O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DKPUTADOS

tisfação ao requerimento do Sr. Deputado Abel Pereira de Andrade, copia de varias analyses feitas no laboratorio chimico-agricola do Porto.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, enviando, em satisfação ao requerimento do Sr. Deputado Francisco Joaquim Fernandes, nota das estradas concluídas e em construcção no concelho de Sinfaes, Direcção das Obras Publicas de Viseu.

Para a secretaria.

Do Ministerio das Obras Publicas, enviando por copia, em satisfação ao requerimento do Sr. Deputado José Augusto Moreira de Almeida, parte do parecer do Conselho Superior de Obras Publicas e Minas, datado de 10 de maio de 1907,-sobre o projecto de viação accelerada entre Tejo e Mondego.

Para a secretaria.

Do Juízo de Direito da comarca do Fundão, remettendo a culpa formada contra o Sr. Deputado da Nação Aurelio Pinto, por ter sido julgada.

Para a commissão de legislação criminal.

Da Junta do Credito Publico, participando para os fins convenientes o fallecimento do seu vogal effectivo D. Antonio, Caetano do Carmo de Noronha, que foi eleito por esta Camara, para o actual triennio.

Para a acta.

Da Camara Municipal de Salvaterra de Magos, agradecendo o voto de sentimento da Camara dos Senhores Deputados, referente aos abalos de terra que se deram naquella localidade.

Para a secretaria.

Do Governo Civil do districto de Lisboa, enviando uma representação documentada da Camara Municipal da Moita, pedindo autorização para desviar do fundo de viação a quantia de 150$000 réis, destinada á pesquisa de aguas.

Para a commissão de administração publica e legislação civil.

Do Sr. Deputado Joaquim Anselmo da Matta Oliveira, solicitando licença para se ausentar do reino, em commissão de serviço publico.

Foi concedida.

Illmo. e Exmo. Sr. Presidente da Camara dos Senhores Deputados. - Carecendo, por motivos de ordem particular, urgentes, de me ausentar por algum tempo para o estrangeiro, venho rogar a V. Exa. a subida fineza de, na primeira sessão util, apresentar esta minha declaração á Camara, com pedido instante o respeitoso, da minha parte, para me ser concedida a necessária autorização. - Alberto Charula.

Foi concedida.

O Sr. Presidente: - E com profundo sentimento que communico á Camara o fallecimento de alguns Senhores Deputados, fallecimento que se deu durante o tempo era que estiveram adiadas as Camaras.

Foram elles: Alvaro Valdez Penalva, Joaquim Ornellas de Mattos, Visconde do Rio Sado, Elmano da Cunha, Feliciano Marques Pereira, Venancio Deslandes, Figueiredo Leal e Miguel Maximo Monteiro.

Como V. Exas. acabam de ver, infelizmente, é longa a lista. Entre elles encontram-se homens de uma alta intellectualidade, e todos serviram o país e honraram a Camara com o seu talento e virtudes. Proponho por isso que na acta da sessão de hoje seja lançado um voto de sentimento e se façam as communicações devidas. - (Vozes: Muito bem).

Para a minha proposta entrar immediatamente em discussão, peço, dispensa do regimento.

Dispensado o regimento, entra em discussão.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino (Wenceslau de Lima): - Sr. Presidente: justo é que ao iniciarmos os nossos trabalhos digamos algumas palavras de sentimento em memoria de antigos companheiros nesta casa do Parlamento, que são fallecidos.

Citou V. Exa. os nomes dos illustres Deputados que morreram desde a ultima sessão parlamentar até agora. Conheci-os a todos; de alguns fui companheiro de luta; tive uns por amigos, outros por adversarios; mas a todos tributo o sentimento da minha saudade e da plena justiça que elles merecem.

Um d'elles, o Sr. Alvaro Valdez Penalva, foi um official distincto e valente, que honrou a armada, e que nos combates em Africa tanto se distinguiu que mereceu ser condecorado com o officialato da Torre e Espada; conheci-o como secretario do illustre Presidente do Conselho, o Sr. Ferreira do Amaral, com quem tive a honra de servir, e então apreciei não só os seus excellentes dotes de caracter e de intelligencia, como quanto elle era devotado ao serviço publico e quanto a patria delle tinha a esperar, não só do seu caracter como da sua intelligencia.

O Visconde do Rio Sado, a quem V. Exa. tambem se referiu, foi um dos Deputados que encontrei no Parlamento quando nelle entrei pela primeira vez. A sua memoria tributo uma homenagem de saudade.

Todos os outros são merecedores da nossa saudade, da nossa sympathia e do nosso respeito.

Tenho dito. (Vozes: - Muito bem).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Moreira Junior: - Pedi a palavra para, em nome do partido progressista nesta casa do Parlamento representado, me associar às palavras que V. Exa. pronunciou em homenagem áquelles que no intervallo parlamentar falleceram.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Pereira dos Santos: - Pedi a palavra para me associar em nome do partido regenerador ao voto de sentimento que V. Exa. acaba de propor pela perda dos illustres cidadãos que foram membros d'esta Camara.

A todos a nossa parcialidade política dirige as suas condolencias.

Sr. Presidente: todos são dignos da consideração d'esta Camara, sejam quaes forem os credos políticos em que tenham militado, porque todos procuraram, segundo o seu credo, a melhor forma de servir os interesses da sua patria.

Entre elles destacarei, em primeiro logar, os nossos companheiros de trabalho, Alvaro Penalva e Marques Pereira; é a respeito d'estes que a nossa dor é mais intensa e viva, porque foram áquelles que ultimamente mais viveram comnosco e de que nos ficou portanto uma affectuosa saudade (Apoiados).

Alvaro Penalva era no Parlamento um dos seus membros mais illustres; as qualidades superiores de talento revelou-as em discussões n'esta Camara. Ao mesmo tempo em Alvaro Penalva perde a gloriosa e heroica marinha nacional um dos seus membros mais illustres e estimados. (Apoiados).

Sr. Presidente: a perda de Alvaro Penalva é muito sentida por nós, por isso mesmo que apreciávamos devidamente os dotes de caracter e de talento d'este nosso collega tão illustre e tão querido.