O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Como o illastrc Deputado pede porém-, quê se dis- O Sr. Presidente: —- A ordem do dia para ama-peuse o Regimento, para a votação ser por levanta- nliã e a continuação da que estava dada: para hoje.

dos e sentados, eu vou consultar a Camará- sobre õ seu podido. . .

.Foi rejeitado:

E passando-se á votação por esferas, foi o Parecer da Commúsão, na parte relativa ao Sr. Agostinho Albano, rejeitado por 51 contra 37.

Está levantada a Sessão. tarde.

Eram quatro horas da O 1.° REDACTOR,

B. CASTÃO.

Presidência do' ST. Silva Sanches.

'hamada. — Presentes 81 Sn;. Deputados. Abertura. — As 11 horas c meia da manhã. Acta.; — Approvada.

CORRESPONDÊNCIA.

UM OrficiO1—Do. Ministério da Guerra remet-tendo o Requerimento- e mais documentos de Manoel Gaudencio de Azevedo, que pede certa quantia proveniente de vallcs e forragens vencidos pelo falle-cido Conselheiro Cândido José Xavier, no cerco do Porto. — Remcttido ás Secções.

UMA REPRESENTAÇÃO—Apresentada pelo Sr. Ferreira Pontes, dos possuidores de Papel-moeda da cidade do Porto, pedindo que por urna Lei seja mandado resgatar o Papel-moeda por Inscripções de seis por cento. — Remeiíida ás Secções.

SEGUIDAS LEITORAS.

REQUERIMENTO. — Requeiro que o Governo pela Repartição competente exija com urgência da respectiva Auctoridade, um Mappa circumstanciado de todos os objectos importados e exportados pela barra da cidade de Lagos, sua qualidade e quantidade; e que o remetia a esta Camará. — Avelino-—Mendonça Pessanha — /. /. de Mattos-^-J. C. JBene-vides.

Foi admittido e approvado xem discussão.

REQUERIMENTO.—-Requeiip que'o Governo pela competente Repartição, mande o Official de Engenheiros, encarregado das obras do Hospital Militar de Lagos, examinar a barra da mesma cidade,, para informar dos melhoramentos que ella carece; pró* pondo o orçamento desses melhoramentos do que é mister para a desobstruir, para a limpeza do rio, e concerto do cães. — Avelino— Mendonça Pessanha —./. J. de Mattos — /. C. Kenevides.

Foi admiltido e approvado sem discussão.

REQUERIMENTO. — Requeiro que pelo Ministério dos Negócios da Fazenda, seja rernettida a esta Camará :

1." Copia do termo de arrematação do Contracto do Tabaco, Sabão, e Pólvora, lavrado em 10 de Outubro de 1844, a que se refere o Decreto de 30 de Dezembro de 1844. . •"

2.° Copia da procuração apresentada por José' Isidoro Guedes para a arrematação do dicto Contracto e de cuja existência no Tribunal do Thesouro se faz menção no termo de lanço N.° 3, de 26 de Setem-

bro de 1844, e a que se refere o Decreto' de 27 de Setembro de 1844.
- 3.° A relação dos Socios,= apresentada também no Tribunal do Thesouro, a que se refere o d-icto termo de lanço. — Holtreman.
Foi admittido e approvajdo sem discussão..
REQUERIMENTO. — Requeiro que se peça ao Governo, que pelo Ministério da Guerra, envie a esta Camará :
1.° Uma relação nominal de todos os Facultativos Militares.
S.° As datas do original das suas Cartas de habilitação scientifica, e declaração da escola por onde lhes foram passadas.
3.° Uma nota das datas em que fizeram exame • para Cirurgiões Ajudantes, e d'este's para Cirurgiões Mores, aquelíes Facultativos a quem a Lei os exije. — Mendes Leal Júnior.
Foi admittido e approvado sem discussão.
O Sr. Secretario ( Rebello de Cafvtilho): — O Sr. Deputado Leonel Tavares mandou para a- Mesa uma Nota, em que declara que a Com missão do Regimento se acha constituída, nomeando para seu Presidente o Sr. Vaz Preto Giraldes, para Secretario o Sr. Visconde de Azevedo, e para Relator o Sr. Mello Soares. Na mesma Nota pede-se que se remettam á Commissão, todos os Requerimentos e Propostas, que se tenham feito nesta Sessão sobre Assumptos Regirnentaes. Mandam-se-lhe remetter..
O Sr. Barjona: — Sr. Presidente, vou mandar para a Mesa a seguinte Proposta (Leu).
(Continuando) Direi só duas palavras, este objecto é reclamado pelos meus "Constituintes ; todos dizem que os etnolumenios dos Juizes são excessivos, particularmente na parte orfanologica, e n-ão são só elles, dizem-no quasi todos os homens- desinteressados, e que conhecem a matéria (Apoiados).
Ó Sr. Presidente:—• Este Requerimento fica para segunda leitura.
O Sr. Holtreman; — Pedi a palavra para mandar para a Mesa uma Representação das Auctorida-.des, e Povos de duas FregueYias' do Concelho de Enxara dos Cavalleiros sobre "impostos quê pagam ás Sete Casas. Mando também outra Representação sobre Divisão de Território.
Ficaram reservadas na Mesa para amanha se lhes. dar destino.
O Sr, Corrêa Caldeira: — Mando pára a Mesa a seguinte Requerimento (Leu).
Ficou, para segunda leitura.