O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

518 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

5.ª Das camaras municipaes de Villa Real e de Villa Pouca de Aguiar, pedindo a construcção de um caminho de ferro pelo valle do Corgo.
Apresentadas pelo sr. deputado Lopes Navarro, enviadas á commissão de obras publicas e mandadas publicar no Diario do governo.

6.ª Da associação commercial do dictricto de Vianna do Castello protestando contra as propostas de fazenda, ultimamente apresentadas, e contra qualquer projecto que haja de apresentar-se em detrimento da conservação d'este districto.
Apresentada pelo tr. deputado José Pinto, enviada á commissão de fazenda e de administração publica e manda da publicar no Diario do governo.

REQUERIMENTO DE INTERESSE PUBLICO

Requeiro que, pelo ministerio da fazenda, sejam enviadas a esta camara com urgencia:
1.° As provas escriptas (original ou copia) produzidas pelos candidatos ao concurso, que ultimamente se verificou para o provimento do logar de contador geral da junta do credito publico.

2.° A consulta da mesma junta (copia ou original) sobre o merecimento dessas provas e sobre a classificação dos concorrentes.

3.° Uma indicação summaria dos documentos de habilitações litterarias e scientificas e de serviços, apresentadas por cada um dos concorrentes, a que as mesmas provas respeitam. = O deputado, Barbosa Centeno.
Mandou-se expedir.

REQUERIMENTOS DE INTERESSE PARTICULAR

1.º Dos primeiros sargentos aspirantes a officiaes, com o curso da arma de infanteria, Antonio Augusto Pinto de Sousa Cruz, Augusto de Mendonça Vasconcellos, João Maria Esteves de Freitas Junior e José Carlos Pinto da Mota, pedindo que lhes sejam concedidas as vantagens estabelecidas no decreto com força de lei de 24 de dezembro de 1863.
Apresentados pelo sr. deputado Thomds Bastos e enviados á commissão de guerra ouvida a de fazenda.

2.° Do engenheiro naval, Duarte Ferreira de Sampaio, pedindo lhe seja concedido o habito de Avia, mercê a que diz ter direito.
Apresentado pelo sr. deputado Ferreira de Almeida e enviado á commissão de guerra

3.° De José da Silva, tenente almoxarife, pedindo que não seja approvado o projecto de lei do sr. deputado Luciano Cordeiro e que altera o quadro e promoção das praças de guerra de 1.ª classe.
Apresentado pelo sr. deputado Avellar Machado e enviado á commissão de guerra.

4.° Dos coroneis de engenheria Ladislau Miceno Machado Alvares da Silva e Eduardo Augusto Craveiro, pedindo providencias para que não subsista a actual situação e organisação do corpo de engenheria civil.
Apresentados pelo sr. deputado Moraes Sarmento e enviados á commissão de guerra.

5.° Dos tenentes de engenheria José Jeronymo Rodrigues Monteiro e Germano José de Oliveira Junior, no sentido dos antecedentes.
Apresentados pdo sr. deputado Luiz José Dias e enviados á commissão de guerra.

JUSTIFICAÇÕES DE FALTAS

1.ª Declaro que o meu nobre amigo e collega, o sr. deputado Joaquim Teixeira Sampaio, tem faltado ás sessões e faltará a mais algumas por motivo justificado. = O deputado, Luiz José Dias.

2.ª O sr. deputado António Maria de Moraes Machado tem faltado a algumas sessões e faltará ainda a outras por motivo justificado. = O deputado, Firmino J. Lopes.

3.ª Declaro a v. exa. e á camara que tenho faltado a algumas sessões por motivos justificados. = R. A. Pequito, deputado por Lisboa.

4.ª Tenho a honra de participar a v. exa. e á camara que, por motivo justificado, faltei á sessão de 1 do corrente e a mais algumas, pedindo-vos seja relevada a falta. = Antonio Maria Jalles.

5.ª Declaro a v. exa. e á camara que o nosso collega D. Luiz Maria da Camara tem faltado a algumas sessões e faltará ainda a mais algumas, por motivo justificado. = O deputado, Lopes Navarro.

6.ª Participo a v. exa. que o sr. deputado Torres Carneiro tem faltado ás sessões e faltará ainda a mais algumas por incommodo de saude. = O deputado por Penacova, Vieira das Neves.

7.ª Declaro que, por falta de saude, faltei ás sessões de 22 e 23 do corrente. = O deputado, Antonio Sarmento.

8.ª Por motivo justificado, não pude comparecer a algumas sessões. = O deputado, Miguel Tudella.
Mandaram-se expedir.

O sr. Ferreira de Almeida: - Apresentou um requerimento do engenheiro naval Duarte Ferreira de Sampaio, pedindo que seja tomado em consideração outro requerimento que foz ao governo em 4 de março ultimo para ser agraciado com o habito de Aviz.
Apresentou tambem uma representação dos coinmercian-tes de Albufeira, contra o decreto n.º 3 de 17 de setembro de 1885, relativo á reforma aduaneira, na parte em que substituiu a delegação da alfandega que existia n'aquella villa por um posto fiscal, fazendo a este respeito largas considerações, sobre a importancia commercial, agrícola e historica da referida villa.
Esta representação era dirigida ao governo, mas, estando o parlamento aberto, mandava-a para a mesa da camara, a fim de ter o destino que se julgasse conveniente.
Achava tanto mais justa a petição, porque, como os representantes allegam, foram conservadas delegações de alfândegas em localidades que têem um movimento commercial muito inferior ao de Albufeira.
Mandou para a mesa um requerimento, pedindo a sua escusa de membro da commissão de inquerito parlamentar sobre emigração, e uma proposta para que a mesma commissão, eleita na sessão passada, seja auctorisada a continuar os seus trabalhos durante a actual sessão, e, dado o seu encerramento ou adiamento, até nova convocação parlamentar.
Chamou a attenção do governo para o estado era que só encontra o districto de Faro, nas suas relações com o resto do paiz, não tendo uma única estrada que o ligue com o resto do paiz, tendo os governos de manter uma carreira de vapores, para não se interromperem as communicações com a capital.