O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º33

EM 24: DE MARÇO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. Luiz Fisher Berquó Poças Falcão

Secretarios - os exmo. srs.

Frederico Alexandrino Garcia Ramires
Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral

SUMMARIO

Approvada a acta, teve segunda leitura um projecto do lei. - O sr. Alberto Monteiro apresenta uma representação da empregados telegrapho - postaes.- O sr. Ferreira do Almeida declara que vae lançar na caixa trinta requerimentos do officiaes do exercito contra a base 17.º da reforma do exercito, faz varias considerações ácerca da industria cia pesca, apresenta um projecto do lei relativo á organisação do monte pio official e requer varios esclarecimentos pelo ministerio da marinha.- O sr. Lourenço Cayolla faz um requerimento em nome da commissão de guerra. - O sr. Joaquim Tello da algumas explicações sobre uma representação que recebeu do concelho do Santa Cruz, da ilha das Flores.- O sr. Augusto José da Cunha declara que lançou na caixa respectiva varias petições e o sr. Adriano Anthero manda para a mesa uma representação do centro pharmaceutico portuguez do Porto.- O sr. Oliveira Matos troca algumas explicações com o sr. ministro da justiça ácerca da situação dos escrivães de direito substitutos e o sr. Vilhegas do Casal refere-se á apresentação dos parochos nas igrejas, respondendo-lhe o sr. ministro da justiça.- O sr. Malheiro Reymão pede que seja modificada a proposta de lei relativa a aposentações, na parte referente aos parochos, e o sr. Adolpho Guimarães solicita varios esclarecimentos pelo ministerio da justiça.

Na ordem do dia devia continuar em discussão o projecto do lei referente a navegação para a África- occidental, mas intercala-se-lhe a do projecto do lei referente ás reparações a fazer no porto de Leixões por não estar presente o sr. ministro da marinha; entrando, porém, este, passe-se novamente á discussão do primeiro projecto. Sobre o segundo usou da palavra o sr. Luciano Monteiro o sobre o primeiro os sr. Ferreira de Almeida e Dias Costa.- O sr. Moreira Junior commissão a constituição da commissão do instrução politica superior.

Primeira chamada - Ás duas horas da tarde.

Presentes - 9 srs. deputados.

Segunda chamada- Ás tres horas da tarde.

Abertura da sessão - Ás tres horas e dez minutos da tarde.

Presentes-44 srs. deputados.

São os seguintes:- Abel da Silva, Adriano Anthero de Sousa Pinto, Alberto Affonso da Silva Monteiro, Alexandre Ferreira Cabral Paes do Amaral, Alfredo Cazimiro de Almeida Ferreira, Antonio Augusto Gonçalves Braga, Antonio Ferreira Cabral Paes do Amaral, Antonio Maria Dias Pereira Chaves Maziotti, Arnaldo Novaes Guedes Rebello, Augusto Cesar Claro da Ricca, Augusto José da Cunha, Conde de Silves, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco João Machado, Francisco Limpo de Lacerda Ravasco, Francisco Pessanha Vilhegas do Casal, Frederico Alexandrino Garcia Ramirez, Henrique Carlos de Carvalho Kendall, Jeronymo Barbosa do Abreu Lima

José Christovão Patrocínio de S. Francisco Xavier Pinto, José da Cruz Caldeira, José Gil de Borja Macedo o Menezes (D.), José Joaquim da Silva Amado, José. Malheiro Reymão, José Maria do Alpoim do Cerqueira Borges Cabral, José Maria de Oliveira Matos, Julio Ernesto de Lima Duque, Libanio Antonio Fialho Gomes, Lourenço Caldeira da Gama Lobo Cayolla, Luciano Afonso da Silva Monteiro, Marianno Cyrillo da Carvalho, Martinho Augusto da Cruz Tenreiro o Sebastião do Sousa Dantas Baracho.

Marcellino Arroyo, João do Mello Pereira Sampaio, João Monteiro Vieira do Castro, Joaquim Simões Ferreira José Alberto da Costa Fortuna Rosado, José Benedicto de Almeida Pessanha, José Bento Ferreira do Almeida

Entraram durante a , sessão os srs. - Alfredo Carlos Le-Cocq, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Maximo Lopes de Carvalho, Antonio do Menezes e Vasconcellos, Arthur Pinto do Miranda Montenegro, Bernardo Homem Machado, Carlos Augusto Ferreira, Carlos José do Oliveira, Conde de Burnay, Eusebio David Nunes da Silva, Francisco Silveira Vianna, Frederico Ressano Garcia, Joaquim Heliodoro Veiga, Joaquim José Pimenta Tello, Joaquim Ornellas de Matos, José Adolpho de Mello o Sousa, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José Capello Franco Frazão, José Dias Ferreira, José Eduardo Simões Baião, José da Fonseca Abreu Castelo Branco, José Maria Pereira de Lima, Luiz José Dias, Manuel Antonio Moreira Junior o Sertorio do Monte Pereira.

Não compareceram á sessão os srs. : - Adolpho Alves de Oliveira Guimarães, Alfredo Cesar de Oliveira, Álvaro do Castellões, Anselmo do Andrade, Antonio Carneiro de Oliveira Pacheco, Antonio Simões da Reis, Antonio Tavares Festas, Antonio Teixeira do Sousa, Arthur Alberto do Campos Henriques, Conde do Idanha a Nova, Conde de Paçô Vieira, Conde da Serra do Tourega, Francisco do Almeida e Brito, Francisco Antonio da Veiga Beirão, Francisco Barbosa de Couto Cunha Sotto Maior, Francisco Furtado do Mello, Francisco Manuel de Almeida, Francisco Xavier Cabral do Oliveira Moncada, Gaspar de Queiroz Ribeiro de Almeida e Vasconcellos, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Henrique da Cunha Matos do Mendia, Jacinto Candido da Silva, Jacinto Simões Ferreira da Cunha, João Abel da Silva Fonseca, João Baptista Ribeiro Coelho, João Catanho de Menezes, João Joaquim Izidro dos Reis, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Pinto Rodrigues dos Santos. Joaquim Augusto Ferreira da Fonseca, Joaquim Paes de Abranches, Joaquim Saraiva do Oliveira, Baptista, José do Abreu do Couto Amorim Novaes, José Estevão de Moraes Sarmento, José Gonçalves Pereira dos Santos, José Gregorio do Figueiredo Mascarenhas, José Luiz Ferreira Freire, José Maria Barbosa de Magalhães, José Mathias Nunes, Leopoldo José do Oliveira Mourão, Luiz Cypriano Coelho do Magalhães, Luiz Fisher Berquó Posas Falcão, Luiz Osorio da Cunha Pereira de Castro, Manuel Affonso de Espregueira, Manuel Pinto de Almeida, Manuel Telles do Vasconcellos, Visconde de Melicio e Visconde da Ribeira Brava.

Acta Approvada,