O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 10 DE JUNHO DE 1890

Presidencia do exmo sr. Pedro Augusto de Carvalho

Secretarios - os exmos srs.

José Joaquim de Sousa Cavalheiro
Julio António Luna de Moura

SUMMARIO

Lêem-se na mesa os seguintes officios: do ministerio do reino, participando, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Marcellino Mesquita, que os documentos pedidos em sessão de 3 do corrente mez foram enviados a cata camara para satisfazer nina requisição do sr. deputado Ignacio do Casal Ribeiro; do mesmo ministerio, remettendo os documentos pedidos pelo sr. deputado Roberto Alves de Sousa em sessão de 20 de maio ultimo; do ministerio da justiça, remettendo 180 exemplares das contas da gerencia deste ministério, relativas ao anno económico de 1888-1889 e ao exercicio de 1887-1888: do tribunal de verificação de poderes, acompanhando o processo da eleição effeetuada no circulo de Margão (índia), julgada na sessão de 8 do corrente; do mesmo tribunal, requisitando, na conformidade do artigo 21.° do respectivo regulamento, e com approvação do tribunal, a quantia de 250$000 réis pura pagamento das despezas do expediente e serviço do mesmo tribunal.- Tem segunda leitura a proposta do sr. Eduardo Abreu, relativa às multas impostas aos srs. deputados pelas suas faltas às sessões.- O sr. Eduardo Coelho apresenta diversos requerimentos, e faz observações sobre o modo como foi inscripto para a discussão do bill e sobre a falta de remessa de documentos para o tribunal especial.- O sr. Xavier da Cunha requer esclarecimentos pelo ministerio das obras publicas. - Manda para a mesa tres representações o sr. Bernardino Pinheiro.- Apresenta um projecto de lei o sr. José Victorino.- O sr. Luciano Cordeiro justifica as faltas do sr. Carrilho. - Faz perguntas a respeito da encommenda de um vapor á industria ingleza o sr. José Maria de Alpoim. - Respondo-lhe, contestando a exactidão da informação, o sr. ministro da instrucção publica. - Dá tambem explicações por causa d'este incidente o sr. Luciano Cordeiro. - Manda para a mesa uma representação da camara de Soure o sr. Francisco Mattozo, e pergunta o que ha sobre a suppressão do n.º 10 de cavallaria e das obras necessárias no quartel de iufan-teria n.° 23- Replica o sr. presidente do conselho.- O sr. Figueiredo Mascarenhas apresenta uma representação do concelho de Silves.- Faz perguntas ao governo o sr. Albano de Mello.- Responde o sr. presidente do conselho.- Manda um requerimento para a mesa o sr. Cesario de Lacerda.
Na ordem do dia lê-se, e é admittida, a moção do sr. Dias Ferreira.- Defende o projecto e os actos do governo o sr. presidente do conselho.- Responde o sr. Baptista de Sousa, que fica ainda com a palavra reservada para a sessão nocturna.- O sr. presidente participa á camara que no dia 14 ha de realisar-se a sessão real do reconhecimento do Principe Real.

