O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 276 )

•sem duvida 'merecem, e que esta Camará deseja buthorgar-lhes.

O Sr. Dias d1 A%evedo : — Possuído dos desejos que acaba d'expender o Sr. J. M. Grande, de que uma hora fixa se destine para a correspondência, eu faço hoje o« mesmo que fiz hontem, tinha a mandar para a Mesa uma Representação de meus constituintes, não amando hoje, por querer economisar otern» po5 e desejaria que os meus collegas fizessem o mesmo , escolhendo os dias em que houver menos que fazer, para um dos quaes eu reservo o que tinha a dizer agora.

O Sr. T. J. d'*/Jbranches: —- Eu fui quem eraitti neste Congresso a opinião de que todos os Deputados pelo-U11 rama r deviam ser membros natos dessa Com-iriissão. A chá-se hoje nesle Congresso um Sr. Deputado por Goa o Sr. Peres, desejava que V. Ex.a o convidasse a ser membro daCommissâo do Ultramar.

A Camará approvou que o Sr. Peres fizesse parte -da Commusão do 'L/1tramar.

ORDEM DO DIA.

Continuação da discussão especial da Resposta ao Discurso do Throno.

O Sr. Presidente: — Continua a discussão do§.7.°

O Sr. Fonseca Magalhães: — Sinto que não esteja presente o Sr. Ministro da Guerra, a quem eu entendo, que pertencia, posto que alterando a ordem, faltar depois que o illustre Deputado deste lado (o esquerdo) que acabou hontem a discussão, fallou ; porque se referiu a factos, dos quaes sem duvida o Sr. Ministro lerá não só o devido conhecimento , mas a noticia necessária para dar essas informações, quero dizer noticias documentadas.

Sr. Presidente, pois que S. Ex.a aqui não está , e que eu terei de tocar em alguns dos pontos referidos pelo nobre Deputado, peço a V. Ex.% e á Camará a benevolência de que necessito , no caso de ser menos exacto nas referencias que fizer: estou seguro que a Camará ma concederá, pelo costume de já ha muito me favorecer ; eu, Sr. Presidente , tenho-me abstido de fallar....

(Entrou o Sr. Ministro da Guerra.)

Agora que o Sr. Ministro está presente, elle me corrigirá nas faltas que eu cometter, porque serão involuntárias.

(O Sr. Ministro da Guerra: — Não ha de ser preciso.) '

O Orador: — Eu tenho-me abstido ate agora de fallar na matéria da Resposta ao Discurso do Throno, e abstive-me , porque desejava muito ver no contraste das opiniões, e na contestação dos principies, qual era o clarão que me devia allurniar, porque eu, Sr. Presidente , considero-me nesta Camará, para assim me explicar, Deputado desde a Constituição de 1838: o objecto tem sido bem, e logicamente, e sobre tudo, decentissimarnente tra-ctado (Jpoiados). Perece-me comtudo , e peço , perdão áquelles de meus illustres Collegas, que têem descido com demasiado afinco ás hipotheses considerando-as em si, sem referencia a outras, e com pouca referencia ao estado geral da Nação; pôde ser que eu me engane, mas entendo que se acaso tomássemos em consideração esse estado, pôde ser que d'uma, e outra parte, o pouco azedume que tem apparecido, esse mesmo desapparecei ia, ou por outra, esse mesmo não appareceria ; e com tudo esta observação não destroe de forma alguma a outra

que acabei de fazer, que e' verdadeira, e reconhecida não só por esla Camará, mas pela Nação inteira; esta e', a moderação, a decência, e a dignidade com que têem sido dirigidos todos os debates nesta Camará, e hão de continuar a ser, se Deos quizer. Agora direi ; ha defeitos, ha males, ha inconvenientes que a Nação soffre ; e digo bem alto, estes defeitos, estes males, estes inconvenientes são inevitáveis; não ha força humana, não ha braço de Napoleão, não ha cabeça de César que podesse depois da longa tempestade, porque temos passado, acalmar as ondas de repente.