O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

se, de votar sobre a Proposta do nobre Deputado antes de ouvir ler o oíficio do Sr., Presidente, Bernardo Gprjâo Henriques, leria approvado a Proposta ejn Iodas as suas parles ; e bastaria para isso o estigma, que de todos os lados da Camará selem lançado sobre os.acontecicm-uíos, que tiveram logar na sex^a feira : mas, depois que ouvi ler o otíicio, en-len

O Sr. Preside ti t-e :—r São nomeados para comporem esta Mensagem o* Srs. Corrêa de Mendonça, Lopes Branco, Mariz Coelha, Annes de Carvalho c ^ispo de Malaca. A o dem do dia para amanhã e, a. que estava destinada para hoje: explicações, e se restar tetnpo, a discussão do Projecto M,° f.

O Sr. Ministro do Rein,o; -^- N ao é , nem pôde ser, da minha intenção privar os nobres Deputados de darem as explicações de que precisam ; mas peço á Camará que considere que ha urn Projecto de .Fazenda , de que o Governo carece absolutamente. Serja. [}.oins conveniente que o tempo da Sessão se

dividisse de modo que se podesse entrar n'aquella discussão, e darem-se depois as explicações. (Alguns Srs. Deputados declararam que cediam das explicações). Torno a dizer,que não desejo que os Srà. Deputados deixem de explicar-se ; mas pôde reservar-se para esse fim, por exemplo, a ultima hora da Sessão, e entretanto attender áqueile Projecto, que é indispensável , mesmo para satisfazer ao que tem dito a Opposição a este respeito.

O Sr. RebelLo Cabral apresentou um Parecer da Commissáo de Poderes, sobre as eleições da Provin-vincia Occidental dos slçores. (Publicar-se-ha quando entrai em discussão).

O Sr. Silva Sanches : -^ Eu queria prevenir o Governo, de que de?ejava ser informado ácerra do estado em que estão os pagamentos: já no Sabbado quiz mandar para a Mesa esta pergunta por escri-pto ; mas não o pude fazer, e então mando-a agora , para V. Ex.a ter a bondade de a mandar ao Governo ; ou por meio d'um officio, ou de qualquer outro modo que julgue conveniente.

O Sr. Presidente: — A ordem do dií para amanhã e' o Projecto N.° â; e na segun ia parle terão logar as explicações d'aquelles Srs., que ainda não cederam da palavra. Está levanlada a Sessão — Eram cinco horas e um quarto da tarde.

O REDACTOR INTERINO , FRANCISCO X.ESSA.

N° •

im.25 fte

C,

Presidência do Sr. Agostinho dlbano ( Vict- Presidente).

hamada — Presentes 7% Srs. Deputados. Abertura — As II horas e um quarto da manhã. Jlçia — Approvada.

CoK RESPONDENCI A.

Um ofifcio da Camará dos Pares: — Acompanhando uma relação de Projectos-de Lei , que tendo sido nas Sessões antecedentes approvados pela Camará transacta , e rernettidos á dos Senadores , não foram por ella conduidos.— Remei tidos , em consequência da ajyprovação da Proposta do Official 'Maior da Secretario , ás respectivas Com missões para darem a sua opinião sobre a conveniência, ou de f conveniência, deiles.

Um officio do Ministério da Justiça : — Participando qu.e mandara aos Presidentes das Relações para ren.ielterem os Muppas das execuções da Fazenda ; e que os remeti era u proporção que cheguem áquella Secretaria-, satisfazendo assim o pedido da. Camará.—Inteirada,

Uin ofjtcio do Ministério do Reino : — Rernetten-do uma Representação da Associação Commercial da Fazenda, sobre os Direitos dos Vinhos que se vão estabelecer pelo Tractado com a Inglaterra.— ^"s CommissÕes, de Cotnrnercio e Fazenda.

Outro officio do mesmo Ministério: — ttemetten-do á Camará as informações havidas sobre uma Representação da Camará de Vai de Paços, acerca da divisão do território.—»^!' Cominissão d'Estatística.

Um officio do Ministério da Marinha : — Rer.net-tendo um Requerimento de Joaquim António de Carvalho e Menezes, Escrivão e Deputado da Junta de Fazenda de Angola , em que pede a mdemnisa-çâo do ordenado daquelle Emprego , desde que foi demitiido até que foi restituído. — Jl* Commissáo de Legislação.

Um afjicio do Sr. José de Sousa Moreira: — Re-mettendo 1^0 exemplares de uma memória acerca do Collegio Militar. — Mandaram-se distribuir.

Uru officio do Sr. Gorjão Henriques: — Participando, que por doente não pôde comparecer na Sessão a tomar a Presidência, obedecendo assim á vontade da Camará. "—Inteirada.

Um officio do Sr. P. A. da Cunha: — Pedindo licença por alguns dias. — Concedida.

Um ofjkio do Sr. J. E. Coelho de Magalhães: — Pedindo 2 inezes de licença para tractar da sua saúde. — Concedida.

Um nfficio do Sr. B. Gorjão Henriques ; — Remet-tendo outro officio do Ministério do Reino, no qual o Ministério daquella Repartição lhe participa, que tendo levado á. presença de Sua Mageslade a Representação que lhe dirigira, pedindo'a sua demissão de Presidente da Camará. — A mesma Augusta Senhora resolvera não acceitar a exoneração sollicitada ; e pedindo que ejle fosse impresso no Diário do Governo, e mencionado na Acta.—Assim, se decidiu.