O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

516 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

nomica do paiz. Talvez lhe faltassem esclarecimentos estatísticos, no que está a sua defeza.
Nós preoccupâmo-nos com uma cousa e outra, com a questão económica, e com a questão financeira.
Por isso eu declarei logo no primeiro dia de apresentação do ministerio á camara, o seguinte, como programma de governo: redacção de todas as despezas que forem reductiveis, adiamento de gastos, mesmo uteis, tanto quanto a situação do thesouro o aconselhe, melhor fiscalisação das receitas publicas, melhor cobrança e com menos vexames para os contribuintes dos impostos existentes, e ao mesmo tempo estudo attento do estado do reino, inquérito agrícola e industrial, e esforços para melhorar o estado da industria e da agricultura.
Depois de tudo isto appellarei para o imposto, quando a reducção das despezas e o acrescimo da receita não possam equilibrar os despendios absolutamente indispensáveis com as receitas do paiz, augmentadas pela melhor fiscalisação e pela melhor cobrança.
O illustre deputado tem talvez pena neste ponto de não me poder conceder o seu voto, e estará, creio eu, arrependido de não votar contra o sr. Hintze Ribeiro.
Mas é esta uma situação que eu não creei, e não posso criticar.
O sr. Teixeira de Vasconcellos: - V. exa. não póde adivinhar o modo como eu votaria, nem as modificações que proporia.
O Orador: - Não, de certo, mas sou levado a suppôr, dando o valor devido á sua posição política, que o seu animo o impediria a votar, se não todas, pelo menos muitas das propostas do sr. Hintze Ribeiro. Hoje a sittuação mudou.
Em todo o caso creia o illustre deputado que sinto o maior prazer em estar, no fundo da questão, de accordo com s. exa..
Empregarei todos os esforços para que s. exa. esteja inteiramente de accordo commigo, ainda na forma.
Será para mim um dia de grande satisfação o dia em que obtiver o apoio largo e franco de tão esclarecido cavalheiro.
O sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Barros Gomes): - O meu collega da fazenda, precedendo-me no uso da palavra, já satisfez, por parte do governo, á necessidade de responder á pergunta que o illustre deputado o sr. Teixeira de Vasconcellos tinha dirigido ao governo ácerca das condições indispensáveis para II importação de gado em Inglaterra, devendo o governo na sua esphera de acção, adoptar as devidas providencias para que este ramo de commercio não ficasse em condições desfavoráveis relativamente aos outros paizes. (Apoiados.)
Por isso nada tenho a acrescentar.
O sr. Scarnichia: - Por parte da commissão de marinha, proponho que aquella commissão seja aggregado o sr. deputado Pinheiro Chagas.
Consultada a camara conveiu que fosse aggregado á commissão de marinha o sr. Pinheiro Chagas.
O sr. Presidente: - A hora está a dar e vou encerrar a sessão.
A ordem do dia para amanhã e trabalhos em commissões, e para sexta feira, o parecer n.° 9 sobre o orçamento rectificado e mais o parecer addicional, que se mandou imprimir e que será distribuído por casa dos srs. deputados.
Está encerrada a sessão.

Eram seis horas da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.