O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 439

439

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso do sr. deputado Francisco de Albuquerque, pronunciado na sessão de 25 de abril, que deveria ler-se a pag. 419, col. 2.ª

O sr. Francisco de Albuquerque: — Mando para a mesa a minha moção, que é uma substituição ao artigo 2.° É a seguinte (leu).

Este assumpto está completamente esgotado, e por isso poucas palavras direi para abonar a minha proposta. O meu fim é unicamente ver se consigo melhorar a sorte de uma das classes mais infelizes da sociedade.

V. ex.ª sabe que pessoa alguma, ainda a mais indigente, póde prescindir de tecto que a abrigue da intemperie das estações.

Ora nas terras de 6.ª ordem quem paga 5$000 réis de renda de casa, creia v. ex.ª, é quasi indigente, se o não é verdadeiramente. A maior parte das vezes não tem pão para comer (apoiados).

Por consequencia parece-me que não deve o governo ter duvida em aceitar a minha proposta, que não altera o seu pensamento, e que pouco tira na receita, porque em vez de 6 por cento proponho 4, unicamente para o valor inferior a 40$000 réis nas terras de 1.ª ordem, 30$000 réis nas de 2.ª, 20$000 réis nas de 3.ª, e 10$000 réis nas de 5.ª e 6.ª ordem.

Vou tirar da receita uma importancia pequenissima que é de 2 por cento, mas muito grande se attendermos ás circumstancias em que estão aquelles a quem este imposto se vae pedir.

Nós temos obrigação de estabelecer, com relação ao imposto, tanto quanto for possivel a sua proporcionalidade, mas não podemos conseguir esse resultado desde que vamos estabelecer a quota de 6 por cento para todos os valores locativos inscriptos na matriz.

Este imposto ha de ser muito mais oneroso e portanto mais difficil de pagar áquelles que possuem uma casa de renda de 5$000 réis, que é realmente a classe mais indigente da sociedade, e que não podem, como já disse, prescindir de um tecto aonde se abriguem, bem como as suas familias.

Desejava que o illustre relator da commissão attendesse um pouco a estas considerações, porque estou convencido que s. ex.ª é justo, equitativo; se os principios rigorosos da sciencia levaram s. ex.ª a aceitar um principio, tambem supponho que s. ex.ª é muito humano para deixar de attender a estas considerações que alem de justas são humanas.

(Ápartes.)

Entendo que os representantes da nação devem no parlamento advogar os interesses dos povos, e especialmente os de classes tão desprotegidas como é esta a que tenho alludido (apoiados).

Desejava tambem que o illustre relator da commissão me dissesse se na excepção do § 1.º se comprehendem as casas deshabitadas. É uma cousa importante.

Uma voz: — Está na lei.

O Orador: — Não está, e é por isso que eu fallo.

Se o illustre relator declarar que as casas deshabitadas pagam imposto pessoal, terei de propor um additamento para que sejam isentas de contribuição. Posso, por exemplo, ter casa minha e não a habitar, e não a habitando entendo que não devo ser obrigado a pagar a contribuição por um commodo que não goso.

(Áparte.)

Examinei bem a lei, e é isto que lá está, e posso assegurar a v. ex.ª, que não acho muito regular o principio de que as casas deshabitadas não sejam isentas de contribuição.

Termino já, porque o assumpto está esgotado, nem o meu estado de saude permittia que me alongasse era considerações.

Discurso do sr. Francisco de Albuquerque na mesma sessão, que deveria ler-se a pag. 421, col. 2.ª

O sr. Francisco de Albuquerque: — Mando para a mesa uma substituição á tabella. V. ex.ª sem duvida dispensa-me de a ler e a camara igualmente.

Eu sou levado a propor esta substituição, porque quero crer que da diminuição das taxas da tabella do projecto ha de provir mais rendimento para o thesouro, do que como ellas se acham.

Conservando-se as tabellas como estão, creia v. ex.ª que não só ha de isto dar logar a que muitos individuos, para evitar tão excessiva contribuição, deixem de ter os objectos a ella sujeitos, pois que o espirito de economia tem chegado, e bom é que chegue, a toda a parte, e por outro lado dá tambem logar a que a fraude seja muito maior, e v. ex.ª a verá; quanto maior é o interesse de subtrahir o objecto á contribuição, quanto mais esforços para conseguir esse resultado.

Não entendam v. ex.ª e a camara que eu deseje tirar ao governo os meios precisos para o augmento da receita. Não, senhor.

Se eu entendesse que d'este projecto resultava mais augmento de receita, eu votava-o attendendo ás tristes circumstancias do thesouro; mas estou inteiramente convencido que da reducção das tabellas ha de resultar augmento de receita, porque hão de figurar nas matrizes, quando não todas, pelo menos o numero mais proximo da verdade d'essas taxas fixas; e por consequencia isto ha de forçosamente trazer o augmento de receita (apoiados).

Parece-me que assim se allia o interesse do contribuinte com o do thesouro. Muitas considerações poderia fazer a este respeito, e adduzir muitos exemplos para mostrar que pagâmos seis ou oito vezes mais que a Inglaterra, por exemplo, mas a camara está por tal modo cansada de ouvir fallar sobre este assumpto, que me limito a mandar para a mesa a minha substituição ao projecto em discussão.

Desejava saber do illustre relator da commissão, e meu amigo, se as cavalgaduras de aluguer são isentas do imposto, porque n'esse caso acho injusto que os trens de aluguer o não sejam tambem.

(Áparte.)

Se o illustre relator da commissão me disser que as cavalgaduras destinadas a aluguer não são isentas d'este imposto, tenho de fazer uma proposta para a eliminação do § 3.º do artigo 3.°, pois acho summamente injusto que sejam isentos os trens de aluguer, ao passo que se contribuem as cavalgaduras com o mesmo destino, sendo certo que pagam igualmente imposto industrial.

É necessario, pois, ou fazer mais a excepção que noto, ou eliminar o § 3.º do artigo. Que as leis sejam justas e claras é o meu desejo.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×