O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 20 DE FEVEREIRO DE 1886

Presidencia do exmo. sr. Pedro Augusto de Carvalho (supplente)

Secretarios os exmos. srs.

Henrique da Cunha Matos de Mendia
Henrique da Cunha Matos de Mendia

SUMMARIO

Deu-se conta dos seguintes officios: 1.° Do ministerio do reino, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Rodrigo Affonso Pequito, a representação dos diversos habitantes da freguezia de Bemfica sobre a annexação de uma parte d'esta freguezia ao concelho de Oeiras; 2.° Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Martinho Camões, os officios dos governadores civis do Porto e Braga, bem como o do administrador do concelho de Villa Nova de Famalicão, ácerca da conveniencia de ficar pertencendo ao concelho de Santo Thyrso a freguezia de S. Miguel das Aves; 3.° Do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. Vicente Pinheiro, certos documentos com referencia ao tratado de amisade e commercio entre Portugal e a republica da Africa do Sul. - Justificaram faltas os srs. deputados A. M. de Moraes Machado, Garcia de Lima, Pedro Correia, J. Antonio Neves, Lopes Vieira, Jayme Pinto, Filippe de Carvalho e J. A. Correia de Barros. - O sr. presidente participa á camara que por sua intervenção se achava terminada pacifica e honrosamente, como se não tivesse existido, a pendencia que se havia levantado na sessão de 17 do corrente entre os srs. Franco Castello Branco e Elvino de Brito, por occasião do discurso deste sr. deputado. Esta communicação teve os apoiados da assembléa. - Não havendo ainda sobre a mesa communicação do novo gabinete o sr. presidente convida os srs. deputados a trabalharem em commissões, e a reunirem-se na segunda feira á mesma hora.

Abertura - Ás tres horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 56 srs. deputados.

São os seguintes: - Lopes Vieira, Silva Cardoso, Antonio Candido, Antonio Centeno, Garcia Lobo, A. J. da Fonseca, Pereira Borges, Moraes Sarmento, Santos Viegas, Sousa Pavão, A. Hintze Ribeiro, Urbano de Castro, Barão de Viamonte, Caetano de Carvalho, Lobo d'Avila, onde da Praia da Victoria, Conde de Villa Real, Ribeiro Cabral, E. Coelho, Elvino de Brito, Goes Pinto, Estevão de Oliveira, Vieira das Neves, Correia Barata, Francisco de Campos, Frederico Arouca, Matos de Mendia, Costa Pinto, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Mendia, Costa Pinto, Augusto Teixeira, J. C. Valente, Melicio, Scarnichia, Souto Rodrigues, J. Alves Matheus, J. A. Neves, Correia de Barros, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, Elias Garcia, Laranjo, Figueiredo Mascarenhas, Oliveira Peixoto, Simões Dias, Luiz Ferreia, Luiz Dias, M. J. Vieira, Marçal Pacheco, Mariano e Carvalho, Guimarães Camões, Pedro de Carvalho, Gonçalves de Freitas, Pereira Bastos, Vicente Pinheiro, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras e Consiglieri Pedroso.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Adriano Cavalheiro, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, Garcia de Lima, Albino Montenegro, A. da Rocha Peixoto, Torres Carneiro, Alfredo Barjona de Freitas, Sousa e Silva, Pereira Côrte Real, Antonio Ennes, Loas Navarro, Ganha Bellem, Fontes Ganhado, Jalles, Moraes Machado, Carrilho, A. M. Pedroso, Pinto de Magalhães, Almeida Pinheiro, Seguier, Augusto Barjona de Freitas, Augusto Poppe, Fuschini, Pereira Leite, Neves Carneiro, Avelino Calixto, Barão do Ramalho, Bernardino Machado, Sanches de Castro, Carlos Roma du Bocage, Conde de Thomar, Cypriano Jardim, Emygdio Navarro, Sousa Pinto Basto, Fernando Geraldes, Fernando Caleira, Filippe de Carvalho, Firmino Lopes, Francisco Beirão, Castro Matoso, Mártens Ferrão, Wanzeller, Guilherme de Abreu, Barros Gomes, Sant'Anna e Vasconcellos, Silveira da Mota, Baima de Bastos, Franco Frazão, J. A. Pinto, Franco Castello Branco, João Arroyo, Teixeira de Vasconcellos, Ferrão de Castello Branco, Sousa Machado, Ponces de Carvalho, Joaquim de Sequeira, J. J. Alves, Simões Ferreira, Teixeira Sampaio, Amorim Novaes, Avellar Machado, Borges de Faria, Dias Ferreira, Lobo Lamare, Pereira dos, Santos, José Luciano, Ferreira Freire, José Maria Borges, Pinto de Mascarenhas, Lourenço Malheiro, Luciano Cordeiro, Reis Torgal, Luiz Jardim, D. Luiz da Camara, Luiz Osorio, Manuel d'Assumpção, M. da Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, Manuel de Medeiros, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Martinho Montenegro, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Correia, Santos Diniz, Rodrigo Pequito, garbosa Centeno, Dantas Baracho, Tito de Carvalho, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão, Visconde de Reguengos, Visconde do Rio Sado e Wenceslau de Lima.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.° Do ministerio do reino; remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Rodrigo Affonso Pequito, a representação de diversos habitantes da freguezia de Bemfica sobre a annexação de uma parte d'esta freguezia ao concelho de Oeiras.
Á secretaria.

2.° Do mesmo ministerio, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Martinho Camões, os officios dos governadores civis do Porto e Braga, bem como o do administrador do concelho de Villa Nova de Famalicão, ácerca da conveniencia de ficar pertencendo ao concelho de Santo Thyrso a freguezia de S. Miguel das Aves.
Á secretaria.

3.º Do ministerio dos negocios estrangeiros, remetiendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Vicente Pinheiro, copia da acta da troca das ratificações da convenção supplementar de 17 de maio de 1884, ao tratado do amisade e commercio de 11 de dezembro de 1875 entre Portugal e a republica da Africa do Sul, e bem assim copia do Memorandum de 17 de maio de 1884.
Á secretaria.

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS

1.ª Participo a v. exa. e á camara que os srs. Antonio M. de Moraes Machado e Albino Augusto Garcia de Lima têem faltado e faltarão a algumas sessões por motivos justificados. = O deputado, Martinho Camões.

2.ª Declaro a v. exa. e á camara que o meu nobre amigo o exmo. sr. Pedro Correia da Silva tem faltado ás sessões por motivo justificado. = O deputado, Martinho Camões.

3.ª Declaro que, por incommodo de saude, me não tem sido possivel comparecer, ás ultimas sessões d'esta camara. = Joaquim Antonio Neves.

4.ª Declaro que tenho faltado a algumas sessões por motivo justificado. = O deputado, Lopes Vieira.

33