O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

589

Em virtude da resolução da camara dos senhores deputados se publicam os seguintes documentos

(Continuado do numero antecedente)

Diz Manuel Pinto de Araujo, d'esta villa, que para fins convenientes e de interesse publico, precisa por certidão e de teor todo o conteudo do processo crime instaurado n'este juizo pelo ministerio publico contra Antonio Gomes, carreiro, do Salgueiral de Godim.

Pede a v. ex.ª, ex.mo sr. juiz de direito, mande passar a certidão requerida. — E. R. M.ce = Manuel Pinto de Araujo.

Deferido em termos. — Regua, 12 de janeiro de 1864. = Sousa Pires. — Escrivão, Lucas.

Certidão

Lucas Maria de Magalhães, um dos escrivães de direito n'esta comarca, por Sua Magestade Fidelissima, a quem Deus guarde.

Certifico em como em meu poder e cartorio se acha um processo crime, em que é parte o ministerio publico e réu Antonio Gomes, carreiro, do logar (do Salgueiral de Godim, e o conteudo d'elle pedido por certidão é o seguinte:

Autuação

Peso da Regua. — 1863. — Escrivão Magalhães. — Feito crime. — Parte o ministerio publico. — Arguido Antonio Gomes, carreiro, do Salgueiral. — Anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1863, aos dez dias do mez de dezembro do dito anno, n'esta villa do Peso da Regua e meu cartorio, autuei o auto de investigação que se segue.

— Lucas Maria de Magalhães o escrevi.

Petição

Ex.mo sr. — Diz o delegado do procurador regio, nesta comarca, que requer se proceda a auto de exame e corpo de delicto pelo escrivão a quem pertencer por distribuição, sobre os factos constantes da participação junta, e com as testemunhas da mesma constantes. Vae junta a faca a que na mesma participação se allude.

Peso da Regua, 10 de dezembro de 1863.

Pede a v. ex.ª se digne deferir-lhe. — E. R. M.ce = José Fragateiro.

Despacho

Escrivão Magalhães. — Proceda-se a exame no dia 14 do corrente pelas dez e meia do dia, feitas as intimações necessarias.

Regua, 10 de dezembro de 1863. = Sousa Pires. Officio

Administração do concelho do Peso da Regua. — N.° 234.

— Ill.mo sr. — Para os fins convenientes envio a v. s.ª o auto de investigação a que procedi, por esta administração, contra Antonio Gomes, carreiro, da freguezia de Godim, por lhe serem encontradas armas prohibidas, e acto de resistencia contra a auctoridade.

Deus guarde a v. s.ª Peso da Regua, 3 de dezembro de 1863. — Ill.mo sr. delegado do procurador regio n'esta comarca.

Remetto a faca que ao mesmo foi encontrada. = O administrador do concelho, Alfredo de Figueiredo Perry.

Auto de investigação a que se procedeu, por esta administração, contra o facto de resistencia e uso de armas prohibidas, na pessoa de Antonio Gomes, carreiro, da freguezia de Godim.

Anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1863, aos 25 dias do mez de novembro, n'esta administração do concelho do Peso da Regua, pelo administrador do mesmo, o bacharel Alfredo de Figueiredo Perry, foi dito que chegava ao seu conhecimento que na noite de 21 do corrente, andando a rondar as ruas d'esta villa o juiz eleito Manuel Joaquim da Costa Santos, com mais alguns individuos, encontraram pelas nove horas da noite um grupo de tres homens desconhecidos, que tentaram reconhecer, o que não conseguiram por fugirem, ficando apenas um que resistiu, puxando por uma faca de matar porcos; e porque este facto deva ser punido severamente, mandou elle administrador proceder á inquirição das testemunhas ao diante produzidas, e lavrar o presente auto para ter o destino competente.

Eu José Antonio Gonçalves Lanhoso, escrivão, o escrevi, o elle administrador assignou. — Alfredo de Figueiredo Perry.

Manuel Joaquim da Costa Santos, casado, proprietario, e juiz eleito d'esta villa do Peso da Regua.

Perguntado, sob juramento, ácerca do conteudo do corpo do auto retrò, disse que na noite de 21, pelas nove horas da noite, pouco mais ou menos, indo com outros individuos rondar as ruas d'esta villa, por noticia que haviam dado ao administrador d'este concelho e a elle testemunha de que para a casa da companhia e armazem da Ameixieira, pertencente ao sr. Torres, entrava gente armada, chegando ao