O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

138

eram boas para construeçno, ou se foram tolas vendidas.. Os povos vendo, qn<_ conservado='conservado' estavam='estavam' governo='governo' outras='outras' consideração='consideração' vender='vender' algumas='algumas' tag1:_-.='_:_-.' lei='lei' incurtar='incurtar' peco='peco' redusiiho-sc='redusiiho-sc' pela='pela' como='como' pedir='pedir' afim='afim' ir='ir' tag0:sc='íb:sc' ao='ao' as='as' está='está' ítuelorisação='ítuelorisação' charneca='charneca' seja='seja' direi='direi' nada='nada' seus='seus' unia='unia' mando='mando' requerimento='requerimento' inhibido='inhibido' elle='elle' representação='representação' por='por' se='se' citei='citei' outro='outro' vendido='vendido' _='_' ern='ern' ser='ser' a='a' preciso='preciso' tome='tome' e='e' incidente='incidente' n='n' llies.-cr-vir='llies.-cr-vir' o='o' p='p' ibi='ibi' logradouro='logradouro' nào='nào' com='com' de='de' occa-sião='occa-sião' sê-lo='sê-lo' gados.='gados.' mesmo='mesmo' tomar='tomar' vier='vier' parlamento='parlamento' nem='nem' também='também' podiam='podiam' rés='rés' consequência='consequência' represenla-uo='represenla-uo' eorladas='eorladas' etleilo='etleilo' tag2:_='m:_' outra='outra' pedem='pedem' fazenda.='fazenda.' esse='esse' eu='eu' este='este' na='na' esta='esta' quizer='quizer' já='já' revogar='revogar' que='que' arvores='arvores' fazer='fazer' tiravam='tiravam' ainda='ainda' merecer.='merecer.' para='para' mesa='mesa' nessa='nessa' não='não' deve='deve' mandada='mandada' ou='ou' malta='malta' qne='qne' r.-o='r.-o' ó='ó' pode='pode' rnais='rnais' nella='nella' ha='ha' rst.a='rst.a' tendo='tendo' possa='possa' apascentarem='apascentarem' terreno='terreno' porque='porque' xmlns:tag0='urn:x-prefix:íb' xmlns:tag1='urn:x-prefix:_' xmlns:tag2='urn:x-prefix:m'>

(.) Sr. Presidente : — Segundo a praclica, na Segunda leira se lhe dará destino.

O Sr. Haijonn: — V. ttx.* honlom deu para ordem do dia de hoje a continuação do que estava para hontein. A ordem do dia que estava hontem, eru a continuação de Interpelações, e incornpatibili-dades ; pergunto se h''je o Sr. Ministro da Fazenda, o do Reino virão, e se eu poderei ter esperança de verificar hoje a minha ínterpellnção ?

O S''= 1'rryi.d.rntr — A ordem d" dia <_ de='de' do.='do.' do='do' também='também' impedem='impedem' participar='participar' iloje='iloje' ilações.='ilações.' vir='vir' acenda='acenda' remo='remo' consequência='consequência' em='em' virlude='virlude' er='er' es-a='es-a' sr.='sr.' as='as' hoje='hoje' uniu='uniu' ministro='ministro' sua='sua' que='que' parenta='parenta' podia='podia' negócios='negócios' nmilo='nmilo' por='por' para='para' mesa='mesa' nler='nler' camará='camará' urgentes='urgentes' continuar='continuar' não='não' publico='publico' á='á' constar='constar' comparecer='comparecer' participou='participou' e='e' porem='porem' failec.i-menlo='failec.i-menlo' j='j' m='m' o='o' p='p' inisl.ro='inisl.ro' podem='podem' la='la' exactamente='exactamente' serviço='serviço' pé='pé' ú='ú' acaba='acaba' nào='nào'>

O Sr- liai'jana: — Entretanto, como está presente o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, eu pedia-lhe quizesse participar ao seu Collega da Fazenda, •que eu desejava muifo que os esclarecimentos, que pedi, sejam mandados á ("amara com 'brevidade; um é a respeito dos credores dos mil e seiscentos contos, de que falia o Decreto de 3 de Dezembro, e a Repartição por onde o pagamento tem de ser feito, e as condições; jparecc-me ser isto objecto de copia, que não poderá levar muito tempo; e o outro e o que diz respeito ao papel sei lado.

O Sr. Mininlro dos Negócios Estrangeiros: — '(Jcrvi.s ,lc slloitguiii ;. Isto nào c' favor, e obrigação ; pôde o illuslre Deputado ter a certeza, que se eu hoje estiver com o meu Coilega da Fazenda, ;hoje mesmo lhe participo o que deseja.

O Sr. I3arão de sllmcinm —Ha dias que está 'pendente uma Interpellaçào minha para corn o Sr. -Ministro do Reino-acerca do negocio do Terreiro, e -tendo vindo -hoje os esclarecimentos que eu tinha -pedido acerca 'das obras do Tejo, desejava eu que na occasião em que tivesse Jogar a Interpellaçào sobre o Terreiro, que S. Kx." se prestasse tamboin a d.ir algumas rôòpòstas relativamente a'e:;sas obras do Tejo, e próximas ao Tejo, que estão em andamento, porque em presença desses esclarecimentos, que 'já vi por alto, intendo que elevo fazer algumas per-•guri i as n S. Ex.J acerca de-*e objecto. Desejo pois

que V. Ex.B faça saber ao Sr. Ministro, que perten-do interpella-!o a esse respeito.

C) Sr. Presidente; —Queira mandar a sua Proposta por escriplo para a .Mesa, para se fazer aço. n-rnunicação.

ORDEM DO DIA.

Continu /f

O Sr. Presidente: —.Está em discussão a |>aite do Parecer relativa no Sr. Lourenço Jose.Moniz, Commissario dos Kstudos no Funchal, e Membro da Co m missão Mixta no Cabo da Boa Esperança.

C) Sr. L. J, Moni*: — N M o ha remédio, di/em aqui os meus visinhos, c eu repito, não ha remédio, senão entrar eu também no campo ingrato desta discussão pessoal, Não e necessário ter qualquer muita modéstia para lhe ser muito desagradável tractar de si mesmo, e em uma seena como e-ila ; e por isso m-pero que a Camará nào lerá muita dilVlculda lê em acreditar que a minha posição me e r\! i ruiamentc penosa, sobre tudo depois da ('amara já st; achai tão eancada de tanto ouvir faltar em Opções.

Sr. Presidente, eu na verdade eslava debaixo da impressão que nào seria obrigado a optar na actual Legislatura quanto á primeira parle dos dois artigos que formam o Parecer da Couimis.jào a meu respeito, isto e, quanto ao logar de Coinmissnrio dos Estudos no Districlo do Funchal. No decurso da discussão

j »;| | •!•(•(•- MH' qt|r nl;^IIIIS di')M IIHMlS llliiSfiOS C/olIrgaS,