Abertura de sessão- Ás duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada 51 srs. deputados. São os seguintes: - Abilio Eduardo da Costa Lobo, Albano do Mello Ribeiro Pinto, Alberto Augusto de Almeida Pimentel, Antonio Augusto Correia da Silva Cardoso, Antonio Maria Cardoso, Antonio Ribeiro dos Santos Viegas, Antonio Sergio da Silva e Castro, Augusto César Elmano da Cunha e Costa, Augusto da Cunha Pimentel, Augusto José Pereira Leite, Augusto Ribeiro, Bernardino Pereira Pinheiro, Columbano Pinto Ribeiro de Castro, Conde de Villa Real, Custodio Joaquim da Cunha e Almeida, Eduardo Augusto Xavier da Cunha, Feliciano Gabriel de Freitas, Fernando Pereira Palha Osorio Cabral, Francisco de Castro Mattozo da Silva Corte Real, Francisco Felisberto Dias Costa, Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, Francisco José Machado, Francisco José de Medeiros, Ignacio Emauz do Casal Ribeiro, João de Barros Mimoso, João Marcellino Arroyo, João Maria Gonçalves da Silveira Figueiredo, João de Paiva, João Pinto Moreira, Joaquim Ignacio Cardoso Pimentel, Joaquim Teixeira Sampaio, José de Abreu do Couto Amorim Novaes, José António de Almeida, José Augusto Soares Ribeiro de Castro, José Gregorio de Figueiredo Mascarenhas, José Joaquim de Sousa Cavalheiro, José Julio Rodrigues, José Maria de Alpoim de Cerqueira Borges Cabral, José Maria Greenfield de Mello, José Maria Pestana de Vasconcellos, José Monteiro Soares de Albergaria, José Paulo Monteiro Cancella, José Victorino de Sousa e Albuquerque, Julio Antonio Luna de Moura, Lourenço Augusto Pereira Malheiro, Luciano Cordeiro, Luiz Virgilio Teixeira, Manuel Thomás Pereira Pimenta de Castro, Manuel Vieira de Andrade, Pedro Augusto de Carvalho e Roberto Alves de Sousa Ferreira.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abilio Guerra Junqueiro, Adolpho da Cunha Pimentel, Agostinho Lúcio e Silva, Albino de Abranches Freire de Figueiredo, Alexandre Alberto da Rocha Serpa Pinto, Alfredo César Brandão, Alfredo Mendes da Silva, Alvaro Augusto Froes Possollo de Sousa, Amandio Eduardo da Motta Veiga, Antonio de Azevedo Castello Branco, António Baptista de Sousa, Antonio Eduardo Villaça, Antonio Fialho Machado, Antonio Jardim de Oliveira, Antonio José Lopes Navarro, Antonio Maria Jalles, Antonio Costa, Arthur Hintze Ribeiro, Augusto Maria Fuschini, Barão de Paço Vieira (Alfredo), Eduardo Abreu, Eduardo Augusto da Costa Moraes, Eduardo José Coelho, Emygdio Júlio Navarro, Fidelio de Freitas Branco, Francisco António da Veiga Beirão, Francisco de Barros Coelho e Campos, Francisco Severino de Avellar, Frederico Ressano Garcia, Guilherme Augusto Pereira de Carvalho de Abreu, Ignacio José Franco, Jacinto Candido da Silva, João Alves Bebiano, João Cesario de Lacerda, João Ferreira Franco Pinto Castello Branco, João Pereira Teixeira de Vasconcellos, João Simões Pedroso de Lima, João de Sousa Machado, Joaquim Germano do Sequeira, Joaquim Simões Ferreira, José Alves Pimenta de Avellar Machado, José de Azevedo Castello Branco, José Bento Ferreira de Almeida, José Christovão Patrocínio de S. Francisco Xavier Pinto, José Dias Ferreira, José Domingos Ruivo Godinho, José Elias Garcia, José Estevão de Moraes Sarmento, José Frederico Laranjo, José Freire Lobo do Amaral, José Maria Charters Henriques de Azevedo, José Maria de Oliveira Peixoto, José Maria de Sousa Horta e Costa, Julio César Cau da Costa, Luiz Augusto Pimentel Pinto, Luiz Gonzaga dos Reis Torgal, Luiz de Mello Bandeira Coelho, Manuel d'Assumpção, Manuel Constantino Theophilo Augusto Ferreira, Manuel Francisco Vargas, Manuel. Pinheiro Chagas, Marcellino António da Silva Mesquita, Matheus Teixeira de Azevedo, Miguel Dantas Gonçalves Pereira, Pedro Victor da Costa Sequeira e Visconde de Tondella.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Augusto da Silva Monteiro, Adriano Emílio de Sousa Cavalheiro, Alexandre Maria Ortigão de Carvalho, António José Arroyo, Antonio José Ennes, António Manuel da Costa Lereno, António Maria Pereira Carrilho, Antonio Mendes Pedroso, António Pessoa de Barros e Sá, Antonio Teixeira de Sousa, Aristides Moreira da Motta, Arthur Alberto de Campos Henriques, Arthur Urbano Monteiro de Castro, Augusto Carlos de Sousa Lobo Poppe, Bernardino Pacheco Alves Passos, Carlos Lobo d'Ávila, Carlos Roma du Bocage, Conde do Covo, Eduardo de Jesus Teixeira, Elvino José de Sousa e Brito, Estevão Antonio de Oliveira Junior, Eugenio Augusto Ribeiro de Castro, Fortunato Vieira das Neves, Francisco de Almeida e Brito, Francisco Xavier de Castro Figueiredo de Faria, Frederico de Gusmão Corrêa Arouca, Henrique da Cunha Matos da

36