O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

modo porque se fazem as votações. Eu esperava que esta allusão fosse logo rebatida por toda a Camará, por quanto o principio que o illustre Deputado estabeleceu, não pôde de maneira alguma admittir-se (Apoiados). O nobre Deputado pareceu querer indicar que todas as Leis tinham o vicio na sua origem, porque não eram approvadas pelo numero competente ; e este principio não pôde nem deve admittir-se (Muitos apoiados).

Agora quanto ao mais espero que esta discussão

não saia da amenidade em que tem marchado, e que não se desça a especialidades que o Regimento não permitte. A Ordem do Dia para segunda feira, e a continuação da de hoje, ficando reservada a palavra ao Sr. Cunha Sotto Maior. Está levantada a Sessão. — Eram quatro horas da tarde.

O REDACTOR,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE BE MACEDO.

N: e.

Presidência. do Sr. Rcbcllo Cabral.

'hamada: — Presentes 48 Srs. Deputados. Abertura: — Ao meio dia. Acta: — Approvada sem discussão.

(JVâo houve correspondência.)

O Sr. Fontes Pereira de Mello:—Mando para ;» Mesa ò seguinte Requerimento, do qual peço a urgência.

REQUERIMENTO. — Reqneiro que pela Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha seja remetlida a esta Camará uma cópia da ordem,-pela qual o Governo manda proceder ás eleições nas Províncias Ultramarinas; e outra cópia da ordem, pela qual mandou suspender as referidas eleições. — Fontes Pereira de Mello.

Igualmente mando para a Mesa a seguinte

NOTA DE INTERPRLLACÂO. — Requeiro que seja convidado o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros para responder a uma Interpellação, que lhe desejo fazer acerca da conducçâo das nossas malas para os portos da África e America, abordo dos barcos movidos a vapor, da companhia ingleza Transatlântica. — Fontes Pereira de Mello.

Ainda aproveito a occasião de ter a palavra para mandar para a Mesa a terceira Memória, relativa aos trabalhos Geodésicos em Portugal, escripta pelo Conselheiro Filippe Folque, e por elle offerecida a esta Camará, assim como as Instrucções Technicas aos Officiaes Engenheiros, que se occupam naquelle impoitante serviço. Fui eu que já tive a satisfação de apresentar á Camará iguaes trabalhos, deste distincto Mathematico, e exímio Professor, n'algumas das Sessões passadas, e da melhor vontade o faço ainda agora, a respeito de objectos tão importantes, elaborados por urn Cavalheiro, de quem tive a honra de ser Discípulo, e de quem tenho a honra de ser Amigo.

O Requerimento j depois de lido na Mesa, foi declarado urgente e approvado sem discussão,

Q Sr, Presidente: — Da Nota de InterDollaçâo, manda-se fazer a communicação respectiva; e em quanto ao offerecimento, que o Sr. Deputado fez, por parte do distincto Cidadão, o Sr. Filippe Folque, estou persuadido de que a Camará continua a rece^ ber estes trabalhos com especial agrado (Apoiados). Manda-se pois lançar na Acta, que este offerecimento e recebido com especial agrado.

Q Sr. Gomes: — O Sr. Lourenço José' Moniz en-

1851.

carregou-me de participar á Camará, que não comparece á Sessão de hoje, e talvez a mais algumas, por incommodo de saúde.
O Sr. Secretario Mexia: — O Sr. Deputado Sousa Machado fez constar á Mesa, que não pôde comparecer á St^são deste anno, em consequência de ter fallecida sua Mâi.
O Sr. Presidente: — A Camará recebe esta participação com sentimento.
O Sr. /. /. de Sousa: — Por parte da Commissão Especial mando para a Mesa o seu Parecer, sobre a Proposta do Governo, relativa a cunhar-se nova moeda de ouro Portugueza.
Mandou-íe imprimir.
ORDEM DO DIA.
Continuação da discussão do Projecto ./V.* 6 (Lei Eleitoral).
' O Sr. Presidente: — Continua em discussão o art. 13.°, e tem a palavra o Sr. Cunha Sotto-Maior, porque lhe ficou reservada da Sessão antecedente.
O' Sr. Cunha Sotto-Maior: — Antes de entrar na questão peço licença á Camará, e a V. Ex.% para explicar o sentido de algumas palavras que proferi na ultima Sessão, e que, infelizmente, magoaram alguns illustres Deputados. Venho espontaneamente declarar que não foi meu propósito escandalisar Collega algum meu; todos me rnerocem muita consideração, e nomeadamente o illustre Deputado que encetou o debate, e o nobre Secretario desta Camará, que eu estimo e respeito, pela nobreza do seu caracter, e cordura das suas intenções.
Confesso ingenuamente que me pesa muito este incidente. Não desejo perturbar por forma alguma a placidez do debate, e transtornar o accôrdo e a harmonia que até agora tem reinado nesta questão. Mas note a Camará, a declaração de guerra não partiu daqui. Creio que com esta explicação lenho satisfeito o melindre dos offendidos, e dadas como não dietas as palavras, que por desventura minha, magoaram os meus illustres Collegas (Apoiados).