O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 25 DE FEVEREIRO DE 1882

Presidencia do exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios os srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Apresentação de requerimentos, representações, projectos de lei e renovações de inicitavia.- A proposito de uns documentos que havia apresentado o sr. Emydgio Navarro, ácerca da eleição de Mangualde, e de declarações do sr. Moraes de Carvalho, levantou-se um pequeno debate em que tomaram parte os srs. Moraes de Carvalho, Emygdio Navarro, J. A. Neves, e Luiz de Lencastre.- Por proposta do sr. Mariatto de Carvalho lançou-se na acta um voto de sentimento pela morte pela morte do sr. Luiz de Canipos.-- Na ordem do dia approva-se o projecto n.º 71, em enja discussão tomaram parte os srs. Mariano de Caravalho, ministro do reino, Dias Ferreira, José Bernardino, Firmino João Lopes e Saraiva de Carvalho, rejeitando-se o adiamento proposto pelo sr. Dias Ferreira, e enviando-se á commissão na proposta apresentadas, para dar sobre ellas o seu parecer.

Abertura- Ás duas horas da tarde.

Presentes - 50 srs. deputados.

Presente á abertura da sessão os srs.: - Abilio Lobo, Sousa Cavalheiro, Agostinho Lucio, Agostinho Fevereiro, Moraes Carvalho, Gonçalves Crespo, Pereira Côrte Real, A. J. d´Avila, Santos Viegas, Seguiel, Ferreira de Mesquita, Pereira Leite, Saraiva de Carvalho, Trajano de Oliveira, Castro e Solla, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Emygdio Navarro, Estevão de Oliveira Junior, Filippe de Caravlho, Firmino Lopes, Francisco Patricio, Gomes Barbosa, Correia Arouca, Hermenegildo da Palma, Jayme da Costa Pinto, Brandão e Albuquerque, Ribeiro dos Santos, J. A. Neves, J. J. Alves, Figueiredo Mascarenhas, José de Saladanha (D.), Pereira de Mello, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves de Freitas, Bivar, Luiz da Camara (D.), Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, M. P. Guedes, Mariano de Carvalho, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Miguel Candido, Pedro Martins, Visconde de Balsemão e Visconde de Porto Formoso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Siusa e Silva, Igancio da Fonseca, A. J. Teixeira, Cunha Bellem, Antonio Maria de Carvalho, Mello Ganhado, Pereira Carrilho, Pinto de Magalhães, Fuschini, Fonseca Coutinho, Zeferino Rodrigues, Barão de Ramalho, Conde da Foz, Conde do Sobral, Eugenio de Azevedo, Mouta e Vasconcellos, Wanzeller, Guilherme de Abreu, Jeronymo Osorio, Rodrigues da Costa, Scarnichia, Ferrão Castello Branco, Sousa Machado, J. A. Gonçalves, Avellar Machado, José Bernardino, Dias Ferreira, Elias Garcia, José Frederico, Pereira dos Santos, Rosa Araujo, José Luciano, Sousa Monteiro, Malheiro, Manuel d´Assumpção, Silva e Matta, M. J. Vieira, Guedes Bacellar, Pedro Franco Barbosa Centeno, Dantas Baracho, Tito de Carvalho e Visconde de Reguengos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Lopes Vieira, Azevedo Castello Branco, Potseli, Augusto de Castilho, Brito Côrte Real, Conde de Bomtim, Borja, Diogo de Mancedo, Pinto Basto, Vieira das Neves, Coelho e Campos, Gomes Teixeira, Silveira da Motta, Illydio do Valle, J. A. Pinto, Ferreira Braga, Amorim Novaes, Borges de Faria, Figueiredo de Faria, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz, J. M. Borges, J. M. dos Santos, Vaz Monteiro, Pinto Leite, Lapo Vaz, Luiz Palmeirim, Aralla e Costa, Pinheiro Chagas, Vicente da Graça, Marçal Pacheco, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Roberto, Visconde de Alentem e Visconde da Ribeira Brava.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.º Do ministerio da guerra, acompanhando os mappas das forças militares estacionadas fóra de Lisboa e Porto, e que das foram enviadas para as differentes assembléas eleitoraes do continente do reino, fóra das ditas cidades, nas epochas a que refere o requerimento do sr. Luiz augusto Palmeirim.

Á secretaria.

2.º Do mesmo ministerio, acompanhando identicos documentos relativos ás epochas a que se refere o requerimento do sr. José Luciano de Castro.

Á secretaria.

3.º Do ministerio da justiça, acompanhando uma nota das religiosas existentes no convento do Desaggravo do Santissimo Sacramento da ordem de S. Francisco, no campo de Santa Clara de Lisboa, em satisfação ao requerimento do sr. Joaquim José Alves.

Á secretaria.

4.º Do ministerio da marinha, acompanhando o processo do major do regimento de infanteria do ultramar, Antonio Marciano Ribeiro da Fonseca, relativo á gratificação de commando aos majores d´aquelle regimento.

Á secretaria.

5.º Do ministerio do reino, acompanhando o processo relativo á eleição de um deputado ás côrtes pelo circulo n.º 144 Quelimane 2.º

A commissão de verificação de poderes.

6.º Do ministerio das obras publicas, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Luiz Augusto Palmeirim, notas dos subsidios concedidos para obras em igreja e em estradas districtaes e municipaes desde 1 de junho de 1879 até 31 de dezembro do mesmo anno.

Á secretaria.

7.º Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Mariano de Carvalho, notas dos subsidios concedidos para obras de igreja parochiaes e capellas, desde 31 de março até 31 de dezembro, nos annos de 1878 a 1881.

Á secretaria.

8.º Do mesmo ministerio, acompanhando, em satisfação no requerimento do sr. José Luciando de Castro, nota das quantias abonadas a titulo de adiantamento para estradas districtaes e municipaes, desde 1 de abril até 31 de dezembro de 1881, e participando que os elementos relativos a subsidios para igrejas e para estradas districtaes, pedidos pelo mesmo sr. deputado, já foram remettidos á camara a requerimento do sr. Mariano de Carvalho.

Á secretaria.

9.º Do ministerio da marinha, acompanhando, em satisfação ao requerimento do sr. Custodio Miguel de Borja, um volume que contém os relatorios dos governadores das provincias de Cabo Verde e de S. Thomé e Principe, referidos ao anno de 1878, e os dos governadores de Benguella e Mossamedes, respectivos ao de 1877.

Á secretaria.

10.º Da junta geral do districto de Ponta Delgada, acompanhando uma representação.

Ás commissões de instrucção publica e de fazenda.

11.º Do sr. Fortunato Vieira das Neves, participando que, por motivo de doença grave de seu irmão, não póde comparecer ás sessões da camara.

Á secretaria.

Sessão de 25 de fevereiro de 1882 33