O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(287 )

contra preterições injustas. Sr. Presidente, como se espera pelos Srs. Ministros, eu serei um pouco mais extenso, advogando a pretenção da Camará de Vou-zella exposta na representação, que lenho a honra de mandar para a Mesa. Sr. Presidente, este Concelho constava de 44 Freguezias, por uma decisão da Perfeitura se lhe tiraram 22 em 1834, para reunir ao Concelho de S. Pedro do Sul, e por uma ré-solução do Congresso Constituinte sobre divisão de território tiraram-se a este Circulo mais 12 Freguezias ficando reduzido a 6, sendo por consequência mui difíieil prestar recursos a todos os encargos do Concelho; em quanto Oliveira de Frades é terra pequena, e tem grandes inconvenientes, para satisfazer a todas as necessidades d'uin Concelho; ali poucos homens ha para occupar os empregos Admi-nistractivos. Nole-se mais, que as Freguezias que compunham um só Concelho, têem hoje quatro Administradores, quatro Juizes ordinários, e cada uma d'estas Auctoridades tem quatro Amanuenses, isto torna-se em uma grande despeza que recae sobre os povos. Sr. Presidente, o Juiz ordinário d'Oliveirade Frades foi eleito a uma legoa distante da Villa, e ale'm d'estes ha outros muitos inconvenientes, que e' preciso remediar. No Concelho de Vouzella havia uma casa de Misericórdia muito boa, duas Rodas de expostos, uma boa Cadêa, e uma boa casa de Camará, e outros muitos objectos desumma importância , e utilidade dos povos , para isto linha empregados, que todos andavam pagos, e hoje acontece o contrario. Como fujo de roubar tempo á Camará direi a final, que esta divisão produziu grandes inconvenientes ao povo d'aqueUe Circulo, e por-iaso eu entendo que em todas estas questões deanne-xaçào. ou desanuexaçào de Freguezias, e divisão de território deve haver a maior attenção aos interesses dos povos. Mando portanto para a Mesa a representação de Vouzella, e peço a V. Exc,a e á Camará me desculpe de ter sido um tanto extenso.

.O Sr. J. G. de Pina Cabral:—O Sr. Deputado, que acaba de fallar, Iractou extensamente sobre divisão de território; eu pedi á palavra somente para perguntar a V. Ex.a se estava era discussão alguai Parecer da Commissão de Estatística; se estivesse, eu desejava impugnar tudo quanto tem dtto o Sr. Deputado, e mostrar que não era tão exacto, como parece ao Sr. Deputado.

O Sr. Dias de *d%evedo : — Eu não podia de modo algum deixar de desempenhar uma missão dos meus Constituintes; e se fui um pouco extenso, V. Ex.a, e a Camará conhecem a causa, pois que nada havia a tractar ale' á chegada dos Srs. Ministros, pelos quaes se esperava para entrarmos na ordem do

Jía.

ORDEM DO DIA.

Continuação da discução especial da Resposta ao Discurso do Throno.

O Sr. Presidente: — Continua a discussão do §. 7.*: o Sr» Ministro da Guerra te/n a palavra.

O Sr. Ministro daGuerra : — Sr. Presidente, chamado neste logar a defender os actos do Ministério, depois que se tem empenhado em questão de tanta monta os mais abalisados talen-.os, com os quaes mal posso competir, certamente e hoje muito desvantajosa a minha sorte; entretanto, Sr. Presidente, não íractarei de fazer um discurso oratório , porque não é de certo tão grande o roeu orgulho, que me lem-