O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

516 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

commissão de instrucção primaria e secundaria, ouvida a de fazenda, e mandada publicar no Diario do governo.

5.ª Da mesa administrativa da irmandade do Santissimo da sé patriarchal de Lisboa, pedindo a posse da ermida da Caridade, sita nos limites d'esta freguezia.

Apresentada pelo sr. deputado Rodrigo Pequito e enviada á commissão de administração publica, ouvida a de fazenda.

6.ª Dos operarios do quadro do arsenal de marinha, pedindo augmento de vencimento.

Apresentado, pelo sr. deputado J. J. Alves e enviada á commissão de marinha, ouvida a de fazenda.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PUBLICO

1.° Requeiro que, pelo ministerio da guerra, seja enviada com toda a urgencia a esta camara copia do parecer ou pareceres technicos, que precederam a compra do palacio de Santa Clara para aquartelamento de tropas, e nota das despezas feitas ou a fazer para pôr o edificio nas devidas condições. = O deputado, Carlos Lobo d'Avila.

2.° Requeiro que sejam enviados com toda a urgencia a esta camara pelos diversos ministerios todos os documentos comprovativos das despezas extraordinarias verificadas nos serviços de saude publica, em virtude da auctorisação do decreto dictatorial de 3 de julho de 1884. = O deputado, Carlos Lobo d'Avila.

3.° Requeiro que, pelo ministerio dos negocios eccleciasticos, seja enviada com urgencia a esta camara uma nota indicativa dos concorrentes ao logar vago de escrivão do juizo apostolico do arcebispado de Braga, e bem assim nota das habilitações litterarias e serviços prestados á igreja ou ao estado por cada um dos pretendentes ao referido logar. - O deputado, Santos Viegas.

4.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha e ultramar, sejam enviados com urgencia a esta camara os seguintes documentos:

I. Copia das instrucções mandadas pelo actual ministro da marinha ao governador geral de Angola a respeito da occupação eventual das duas margens do Baixo Zaire;

II. Copia da correspondencia que a proposito da alludida occupação tivesse sido trocada entre o governo da metropole e o governo geral da referida provincia ultramarina;

III. Copia de quaesquer documentos existentes no ministerio da marinha e ultramar relativos ao mesmo assumpto, desde a data em que o actual governador geral de Angola assumiu as suas funcções. = O deputado por Lisboa. = Z. Consiglieri Pedroso.

5.° Requeiro que, pelo ministerio da marinha e ultramar, seja enviada a esta camara uma copia dos certificados do delegado da capitania do porto de Angra do Heroismo, na ilha da Graciosa, relativos ás viagens do paquete Açor da empreza insulana de navegação áquella ilha nos annos de 1883 e 1884. = O deputado por Lisboa, Z. Consiglieri Pedroso.

6.° Requeiro que, pelo ministerio do reino, com a devida urgencia, sejam enviados a esta camara:

I. Copia da syndicancia feita á actual camara municipal de Villa Flor, pelo official do governo civil, Joaquim Roballo Gomes; relatório do syndicante;

II. Relatorio do governo civil sobre os motivos que determinaram a syndicancia; copia de quaesquer officios enviados á camara syndicada;

III. Copia de quaesquer officios enviados ao governo sobre este assumpto; e quaes as providencias adoptadas depois da syndicancia. = Eduardo J. Coelho.

Mandou-se expedir.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Declaro a v. exa. e á camara que faltei a cinco sessões, porque grave doença de familia impediu a minha comparencia n'esta casa. = O deputado, Luiz Leite Pereira Jardim.

2.ª Declaro que o sr. deputado por Leiria, Adriano Xavier Lopes Vieira, tem faltado a algumas sessões d'esta camara por justificado motivo = Rocha Peixoto.

3.ª O deputado por Santarem, Antonio Mendes Pedroso, declara que por justos motivos não compareceu á sessão do 23 de fevereiro. = O deputado, Antonio Mendes Pedroso.

4.ª Participo a v. exa. que tenho faltado a algumas sessões por motivo justificado. = Rodrigo A. Pequito, deputado por Lisboa.

5.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que faltei a algumas sessões por motivo justificado. = Cardoso Valente.

6.ª Declaro que por motivo justificado tenho faltado a algumas sessões. = Frederico Arouca.

7.ª Declaro que, por motivo justificado, não pude comparecer ás sessões de 20 e 21 do corrente mez. = O deputado, Alves Matheus.

8.ª Participo a v. exa. que fui encarregado pelo sr. conde da Praia da Victoria, deputado eleito pelo circulo de Angra do Heroismo, de communicar a v. exa. que elle não tem tomado parte nos trabalhos d'esta camara por motivo de doença, como comprova o documento que envio para a mesa. = Antonio Ennes.

DECLARAÇÕES DE VOTO

1.ª Declaro que, se estivesse presente na sessão de 21 de fevereiro, teria approvado a moção do sr. deputado Lencastre = Frederico Arouca.

2.ª Declaro que, se estivesse presente na sessão de 23 de fevereiro, teria votado a favor do projecto de resposta ao discurso da corôa. = O deputado, Antonio Mendes Pedroso.

3.ª Declaro que, se estivesse presente na sessão de hontem, teria approvado a resposta ao discurso da corôa. = Rodrigo A. Pequito, deputado por Lisboa.

4.ª Declaro que, se estivesse presente ao fim da sessão de hontem, teria approvado a resposta ao discurso da corôa. = O deputado, Santos Viegas.

O sr. Presidente: - Vae ler-se na mesa em segunda leitura, a proposta que hontem mandou para a mesa o sr. deputado Fuschini.

É o seguinte

Requerimento

Requeiro que sejam aggregados á commisão de inquerito sobre o sal o sr. deputado Barros Gomes, o sr. deputado Antonio Pinto do Magalhães e o sr. deputado Mariano de Carvalho.

Lisboa, 23 de fevereiro de 1885. = Fuschini.