O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-131-

quento antes (não havendo inconveniente) para proceder á construcção dos signaes do Bussaco, Costa de Mira, Caramulo, Serradas Palhadas, e de outros na provincia da Beira, e á medição dos respectivos angulos para existirem os triangulos de primeira ordem, que tão essenciaes são aos melhoramentos materiaes reclamados pelos povos d'aquella provincia; entre outros a planta topographica e cadastral dos campos do Mondego, e os estudos para formação dos planos das obras de eclusas barrages, deversoir, que devem tornar o Vouga navegavel até S. Pedro do Sui. — Vasconcellos e Sá.

Foi admittido á discussão.

O Sr. Vasconcellos e Sá: — Sr. Presidente, este é um objecto muito reclamado pelos povos daquella provincia, que tantos Representantes tem n'esta Camara, e tão dignos são de ser attendidos. Sr. Presidente, o Paiz está cançado de Politica, e basta ver a maneira porque a Camara se acha constituida, para se conhecer que o que o Paiz quer, o que anciosamente deseja, são progressos materiaes e intellectuaes, e sobre tudo moralidades.

Sr. Presidente, é sabido que sem a triangulação geodesica de primeira ordem não se podem ter plantas de todas as especies um pouco desenvolvida, que tão essenciaes são aos trabalhos de Engenharia Civil e Militar, de que tanto se carece. Ha muitas cousas a que se chama plantas do Paiz, mas não são mais do que esboços, e infelizmente a provincia da Beira ainda não tem triangulação de primeira ordem.

Sr. Presidente, n'um Paiz pequeno como o nosso, os homens competentes são raros; e necessario por tanto approveitarem-se, e tractarem-se bem. O Sr. Filippe Folque, Director dos trabalhos geodesicos é uma d'estas especialidades; e sem receio de offender ninguem, pode-se dizer, que difficilmente poderá ser substituido n'aquelle cargo.

Os cuidados e applicações scientificas daquellas triangulações são de lai natureza, que a maior parte dos homens com habilitações não podem ser delles encarregados, — ao mesmo tempo que é mais facil encontral-os para triangulações de ordens inferiores.

E pois necessario que a commissão geodesica, de preferencia a tudo, tracte da triangulação de primeira ordem, da formação da planta cadastral dos campos do Mondego, que julgo o primeiro elemento necessario para a salvação daquella parte do Paiz, e dos estudos para fazer navegavel o rio Vouga até 8. Pedro do Sui, cuja importancia para o commercio interno, e melhoramento de agricultura, escuso de referir, porque todos sabem que estão-dependendo da referida triangulação.

O Sr. Palmeirim: — Sr. Presidente, pelo que acaba de dizer o illustre Deputado, Auctor do Requerimento, vejo que realmente tem bastante importancia a materia de que se tracta; por isso que é para se obter da Provincia da Beira uma Carta exacta, a fim de se poderem practicar aquellas observações hydraulicas, cuja conveniencia é indispensavel para fazer boas obras. Portanto parece-me que o Requerimento não póde ser dirigido ao Governo, ao menos sem ser ouvido o Sr. Ministro das Obras Publicas, porque ha uma commissão geodesica, que dirige estes trabalhos; e esta commissão tem a sua economia; tem uma verba de despeza, além da qual não pode ir. O seu Presidente é o Sr. Filippe Folque. Eu não sei qual é o systema que elle tem adoptado, e pelo qual dirige os seus Trabalhos. Alas o que é certo é que a grande triangulação, de que o nobre Deputado falla no seu Requerimento, é bastante dispendiosa, mais do que se suppõe á primeira vista.

O que o illustre Deputado propõe é realmente louvavel e importante; e é pena que nós o não podessemos obter ha mais tempo: todavia isto prende, no meu conceito, com economia de dinheiro, e com economia de trabalhos. Não combato o Requerimento, parece-me apenas conveniente que se não tome uma decisão sem estar presente o ministro respectivo, porque talvez S Ex. nos esclareça, mostrando a impossibilidade ou a inconveniencia de se fazer esse trabalho. As minhas observações são apenas dilatorias.

Parece-me, pois, que se não deve approvar o Requerimento antes de ser ouvida a pessoa competente, que informe a Camara sobre a possibilidade ou impossibilidade de tomar uma resolução sobre similhante objecto.

O Sr. Presidente: — Reduz-se a questão, por consequencia, a saber se ha de votar-se já o Requerimento, ou se ha de a discussão e votação delle ficar para quando estiver presente o ministro respectivo.

O Sr. Placido de Abreu: — Parece-me que não ha inconveniente em se approvar o Requerimento, porque a idéa do Sr. Vasconcellos é lembrar ao Governo a necessidade de adoptar alguns signaes para continuar a triangulação do Reino. Esle Requerimento, approvando-se, envolve a idéa de — o Governo mandar fazer — é uma lembrança. O Sr. Vasconcellos não quer que se proceda á confecção da planta, porque não o podia exigir? nem a Camara approvar. Esta lembrança é realmente util, não tem inconveniente algum, e por consequencia não ha consideração que obste a que ella se approve.

O Sr. Vasconcellos e Sá: — Dizendo no meu Requerimento — não havendo inconveniente — creio que era dispensada esta discussão, e mesmo a presença do Ministro das Obras Publicas, para elle se poder votar. Porque de mais a mais a precisão de se continuarem estes signaes é de tal natureza, que não se podem levar por diante plantas cadastraes nos campos do Mondego, e a conclusão das pyramides é uma cousa de absoluta necessidade, e posso ali; asseverar que este objecto ha de ser uma das primeiras cousas de que a commissão geodesica ha de tractar, independentemente de recommendação.

O Sr. Dias e Souza: — Sr. Presidente, por muitas vezes se tem apresentado Requerimentos no mesmo sentido, e quasi sempre tem apparecido na Camara a idéa, de que não é proprio do Parlamento estar a fazer ao Governo recommendações de similhante natureza. É muito louvavel a intenção do nobre Deputado que fez o Requerimento; mas é isso mais uma materia para particularmente se dirigir sobre ella ao Governo, e dar-lhe a lembrança que julgasse util, ou mesmo esperar que estivesse presente o Ministro respectivo para lhe dirigir essa lembrança, do que fazer com que a Camara vá approvar uma cousa, que fique completamente inutil. Que quer dizer — recommenda-se ao Governo que faça isto ou aquillo?... — A recommendação não tem força nenhuma. Mas o fim do illustre Deputado está preenchido; a sua lembrança que elle quer que fique consignada, já ha de ficar consignada no Diario do Governo, porque ha de vir no extracto da Sessão; mas sujeitar-se á