O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O Dr. Affonso Penna foi um dos brasileiros que honrou o seu país. Foi um patriota que bem mereceu do respeito dos seus concidadãos e foi um liberal que bem mereceu da consideração de todos os homens liberaes.

Á nação brasileira, que soffreu essa grande perda, endereçamos hoje a expressão sentida da nossa condolencia.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem).

O Sr. Brito Camacho: - Sr. Presidente: pedi a par lavra para, em nome da minoria republicana, me associar ao voto de sentimento proposto por V. Exa. e ao mesmo tempo me associar tambem a todas as palavras de sentimento e de sympathia dos differentes grupos representantes das minorias parlamentares.

Eu, Sr. Presidente, não aproveitarei esta opportunidade para fazer um discurso político; mas, Sr. Presidente, quando a reacção, no seu duplo aspecto político e religioso, não se cansa de ir lá fora, às republicas, buscar tudo quanto encontra de subserviência monarchica para contrariar a nossa propaganda, não será para estranhar que eu me soccorra desta opportunidade para apresentar um argumento de valor: esse argumento é a prosperidade actual da nação brasileira, sob o regime republicano.

Creio que sem a mínima sombra de facciosisrao e de paixão, sem contrariar os ditames da minha consciencia, posso affirmar que os progressos de toda- a ordem da nação brasileira datam positivamente do novo advento do seu novo regime, sob o ponto de vista económico, financeiro, político e social.

O Brasil começou a contar-se como grande nação desde que fez a sua gloriosa revolução de novembro.

V. Exa. sabe, e ha pouco tempo .tive o prazer de o ouvir ao Sr. Dr. Moreira Júnior, que um dos grandes cuidados do Governo da Republica foi supprir as grandes deficiencia do regime monarchico, no que dizia respeito á circulação ferroviaria. Em menos de dez annos, a Republica dos Estados Unidos do Brasil duplicou a extensão dos caminhos de ferro.

Desde 1890 até agora conseguiu preparar os seus portos, conseguiu reformar o seu exercito, e conseguiu preparar a sua marinha em termos que, quando por ali passou uma esquadra commandada pelo almirante E vens, na imminencia de uma guerra da America com o Japão, perante a sua mobilização na bahia do Rio de Janeiro, ella. foi reputada como apta para uma guerra, se porventura uma guerra surgisse naquelle glorioso país.

Sr. Presidente: disse tambem o Sr. Moreira Junior - e disse muito bem - que o Brasil, desde que está sob o regime republicano, tem feito, progressos de toda a ordem. Citarei principalmente o Rio de Janeiro, que é hoje uma cidade transformada.

Tem sido tanta a intelligencia, a dedicação e o patriotismo, que num curto intervallo de meia, duzia de annos se conseguiu transformar por completo uma cidade que ainda hontem era um foco de febre amarella e hoje é uma, das primeiras capitães do mundo. E o que digo do Rio de Janeiro, digo de Santos, S. Paulo e de quasi todas as cidades que marginam o litoral brasileiro numa extensão de muitos milhares de kilometros.

E, como se não houvesse apenas isso e ainda fosse pouco no activo da republica, devo lembrar a V. Exa. que os conflictos que o Brasil tinha pendentes com differentes nações estrangeiras, e que podiam ser motivo ou pretexto de serias complicações e que a monarchia nunca soubera resolver, a não ser pela forma mais crua - permitta-se-me que empregue esse termo, como nas questões do Uruuay e Paraguay - agora se teem resolvido pela maneira moderna, scientifica - pela arbitragem, como nos conflictos com a Inglaterra e a Hollanda.

Trago estes argumentos de facto, não para responder á Camara, mas para responder a todos os elementos da reacção que, como disse, contrariam a propaganda que contra a monarchia faz o partido republicano, a qual é profunda e exclusivamente patriótica.

Tenho dito. (Vozes: - Muito bem).

(O orador não reviu).

O Sr. Presidente: - Está esgotada a inscrição.

Em vista da manifestação da Camara sobre a minha proposta, considero-a votada por acclamação. (Apoiados geraes).

Está approvada.

A proxima sessão realizar-se-ha amanhã e a ordem do dia é a que estava dada para hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 3 horas e 45 minutos da tarde.

O REDACTOR = Affonso Lopes Vieira.