O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

478 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

5.ª Participo a v. exa. e á camara que tenho faltado a algumas sessões por motivo justificado. = Jayme da Costa Pinto.

6.ª Participo a v. exa. e á camara que o sr. deputado Filippe de Carvalho tem faltado ás sessões e faltará a mais algumas por motivo justificado. = Caetano de Carvalho.

7.ª Declaro que por motivo justificado tenho faltado ás sessões d'esta camara. = J. A. Correia de Sarros.

O sr. Presidente (Pedro Augusto de Carvalho): - Deu conhecimento á camara de que, mediante a sua intervenção como presidente supplente em exercido, se acha pacifica e honrosamente terminada uma pendencia que se havia suscitado entre dois illustres membros d'esta casa, os srs. deputados Elvino de Brito e Franco Castello Branco, por occasião do incidente occorrido na sessão de quarta feira ultima.
Tendo-lhe constado que o primeiro d'estes cavalheiros se considerava offendido por algumas expressões que o segundo proferira como desforço de um aggravo que suppozera haver á sua pessoa n'um ponto do discurso que o sr. Elvino de Brito estava pronunciando, e tendo adquirido á convicção de que, explicadas lealmente as intenções por ambas as partes e apurada devidamente a verdade dos factos, nenhum motivo serio podia haver para proseguir similhante pendencia, se dirigíra separadamente a cada um d'estes cavalheiros, convidando-os a exporem-lhe os motivos do seu aggravo e as intenções com que haviam procedido.
A esta sua intervenção adheriram de boa mente os interessados, declarando-lho formalmente o sr. deputado Elvino do Brito que de modo algum tivera em vista aggravar directa ou indirectamente o sr. deputado Castello Branco, na passagem do seu discurso sobre que se levantou o incidente parlamentar, e declarando-lhe não menos formalmente por sua parte o sr. deputado Franco Castello Branco que as expressões por elle proferidas tinham sido unica e exclusivamente determinadas pelo intuito de se desforçar do que suppozera ser aggravo á sua pessoa no discurso do sr. Elvino de Brito.
A pendencia não tinha rasão de ser, desde que mutuamente se reconhecia e confessava o falso presupposto que lhe dera origem; e elle presidente folgava de poder declarar á camara que os dois interessados, annuindo ao seu convite e acceitando as explicações reciprocas trocadas por seu intermedio, houveram por finda e dirimida, como se não tivera existido, a mesma pendencia.
(A camara apoiou vivamente as palavras do sr. presidente.)
O sr. Mariano de Carvalho: - Pedia a v. exa. que considerasse as manifestações que acompanharam as palavras que acaba de proferir, não só como uma congratulação, como tambem um agradecimento a v. exa. pela intervenção n'este assumpto. (Apoiados.)
O sr. Presidente (Pedro Augusto de Carvalho): - Agradeço á camara as manifestações que me acaba de dar.
Sobre a mesa não está ainda communicação alguma do novo gabinete.
Vou, portanto, encerrar a sessão, convidando os srs. deputados a trabalhos em commissões, o a reunirem-se segunda feira á hora do costumo.

Está terminada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.