O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 23 DE FEVEREIRO DE 1883

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido de Moula e Vasconcellos
Francisco de Paula Gomes Darbosa

SUMMARIO

Lida e approvada a acta da sessão autecedente, annuncia o sr. presidente o fallccimento do eminentissimo cardeal patriarelia e propõe que se lance na acta um voto de sentimento; que a camara se taça representar no funeral o que se suspendam as sessões, hoje, ámanhã e na segunda feira, se n'esse dia elle se realisar. - É approvada a proposta. - O sr. Santos Viegas faz o elogio do finado. - O sr. presidente nomeia os srs. deputados que devem compor a commisão representante da camara, e em seguida encerra a sessão.

Abertura - Ás duas horas da tarde.

Presentes á chamada - 55 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs. : - Abilio Lobo, Lopes Vieira, Alberto Pimentel, Azevedo Castello Branco, Pereira Corte Real, Cunha Bellem, A. M. de Carvalho, Santos Viegas, Sieuve de Seguier, Pereira Leite, Fonseca Coutinho, Trajano, Castilho, Castro e Solla, Sanches de Castro, Emygdio Navarro, Hintze Ribeiro, Monta e Vasconcellos, Patricio, Gomes Barbosa, Guilherme de Abreu, Costa Pinto, Jeronymo Osorio, Brandão e Albuquerque, Gualberto da Fonseca, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, J. J. Alves, Teixeira de Sampaio, Novaes, Avellar Machado, Elias Garcia, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, Brandão de Mello, Figueiredo de Faria, J. M. Borges, José de Saldanha (D.), Pinto Leite, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Luiz de Bivar, Luiz da CamarA (D.), Correia de Oliveira, Silva e Matta, Pedro Guedes, Bacellar, Miguel CAndido, Miguel Tudella, Pedro Diniz, Rodrigo Pequito, Barbosa Centeno, Visconde de BalsemÃo e Visconde de Porto Formoso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Sousa Cavalheiro, Agostinho LUcio, Sarrea Prado, Sousa e Silva, Ignacio da Fonseca, A. J. Teixeira, Barão de Ramalho, Brito Côrte Real, Conde de Thomar, Diogo de Macedo, Francisco de Campos, Gomes Teixeira, Rodrigues da Costa, Scamichia, Borges Pacheco, Teixeira de Queiroz, Pedro Martins, e Visconde de Alentem.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Agostinho Fevereiro, Moraes Carvalho, Gonçalves Crespo, A. J. d'Avila, Mello Ganhado, Pereira Carrilho, Sousa Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Potsch, Fuschini, Neves Carneiro, Zeferino Rodrigues, Bernardino Machado, Caetano de Carvalho, Conde da Foz, Conde do Sobral, Custodio Borja, Cypriano Jardim, Sousa Pinto Basto, Estevão de Oliveira, Severim de Azevedo, Filippe de Carvalho, Firmino João Lopes, Fortunato das Neves, Wanzeller, Correia Arouca, Palma, Silveira da Motta, Illydio do Valle, Freitas Oliveira, Franco Frazão, J. A. Pinto, Ferreira Braga, João Ferrão, J. A. Gonçalves, José Bernardino, Dias Ferreira, Gonçalves dos Santos, Rosa Araujo, José Luciano, Ferreira Freire, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Vaz Monteiro, Pereira do Mello, Julio de Vilhena, Lopo Vaz, Lourenço Malheiro, Gonçalves de Freitas, Luiz Palmeirim, Manuel de Arriaga, Manuel d'Assumpção, Rocha Peixoto, M. J. Vieira, Aralla e Costa, Pinheiro Chagas, Graça, Marcai Pacheco, Mariano de Carvalho, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Pedro Correia, Pedro Franco, Pedro Roberto, Baracho, Tito de Carvalho, Visconde de Reguengos, Visconde da Ribeira Brava, Visconde do Rio Sado e Wenceslau Pereira Lima.

Acta - Approvada.

O sr. Presidente: - Não veiu ainda communicação official do fallecimento do eminentissimo cardeal patriarcha, o sr. D. Ignacio do Moraes Cardoso; consta, porém, na mesa, e é infelizmente certo, que sua eminencia fallecêra hoje pelas cinco horas da manhã.

Creio que a camara quererá que na acta seja lançado um voto do profundo pezar por este acontecimento que todos deplorâmos, e que seja nomeada uma deputação para representar a camara no funeral, suspendendo-se as sessões hoje e ámanhã, e ainda na segunda feira, se elle se verificar n'esse dia. (Geraes apoiados.)
O sr. Santos Viegas: - Sr. presidente, participou v. exa. á camara o fallecimento do exmo. prelado da igreja lisboncense, o sr. cardeal D. Ignacio de Moraes Cardoso, o propoz que em signal de sentimento só encerrasse a sessão.
Associo-me a esta manifestação de pezar com toda a sinceridade da minha alma, e permitta v. exa. e a camara, que eu, o unico padre do patriarchado, sujeito á jurisdicção de sua eminencia, cuja morte pranteâmos, que tem assento n'esta casa do parlamento, profira em occasião tào solemnemente triste algumas palavras em memoria e honra d'este varão apostolico que se dignou de honrar-me com sua amisade, e me dispensou sua protecção. É o cumprimento de um duplo dever, que a tanto me determina - o do respeito pela sua qualidade de meu prelado, e o do reconhcimento pelos favores recebidos. Pena é que a minha palavra seja tão humilde, que o meu verbo não seja tão elevado e digno como o pedia a saudade do bemfeitor e a admiração de suas virtudes civicas e moraes.

Conheci-o de perto, sr. presidente. Fui por elle escolhido para seu secretario particular. Com elle vivi alguns mezes, e no decurso d'este tompo eu lhe reconheci em todos os seus actos publicos e particulares o santo desejo de acertar, do ser justo, do ser bom; quero dizer, de dispensar consolações e atentos a todos os que o procuravam, e de abraçar em seu amor todos os seus pastoreados. Aquelles, que são muitos, sobre quem derramou seus beneficies; os povos, que são os verdadeiros monumentos dos seus protectores, conservarão, a despeito de invejas, de murmurações e malquerenças, a lembrança de seus nobres actos.

A memoria do eminentissimo cardeal D. Ignacio de Moraaes Cardoso passará respeitosa e digna aos ultimos tempos. A sua vida será trophéu indestructivel, cÔroa immortal que o tempo lhe não poderá roubar, e que a historia em sua imparcialidade registará como incentivo e exemplo aos vindouros. Vinte annos empregados no episcopado, e setenta e dois consumidos na pratica das virtudes que o Evangelho lhe recommendava, servem, de certo, para alimentar esta consoladora esperança.

Creio que na camara popular do paiz, onde mais se deve attender á nobreza de acções e illustração do espirito que á estirpe, ou família de que se descende, um representante do povo tem rigorosa obrigação do elevar a sua voz e tornar bem publicas as qualidades do cidadão e do prelado que honrou esse paiz. Cumpro este dever, exalçando as qualidades do em.mº prelado o sr. Moraes Cardoso.

Se a cadeira patriarchal tem sido honrada muitas vezes por homens distinctos, por vultos na sciencia, por homens, emfim, que prestaram ao seu paiz relevantissimos serviços, este deve ser igualmente collocado n'essa categoria pelas qualidades de alma e pelos serviços que igualmente prestou.

Era filho do povo, e só pelo seu trabalho e vida digna

32