O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 9

SESSÃO DE 11 DE FEVEREIRO DE 1859

PRESIDENCIA DO SR. M. A. VELLEZ CALDEIRA

SECRETARIOS OS SRS.

Miguel Osorio Cabral

Bernardino Joaquim da Silva Carneiro

Chamada—presentes Cl srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Vidal, Alves Martins, Azevedo e Cunha, Heredia, Lousada, Fontes Pereira de Mello, Marreca, Pequito, Pinto de Albuquerque, Rodrigues Sampaio, Telles de Vasconcellos, Pinto Carneiro, Xavier da Silva, Barão de Almeirim, Garcez, Bernardo de Serpa, Carlos Bento, Pinto Coelho, Conde de Rio Maior (D. Antonio), Conde de Valle de Reis, Silva Cunha, Palha, Francisco Coelho do Amaral, Francisco Guedes, Costa Lobo, Tavares de Carvalho, Pereira e Carvalho, Pegado, Guilhermino de Barros, Gomes de Castro, Mártens Ferrão, Amorim, Santos Silva, Fonseca Coutinho, Vaz Preto, Almeida Pessanha, Moraes Carneiro, Ferreira de Mello, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Basto, José Estevão, Silveira e Menezes, Oliveira Baptista, Mendes Leal Junior, Sampaio e Mello, Julio Ferreira. Rebello da Silva, Camara Leme, Luiz de Castro, Freitas Branco, Pinto Martins, Balthasar de Campos, Campilho, Placido de Abreu, D. Rodrigo de Menezes, Sebastião de Carvalho, Thomas de Carvalho, Visconde de Portocarrero e Visconde de Porto Covo de Bandeira.

Não compareceram— os srs. Braamcamp, Gouveia Osorio, Seabra, Henriques Secco, Arrobas, Couceiro, Sousa Sampaio, Barão da Torre, Bernardo Coelho do Amaral, Seixas e Vasconcellos, Garcia Peres, Barroso, Polido, Chamiço, Faria Junior, Gaspar Pereira, Sant’Anna e Vasconcellos, Cabral de Barros, Sousa Machado. Simas, Judice. Barbosa da Silva, Luz, Casal Ribeiro, Estrella, Justino Pinto Basto, Menezes e Vasconcellos, Correia Caldeira (Luiz), Browne, Nogueira Soares e Visconde da Carreira (Luiz).

Abertura—aos tres quartos depois do meio dia. Acta—approvada.

DECLARAÇÕES

1. º — Do sr. Pinto de Almeida, de que não compareceu ás sessões de 7, 8,!> e 10 do corrente, por ler estado doente.

A camara ficou inteirada.

2. º— Do mesmo sr. deputado, de que o sr. Henriques Secco não tem podido comparecer ás sessões desde o dia 8 do corrente por motivo ponderoso.

A camara ficou inteirada.

3. º — Do sr. Infante Pessanha, de que o sr. Polido não tem comparecido ás ultimas sessões, nem comparecerá ainda a mais algumas, por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

Vol. IV—Fevereiro— 1859

4.º — Do sr. Bivar, de que não compareceu á sessão de hontem por incommodo de saude. A camara ficou inteirada.

CORRESPONDENCIA

OFFICIOS

1. ° — Do ministerio da guerra, participando, em resposta a um requerimento do sr. Rebello Cabral, que em nenhuma das repartições dependentes d'este ministerio existem empregados sem vencimento ou temporarios.

Para a secretaria.

2. ° — Do ministerio da fazenda, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, a representação em que a junta de parochia de Moens pede a concessão de uma casa pertencente á fazenda, para n'ella celebrar as suas sessões.

A commissão de administração publica.

3. ° — Do presidente da direcção da companhia das aguas, acompanhando cento e vinte exemplares do relatorio da sua gerencia.

Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÕES

1. º—Da camara municipal de Braga, acompanhando outra de muitos cidadãos daquella cidade em que pedem providencias para se executar a feitura da estrada do Bom Jesus.

Foi á commissão de administração publica.

2. º—Das religiosas do convenio de Semide, adherindo ás outras representações contra a proposta do governo para a suppressão e união dos conventos.

Foi á commissão ecclesiastica.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

REQUERIMENTO

Requeiro que, pelo ministerio das obras publicas, sejam remettidos, com urgencia, todos os esclarecimentos concernentes á execução da portaria de 15 de fevereiro de 1854, que teve por fim um inquerito sobre a cultura do arroz. = -Gomes de Castro.

Foi remettido ao governo.

6