O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

459

modidade dos eleitores, porque na divisão territorial de 1854 tiraram se ao concelho de Murça tres freguezias que passaram para o concelho de Alijó;,e são: o Populo, Pegarinhos e Santa Eugenia; e estas duas ultimas se pertencessem ainda ao concelho de Murça fariam de certo parte da assembléa do Candedo; mas como já não pertenciam, não podia a assembléa do Candedo ser maior, sem prejuizo da commodidade dos eleitores, porque o concelho de Murça é hoje muito estreito por aquelle lado, e largo pelo lado opposto. Foi portanto á freguezia do Candedo a designada come devia ser para assentada da assembléa mais pequena, e a cabeça do concelho para a maiores porque a isso forçava a disposição do mesmo concelho.

Disse nos o nobre deputado pôr Alijó que =o concelho de Murça estava em estado completamente anarchico durante a campanha eleitoral, e que indo s. ex.ª a Murça fóra insultado por um bando de homens que em assuada lhe dirigiram palavras offensivas =. S. ex.ª appellou para o meu testemunho, e eu com muita magua venho dizer que o facto a que alludiu o nobre deputado é desgraçadamente verdadeiro. S. ex.a foi tratado pouco convenientemente no concelho de Murça em uma occasião em que lá foi, muitos dias antes da eleição. Lastimei o facto, e lastimo-o ainda hoje, porque lastimo sempre todos os transtornos da ordem, partam d'onde partirem, venham d'onde vierem (muitos apoiados). Offereço toda a minha vida, quer publica quer particular, em abono do que acabo de dizer; provoco todos os homens que n'este paiz me conhecem, para que me provem o contrario (muitos apoiados).

Houve esse facto, e facto desagradabilissimo, que eu não posso deixar de confessar que senti que se desse; mas o que é certo é que passada essa explosão que aquella gente manifestou contra o illustre deputado (o que foi quinze eu vinte dias antes da eleição), a ordem restabeleceu-se e nunca mais foi alterada, e no dia da eleição as cousas correram regularmente, e tão regularmente e com tanta placidez da parte dos habitantes d'aquelle concelho, que estando ali um agente do cavalheiro a que ha pouco me referi, e que vem mencionado n'aquelles autos, dando uma libra a quem se abstivesse de votar, e duas a quem quizesse votar nn lista da opposição, não lhe succedeu por isso o menor incommodo. Isto fazia se ali publicamente, e esse agente não recebeu desconsideração alguma pelo insultuoso facto de querer comprar os eleitores. Será isto anarchia? Estaria o concelho em estado anarchico? Parece-me que isto é o maior symptoma de que havia placidez e ordem (apoiados). Em poucos povos se estaria corrompendo os eleitores por tal fórma, sem que o individuo que o fizesse recebesse alguma demonstração dolorosa pelo facto injustificavel que estava praticando (apoiados).

Disse se tambem que = um cavalheiro da terra fóra desconsiderado, -que era um homem influente e respeitado =. Eu digo que era não só influente e respeitada, mas um homem de grande fortuna e de grande influencia incontestavelmente.

Mas querem saber por que esse homem foi desconsiderado pelos seus vizinhos e lhe «fizeram apupadas á porta? Vou dize-lo, porque logo que comecei disse que havia de dizer a verdade com toda a franqueza; a verdade nua e crua, embora sem elegancia. Eu aprendi unicamente a eloquencia dos factos, não sei orar de outro modo. (Vozes: — Muito bem.)

Esse homem era de grande influencia, e um grande negociante vinhateiro. Tinha duzentas pipas de vinho para vender, e esse vinho foi lhe comprado pelo preço corrente e mais 2 libras em pipa, comtanto que elle se prestasse a apoiar a lista da opposição...

Vozes: — Ouçam, ouçam.

O Orador: — O homem aceitou as 400 libras ecoai 400 libras parece-me que devia comprar muita gente, ainda que não fosse da mais vendável! Pois não comprou ninguem! (Riso.) Não comprou ninguem, porque ninguem se quiz vender, porque os transmontanos são difficeis de comprar. Eu tenho muita gloria e desvanecimento por pertencer aquelle districto e aquella provincia.

Este homem, que era bemquisto e estimado, por este facto passou a ser aborrecido e desprezado pelos seus visinhos, porque o primeiro a quem foi offerecer dinheiro recusou-lh'o com indignação, e este nobre exemplo foi seguido pelos mais, de modo que o resultado foi fazerem lhe essas assuadas e charivaris, mas tudo isto foi anterior, muito anterior ao acto eleitoral.

