O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

526 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SEGUNDA PAETE DA ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Tem a palavra o sr. Elvino de Brito para verificar a sua interpellação ao sr. ministro da marinha e ultramar.

O sr. Elvino de Brito: - Começou por se admirar que o sr. ministro da marinha viesse hoje declarar que ía dar ordens para serem immediatamente enviados á camara os documentos pedidos pelo sr. A. Centeno, quando elle, orador, para realisar as suas interpellações solicitara alguns documentos, os quaes até agora não foram remettidos á camara, vende-se forçado a verificar essa interpellação sem ter os documentos que pediu.

Disse que em questões de administração colonial não fazia politica, e antes de entrar no assumpto da sua interpellação precisava arredar algumas accusações que lhe fizera o sr. ministro da marinha numa das ultimas sessões quando respondera ao que elle havia dito por occasião de tratar de alguns negocios relativos ao ultramar, passando em seguida a fazer differentes considerações a esse respeito.

Havia-o maguado muito o ter o sr. ministro supposto que seria capaz de dirigir insinuações ao caracter e á honestidade de s. exa.; nunca o fizera nem faria, e antes tinha em muita conta a sua respeitabilidade.

Passou em seguida a verificar a sua interpellação.

Parecia-lhe que o sr. ministro fazia um grande serviço á India mandando executar o codigo publicado pelo ex-ministro da marinha, o sr. Julio de Vilhena, com as modificações que foram indicadas por uma commissao composta de cavalheiros muito respeitaveis d'aquelle estado.

Entendia que uma das cercas, para que o sr. ministro devia chamar a sua attenção, era para o estado em que está á instrucção publica em Goa, e a este respeito pouco ou nada s. exa. tem feito.

Disse que quanto á. questão financeira das provincias ultramarinas, apesar das receitas terem tido um grande acréscimo, o augmento das despezas tem sido na importancia de 255:000$000 réis, augmento cuja responsabilidade pertence ao actual sr. ministro.

Desejou saber os motivos por que o sr. ministro não apresentou o orçamento de 18b3 para 1884, a que era obrigado pelas leis em vigor, e parecia-lhe que s. exa. não se podia defender d'esta accusação que lhe fazia.

Passou em seguida a fazer ainda outras considerações, e chamou a attenção do sr. ministro para muitos outros pontos da administração colonial, que na sua opinião carecem de providencias promptas.

(O discurso será publicado na integra, quando s. exa. devolver as notas tachygraphicas.)

O sr. Presidente: - A ordem do dia para amanha é a mesma que estava já dada.

Está levantada a sessão.

Eram sais horas da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.