O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

480 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

nistros, em 22 de fevereiro de 1886. - Illmo. e exmo. sr. presidente da camara dos senhores deputados da nação portugueza. - José Luciano de Castro.
Mandou-se archivar.

2.° Do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 200 exemplares das contas de gerencia d'este ministerio, relativas ao anno economico de 1884-1885 e ao exercício de 1883-1884.
Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Da associação commercial de Lisboa, pedindo que não sejam approvadas as medidas de fazenda propostas na sessão de 6 do corrente mez.
Apresentada pelo sr. presidente da camara, enviada á commissão da fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

2.ª Das direcções dos bancos commercial de Lisboa, lusitano, Lisboa & Açores, ultramarino e do povo, e das companhias e sociedades auonymas, agrícola e financeira de Portugal, de fiação e tecidos lisbonense; de seguros, bonança, fidelidade, mineira (Ciudad Real), alliança fabril, de fiação e tecidos de Torres Novas, de estamparia em Alcantara, do mercado da praça da Figueira, das minas de Huelva, de fiação de Thomar, mineira de Trevões, das minas da Tapada, de carruagens lisbonense, das lezírias do Tejo e Sado, lisbonense de estamparia e tinturaria de algodões, de seguros Tagus, das minas de Cala, das minas de cobre da Cabeça Alta, da portugueza industrial mineira, de papel de Alemquer, das minas de Gondomar, carbonífera e industrial do Pejão, de credito e industria, de lanifícios da Arrentella, nacional de tabacos, da fabrica de tabacos nas barreiras de Xabregas, da fabrica de papel do Prado, em Thomar, da fabrica de faianças das Caldas da Rainha e da empreza ceramica de Lisboa, contra algumas das disposições contidas na proposta de lei n.° 1, apresentada pelo sr. ministro da fazenda na sessão de 6 do corrente mez.
Apresentada pelo sr. presidente da camara, enviada á commissão de fazenda e mandada publicar no Diario do governo.

3.ª De uma commissão nomeada no comício de Villa Real, pedindo a construcção do caminho de ferro do vallo do Corgo.
Apresentada pelo sr. presidente da camara, enviada á commissão de obras publicas e mandada publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

1.° 27 requerimentos de officiaes da arma de cngeuheria contra as disposições da reforma do serviço das obras publicas ultimamente decretada.
Apresentados pelo sr. deputado Elvino de Brito e enviados á commissão de obras publicas.

2.° 7 requerimentos de officiaes da arma de engenheria, no mesmo sentido.
Apresentados pelo sr. deputado Thomás Bastos e enviados á commissão de obras publicas.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Participo a v. exa. e á camara que faltei às sessões de 19 e 20 do corrente por motivo justificado. = Sousa e Silva.

2.ª Declaro que por incommodo de saude tenho faltado a algumas sessões do mez corrente e que pelo mesmo motivo não poderei concorrer com regularidade aos trabalhos d'esta camara. = Baima de Bastos.

3.ª Estou auctorisado a declarar que o sr. deputado Augusto Fuschini tem faltado a algumas sessões por motivo justificado. = Dantas Baracho.

4.ª Participo a v. exa. e á camara, que pelos motivos de doença, que comprovei em tempo, só pelo paquete chegado hoje, pude vir dos Açores, motivo pelo qual não pude comparecer ás sessões do corrente mez. = Barão do Ramalho.

5.º Declaro que tenho faltado ultimamente ás sessões d'esta camara por motivo justificado. = O deputado, Antonio de Castro P. Côrte Real.

6.ª Declaro que por motivo justificado tenho faltado ás ultimas sessões. = Visconde de Balsemão.

7.ª Declaro que tenho faltado a algumas sessões por motivo justificado. = Martinho Pinto de Miranda Montenegro.

8.ª Declaro que os meus exmos. amigos e collegas Fontes Ganhado, Miguel Tudella e Wenceslau Lima têem faltado a algumas sessões por motivos justificados. = O deputado, João Antonio Pinto.

9.ª Declaro que por motivo justo faltei a algumas sessões da camara. = Ferreira Freire.

10.ª Declaro que os meus collegas Pinto Mascarenhas e Antonio Gomes faltaram a algumas sessões por motivo justificado. = O deputado, Antonio Candido.

11.ª Participo a v. exa. e á camara que por motivo justificado me não tem sido possível comparecer ás ultimas sessões. = Pereira dos Santos.
Para a acta.

O sr. Presidente: - Fui procurado por uma commissão da associação commercial do Lisboa, que mo entregou uma representação da mesma associação, dirigida a esta casa do parlamento, pedindo a não approvação das propostas de fazenda, apresentadas pelo sr. ministro da fazenda do governo transacto.
N'essa mesma occasião e a mesma commissão entregou-me tambem uma outra representação, contendo igual podido, assignada por differentes direcções de estabelecimentos bancarios d'esta cidade.
Tambem me foi apresentada pela commissão de um comicio ultimamente realisado em Villa Real uma representação, pedindo que se mande construir a linha ferrea do vallo do Corgo.
Os interessados significaram me o desejo de que estas representações sejam publicadas no Diario do governo, e eu, annuindo a este empenho, consulto a camara sobre se permitte a publicação, uma vez que ellas se achem redigidas em termos convenientes.
Assim se resolveu.
O sr. Presidente do Conselho de Ministros e Ministro do Reino (José Luciano de Castro): - Tendo o sr. conselheiro d'estado Fontes Pereira de Mello pedido a exoneração do ministerio a que presidia, dignou-se Sua Magestade El-Rei encarregar-me de formar nova administração.
No desempenho desta elevada missão de confiança com que o Soberano me honrou, eu organisei o ministerio que tenho a honra de apresentar á camara.