O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 158 —

los meus gestos, e pela mobilidade da minha fisionomia; se v. Ex.ª não se dispõe a interpor a sua auctoridade paternal quando me vir affrontado, ou se se lembrar de a applicar a todos excepto a mim; se intende que deve sustentar a sua imparcialidade á custa da minha honra o dos meus nervos, então sacrifico a minha procuração á amizade que tenho a v. Ex.ª, e retiro-me do Parlamento, porque não está no meti poder soffrer com resignação e força d'alma injurias como aquellas que me dirigiu o Sr. Deputado, cujo nome ignoro; nem nunca se viu n'um homem de tal idade e posição um pugillato de palavras, como as que me dirigiu. O Sr. Mello e Carvalho: — 'Peço a palavra.

O Sr. Presidente: — Agora eu como o principal accusado: a Camara hade-me permittir que me defenda. (Apoiados)

Sinto muito que o Sr. Deputado pensasse que pertendo sustentar imparcialidade á sua custa; quero sustentar a imparcialidade que este logar reclama para desempenhar os meus deveres não á custa do Sr. Deputado, liem de nenhum Outro. (Apoiados) Se o Sr. Deputado julgou que eu me reputei offendido corri a resposta que me deu, hade-me permittir lhe diga que se enganou. É verdade que a não achei conforme porque o illustre Deputado devia responder — É pro ou contra — e foi por isso que lhe dirigi uma nova pergunta; mas depois da nova resposta do Sr. Deputado, inscrevi-o como intendi que devia fazel-o

Quem se julgou offendido com a resposta do Sr. Deputado foi O Sr. Mello e Carvalho ao qual, voltando-se para o Sr. Deputado, eu adverti que fallasse para a Meza, como o meio de evitar o progresso do que estava dizendo, e disse-lhe aquillo que intendi melhor, por S. Ex. estar usando de expressões improprias do Parlamento: e elle promptamente declarou que as retirava. Mas como podia eu obstar a que o Orador, que se considerava offendido, retribuisse essas offensas se por ventura o eram? O que peço acreditem é que eu não quero ser imparcial, á custa de ninguem. Mas o que desejo é que cada um faça pela sua parte por não dar motivo a scenas desagradaveis; porque tenho notado immensas vezes, cada dia a experiencia neste logar mais me ensina, que se cada um não cumprir religiosamente não direi já os preceitos do Regimento, mas da dignidade Parlamentar, é impossivel a quem quer que seja, a toda a Camara, quanto mais ao Presidente, mante-los como elles devem ser mantidos. (Apoiados).

Vou consultar a Camara igualmente sobre se permitte que tambem falle para explicação o Sr. Mello e Carvalho.

Decidiu-se affirmativamente.

O Sr. Mello e Carvalho: — Sr. Presidente, eu querendo mostrar que as Dictaduras successivas são prejudiciaes, fiz um retrospecto para as Monarchias absolutas, cujo restabelecimento considero impossivel, e tambem disse, que se estas eram impossiveis, não menos eram impossiveis as Republicas democraticas: que ambas estas formas, na actualidade da civilisação eram impossiveis porque não offereciam garantias á vida social. Fiz menção de certos factos que são do dominio da Historia, e referindo-me a elles, como podia eu fazer injuria a quem quer que fosse? Não fiz injuria, e se pronunciei o nome do Sr. José Estevão Coelho-de Magalhães quando pedi u a palavra quando eu fallava, e porque estava perfeitamente certo de que não tinha soltado uma só expressão pela qual alguem se pudesse offender.

Portanto declaro que não usei de uma só expressão que fosse offensiva nem da dignidade da Camara, nem da dignidade de nenhum Sr. Deputado, não sei que a usasse, não sei que expressão fosse essa, ninguem ma notou; mas se eu a disse-.se, se eu a pronunciasse, declaro desde já segundo os principios da minha educação, da minha idade, e da minha posição, que eu a retirava.

Consequentemente não tendo eu em nada fallado á dignidade da Camara, e á minha propria, nenhuma explicação posso dar.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã, é a mesma que vinha hoje. Está levantada a Sessão. — Eram Mais de quatro horas da tarde.

O 1.º REDACTOR

J. B. GASTÃO