Fallou o illustre deputado em umas caveiras que se estavam mostrando aos eleitores para os aterrar! Onde iriam os governamentaes buscar as caveiras? Iriam levantar as sepulturas para as tirar de lá? A mostrar caveiras aos eleitores! Parece incrivel que se venha dizer isto! Mas visto que se disse, eu vou contar á camara o que deu logar á tal invenção das caveiras.

Houve n'aquella terra um capitão mór, o pae do actual conde do Casal, pessoa muito respeitada. Este homem usava de cabelleira, e tinha um pau ou mono em que punha a cabelleira dependurada para a pentear (riso); o capitão mór morreu ha muitos annos, e o tal mono, pau de cabelleira, ou como lhe quizerem chamar, estava carunchoso e inutil, não servia de nada ha muitos annos por falta de cabelleira, e o feitor da casa deu aquella prenda a uns rapazes e elles foram com ella para a rua. A estes juntou-se toda a mais rapaziada da terra, que tinha como a gente grande tomado parte na indignação contra o homem que se bandeara para a opposição, e pondo um lenço na cabeça do mono andaram correndo as ruas com elle, e dizendo: «Aqui vem a pretinha, quem a quer comprar, vende se mais barata que o vinho». Ora aqui tem a camara o que era a caveira (riso).

E quando se terminou a eleição um rapaz, depois de publicado o resultado do escrutinio, quando o acto eleitoral tinha findado (não venha dizer se que foi antes do acto eleitoral ter findado), depois do acto eleitoral estar concluido, um rapaz subiu á torre dos sinos e começou a tocar á finados, e perguntado por que estava a tocar a finados, respondeu: «Toco a finados, porque morreu a opposição em Murça». (Riso.) O rapaz saíu d'ali, e junto com outros espetaram um pau por baixo do mono, e andaram apregoando pelas ruas: «Quem quer, a minha pretinha que se vende mais barata que o vinho?» (Riso.) Aqui estão os grandes escandalos é as caveiras com que se aterraram os eleitores (riso). E tudo isto que acabo de dizer não foi mais que uma brincadeira de rapazes (apoiados); e o illustre deputado sabe-o perfeitamente, assim como sabe que tudo isto teve logar depois de findar o acto, eleitoral. E verdade que do concelho de Murça vieram tambem tres no numero d'esses trinta e tantos cavalheiros que, em nome do districto de Villa Real, vieram pedir ao governo de Sua Magestade que demittisse o governador civil pelas grandes violencias que tinha praticado.

Eu não conheço esses cavalheiros, mas creio que têem muita respeitabilidade; entretanto para contrapesar o que dizem esses cavalheiros, está aqui esta representação dos habitantes de Murça. Faço justiça aquelles cavalheiros, supponho-os muito dignos, mas parece-me que tambem tenho direito a esperar que a camara supponha que cada um destes individuos, que está assignado n'esta representação, vale tanto como cada um dos tres cavalheiros que vieram a Lisboa na embaixada (apoiados). A representação está assignada por 360 eleitores. Vejamos o que diz a representação (leu).

Como disse, esta representação está assignada por 360 eleitores, cada um dos quaes vale pelo menos tanto como cada um d'esses cavalheiros que ahi vieram (apoiados), porque esses cavalheiros que alii vieram a dizer a verdade, comquanto respeitaveis, não apresentaram procuração de pessoa alguma, nem de qualquer corporação (apoiados).

A quem representam elles? Representam um partido politico? Se representam um partido politico, qual foi o comicio que lhe passou procuração? (apoiados.) Se representam em nome de um districto, aonde estão as procurações das diversas camaras do districto? (Apoiados.) Se representam o seu concelho, aonde está a procuração da camara municipal, ou de cidadãos reunidos por qualquer fórma para os auctorisar? (Apoiados.) Por consequencia a representação d'aquelles individuos fica destruída pelas 360 assignaturas, todas de eleitores (apoiados). Estas assignaturas estão reconhecidas por um tabellião.

A hora deu, e eu tenho ainda bastante que dizer, por isso peço a V. ex.a que me reserve a palavra para a sessão seguinte.

Vozes: — Muito bem.

O sr. Guilhermino de Barros: — Mando para a mesa um parecer da commissão de fazenda, e peço a v. ex.ª que me inscreva sobre-a materia sujeita á apreciação da camara.

O sr. Presidente: — Amanhã ha trabalhos em commissões.

A ordem do dia para sexta feira é a continuação da de hoje, e mais os projectos n.os 13 e 14 d'este anno. Está levantada a sessão. Eram Quatro horas da tarde.