O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 216)

de que se achava possuida, porbaver SuaMagestade felicitado este Reino, com o nascimento do Senhor Infante D. João ; (Pivôs applausos) a maioria da Camará teve por consequência em vista, que este negocio merecesse especialmente a consideração désla Camará, nomeando-se uma grande Deputação, especial mente encarregada de significar a SuaMagestade esta satisfação : (Apoiados) eu pois como interprete dos sentimentos da maioria, vou apresentar uma-Froposta, a qual espero que haja de merecer a consideração da Camará, pedindo a V. Ex.a, que consulte a Camará sobre a urgência da rnesma Proposta (Apoiados.)

Leu a seguinte

PROPOSTA. — Proponho, que seja nomeada uma grande Deputação, para fazer presente a Sua Ma-gestade A Rainha a satisfação, que esta Camará experimenta pelo fausto acontecimento de Haver Sua Magestade felicitado estes Reinos com o nascimento de Sua Alteza o Senhor Infante D. João. Sala das Sessões 19 d*Agosto de 1842. — Cosia Cabral.

foi julgada urgente.

(Alguns Srs. Deputados pediram, que logo sevo» tasse sem discussão).

O Sr. Fonseca Magalhães:—«Também uisto se me não deixa faliar? Cedo da palavra... (Vozes : — f alie , falh )

O Sr. Presidente'. — O Sr. Deputado desculpar-rae-ha, que lhe diga, que pediu a palavra, quan-da o Sr. Ministro do Reino fallava, quando ainda se não sabia, qual era a sua moção; depois delia se arhar em discussão podia o Sr. Deputado ter pedido a palavra, que promptamente lha concederia...

O Sr. Fonseca Magalhães í — Pois que V. Ex.* me dirige a palavra, e a Camará me dá licença, que é, quem a pôde dar ou negar, eu responderei. (Fozes:— Faile, fulle). Sejamos francos, eu sabia, qual era a Proposta do Sr. Ministro.....

O Sr. Ministro do Reino: — E', porque tem o dom de adivinhar.....

O Orador: — Sem ter o dom de adivinhar, porque eu não estou cego nesta Camará, e todos nós, que temos entrado agora nestascena, sabíamos muito bem isso. Mas, Sr. Presidente, eu não culpo, eu louvo o Sr. Ministro, e a sua maioria, eaggrego-me au seu voto, para que se faça uma mensagem a Sua IVIagestade para este fim, e de certo não haverá um só indivíduo nesta Camará, que não partilhe os mesmos sentimentos, (Apoiados geraes) e esta parte da Camará, entendo eu, (porque nenhum dos seus membros me participa nem as suas intenções, nem as suas vistas) que deve gloriar-se de ter promovido um tão brilhante desfecho. (Muitos apoiados do lado esquerdo e centro).

O Sr. José Estevão'. — Eu tinha pedido a palavra a V. Ex.a; peço a V. Ex.a, que declare, se me não quer dar a palavra, porque então saio da Sala... \ O Sr. Presidente: — O Sr. Deputado também pediu a palavra, quando fallava o Sr. Ministro do Reino, sem saber ainda qual era a sua moção; se a tivesse pedido depois, que essa moção entrou em discussão, ninguém lha negaria.. .

O Sr. José Estevão: — V. Ex.a tem um propósito manifesto perante a Camará, e o publico de me negar a palavra... (Vozes :—Ordem, Ordem).

O Sr. Presidente: — Chamo o Sr. Deputado á ordem... (Fozes: — Está na ordem, está na ordem)

chamo o Sr. Deputado á ordem, allusoes pessoaes não são permíttidas ; não pôde provar, que eu jamais faltasse aos meus deveres...

O Sr. José Estevão : — Eu reclamo a palavra, que pedi... appello para a minoria da Camará... (rumor.)

O Sr. Presidente: —• Tem a palavra o Sr. Almeida Garrelt...

O Sr. Gavião: — Eu peço a palavra para utn Requerimento, até certo ponto, eu entendo, que o Sr. José Estevão tem razão, eu também pedi a pa« lavra...

O Sr. Almeida Garrett: — Que palavra é esta ?.. . Ora vejam a imparcialidade do Sr. Presidente! ...

O Sr. Gacião:—O meu Requerimento é, para que V. Ex." tenha a bondade.. .

O Sr. jílmeida Garrett: — Mas V. Ex.a deu-me a palavra, e eu estou dê pé...

O Sr. Presidente : —Tem a palavra...

O Sr. Almeida Garrett: — Ainda bem que ao Sr. Presidente chegou um accesso de parcialidade...

O Sr. Presidente: — Eu não dei antes palavra ao Sr. Deputado, porque a tinha pedido para um Requerimento urgente, e não sobre a moção.. .

O Sr. Almeida Garrett: — Eu pedi a palavra para um Requerimento urgente, primeiro que ninguém, e V. Ex.a negou-ma, e deu-a a quem a quiz...

O Sr. José Estevão: — Também eu a tinha pedido, estava de pé, e chama-me á ordem...

O Sr. Presidente: — chamo o Sr. Deputado á ordem pela segunda vez. •.

O Sr. José Estevão: — A' terceira pòe-me fora...

O Sr. Presidente:—-Assim será, se continuar...

O Sr. José Estevão:—Assim será, mas hei de ir amarrado...

O Sr. Almeida Garrett:—-V. Ex.a declarou que estas palavras pedidas antes, não tinham logar: em consequência disto pedi segunda vez a palavra, depois do Sr. Ministro do Reino ter feito a sua Proposta. Qual destas palavras tenho agora, faz favor de me dizer ?

O Sr. Presidente: — E' sobre a Proposta em discussão.