aoSr. Deputado queagoia apresenta esse Requerimento, ou porque encaie a questão de outro modo, pôde dar-lhe o destino que intender, uma vez que nãojprejudique o nosso direito, com a certeza -em que a Camará deve estar, de que nós havemos de fâzer todas as diligencias para que a questão se resolva quanto antes, e a Camará se pronuncie a seu respeito, ou se recuse a pronunciar-se, porque também o pôde fazer; e o seu silencio e' mais significativo que o-seu voto; porem que isto se realize quanto antes, não diremos por interesse da Oppo-sição, mas por interesse do Paiz e do Governo porque este estado não pôde continuar, (apoiados).

Hoje é dever de todo o Ciciadíxo «esssiir á entrada nos Batalhões, e eu seesuvessen'um Batalhão (tuan-deoi-me para lá amanhã) na primeira revista apresentava a arma no chão, e se me quizessern prender deixava-me prender: eu digo isto aqui porque o digo em ioda a parte, porque é minha doutrina, e prego-a porque entendo que se deve seguir. Desde

que o Governo declarou que o Decreto da organisa-cão dos Batalhões exorbitava os seus poderes, e que tinhão cessado as circumstancias que podião tornar plausível (só plausível) esse direito, desde esse momento, todos os direitos estão na Lei, e da Lei provêm , e ninguém está obrigado a obdecer aquelle mandato que não vem delia: em consequência o dever de todo o Cidadão Portuguez, e' largar as armas no chão, não guardar obdiencia aos Commandantea, e deixar-se prender ecruxificar: este e' o d irei to ; não haverá coragem para o fazer...» (susurro) e a doutrina que eu prego, se querem eu saio d'aqui e voa lá para baixo pregal-a: e' o dever de todo o Cidadão Portuguez, e de mais a mais a prudência de todo aquelle que quizer ser constitucional, econservaros direitos que lhe oulhorga a Constituição do Paiz.

Diante da resistências ha de ceder o Governo, por que cedeu a tyrannia do Miguel mil vezes mais forte, e tem cedido todos. Quando urna'Nação não quer, não é preciso para não querer dar pancadas na rua, basta não se mover... (O Sr. /. d? Atou-guia — o Miguel moveu-se.) O orador: o Miguel moveu-se muito, e moveram-se contra elíe... (O Sr. /. d1 Alouguia— os sete mil e quinhentos) O orador: não foram sx> os sete mil e quinhentos, foram as resistências dentro do Paiz: (apoiados.} eu lambem fiz parte dos sete mil e quinhentos; acredito q»e ftzerão muito, mas não era possível que só elles derribassem a tyrannia; já estava preparada a disposição moral; foram estas resistências que tinhão apparecido por toda a parle, e que todas juntas formarão um colosso de repprovaçâo que e' a morte de todos os Governos; desenganem-se disso: torno a dizer, ou lambem fiz parte dos &ete mil e quinhentos, preso muito os louros que lá ganhei, que foram lambem alguns , não os ganhei d'espada , mas ganhei-os d'espingarda, não os dou por cousa alguma, mas enlendo que os não murcho confessando a verdade: os meios militares foram muito efficases para derribar a usurpação, masspor elles só, era impossível que se consurnmasse o grande facto, se a opinião do Paiz não fosse contrari i a esse Governo pelos seus abusos e excessos; c ella que e' a peste de todos os Governos, que taes abusos e excessos commet-IHÍII,. que os lem morto sempre, e que ha de matar este.