O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

do poder de a representar. Por consequência bem examinado tudo convém, que não venham aqui os Paieceres^ das Cornmissões surpreender a Camará, não digo que essa seja a intenção do Sr. Lacerda, já o Sr. Ministro do Reino disse, que não era, e eu o creio: mas eu não prescrulo intenções, digo, que sendo as duas proposições inteiramente conne-xás a Camará deve toma-Jas em consideração si-.multaneamente , embora V. Ex.a peça votação sobre cada urna delias.

O Sr. Silva Cabral: — Como ainda não vi fazer questão sobre a nomeação das Commissòes, sem -•prejuízo do Requerimento que queira mandar para a Mesa o Sr. Fonseca Magalhães, requeiro a V. Ex.a que consulte a Camará sobre se eslá discutida unicamente a matéria do Requerimento do Sr. Lacerda.

Julgada discutida) foi logo approvado o Requerimento do Sr. Lacerda.

E procedendo-se á eleição da Commiasfjo Especial, que tem de examinar os Relatórios do Governo, so-ôre o uzo que elle fez dos poderes discricionários.

Entraram na urna 91 listas, 8 das quaes eram brancas, e 3 irregulares. Maioria absoluta 4i votos.

Saíram eleitos

Os Srs. José' Maria Grande com........ 68 volos

D. Marcos............*...... . 67

Agostinho Albano .*.».»....... 67

Pereira de Mello ...,...»......66

Moura Coulinho,.,.....,......66

Os Srs. Carlos Bento.................65 volos

Silva Cabral..................64

Seguiu-se a eleição da Comniissão, que ha de dar o seu Parecer so/irc o Relatório das medidas, em que o Governo exorbitou das suas atlnbuiçôes legaes:

Entraram na urna 76 lista», 5 das quaes eram brancas, e l irregular. Numero de volantes 70. M.iiona absoluta 36. Saíram eleitos

O» Srs. Pinheiro Ferreira com......w... 62 votos

Si mas....................... . 61

João Elias....................60

Pereira Pitilo.................60

Castilho......................60

Rebello Cabral................59

Ferrão......................58

O Sr. Presidente: — A hora eslá muito adianta* da para se poder traclar de outro objecto. Devo lembrar á Camará que estão quasi exhauridas as matérias que podiam dar-se para Ordem do Dia; convido por tanto a Commissão n que hajam de reunir-se para ver se apresentam alguns trabalhos que sejam de interesse mais transcendente;..mas rogo aos Srs. dasCommissôes que efiecti vãmente aproveitem o tempo, e que compareçam. Amanhã se dará a Ordem do Dia para aSessão seguinte. Está levantada a Sessão. — Eram três horas da tarde.

O 1.° REDACTOR, J. B. GASTÃO.

N." 2.

em

Presidência do Sr. Gorjão ff enriques.

o um quarto depois do meio dia, e não havendo numero suílicienle para se abrir a Sessão disse :

O Sr. Presidente: — Está bastante adiantada a hora, ale'm duquella em que se devia abrir a Sessão ; e não vejo a probabilidade de se reunirem os Srs. Deputados ern numero; entretanto não posso deixar de notar que o Regimento determina que ein dias de Com missões se Jêa a Acta, e depois de lida, a Camará se dissolva ern Commissòes. A Acta não pôde lêr-se sem que esteja presente numero legal ; por tanto temos a falta de uma Sessão. Desejaria que os Srs. Deputados tomassem em consideração esta disposição do Regimento, e que a fizessem mesmo comtnunicar aos seus Collegãs, para que não aconteça esta irregularidade, pela qual ate' O dia de Comcnissôe» vai a considerar-se um dia feriado, o que nó& não podemos fazer. O Regimenta prescreve as Sessões todos os dias: esta Sessão e menor; entretanto deve ser uma Sessão segundo o Regimento.

Quanto á Ordem do Dia, eu daria a continuação

da discussão da Lei dos Foraes, que ficou no §. 3.° do art. 14.°: não sei se a Camará quererá occupar-se desta discussão, e não a dou desde já-, porque vejo também que falta uma grande parle dos Membros da mesma Corrimissão, que ainda não voltaram á Camará; por tanto intercallarernos esta discussão com os seguintes Projectos: N.° 22, sobre a inlelligencia da Lei, a respeito do Monte-Pio, que pertence a D. Francisca Felizberta de Brito Berredo; N.° 52, sobre o mesmo objecto, a respeito de D. Anna Augusta Biker; N.° 86, sobre os meios d& manter na índia os direitos da Coroa e da Igreja ; N.° 120, sobre reconhecimento de assi-gnaturas na Secretaria de Marinha; e N.° 124, sobre o estabelecimento da Bibliotheca de Braga.

A hora da abertura da Sessão deverá ser a das 11, que é a que está determinada.

Os Membros da Camará, que estavam presentes dissolverara-sc, indo para as Commissòes.

O REDACTOR,