O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

525

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Discurso que devia ter logar na sessão de 20 do corrente, a pag. 510, col. 3.ª, lin. 45.ª

O sr. Carlos Bento: — Não podia deixar de pedir a palavra quando se trata da primeira proposta, que faz parte do systema financeiro apresentado a esta camara pelo illustre ministro da fazenda. Entendo que n'isso mesmo dou testemunho de consideração para com o illustre ministro, demonstrando que não reputo indifferentes nenhuma das suas propostas. E declaro a V. ex.ª e á camara que por isso mesmo que estou de accordo com algumas das bases d'este projecto, é que julgo esta a occasião a mais competente para fazer algumas considerações ligeiramente financeiras sobre o assumpto que nos occupa.

Uma experiencia demasiado longa tem-me demonstrado, como eu já o disse n'outra occasião, que o que ordinariamente se chama no parlamento a occasião mais opportuna de tratar dos assumptos, é exactamente a mais impropria para qualquer individuo apresentar as suas opiniões com relação a projectos de lei que já correram os seus tramites, por isso que não ha possibilidade de appellação. Eu não faço censura, mas é me licito recordar a historia; não faço accusação, porque muitos são comprehendidos na responsabilidade d'ella, mas é uma verdade que não é inconveniente recordar n'esta occasião (apoiados).

Parece-me que a occasião mais opportuna para apresentar de longe o que se póde considerar como divergencias a respeito do complexo das medidas do governo, é de certo a occasião de estar de accorda sobre um ponto determinado désse complexo de medidas; e eu não acho procedente o systema que algumas vezes se adopta, de quando um individuo qualquer se levanta n'esta casa, e reconhece algumas vantagens n'um determinado projecto, querer-se em nome da logica, logica que eu reputo demasiado elástica, querer-se que elle não combata outras medidas que façam parte do mesmo systema ou conjuncto, só porque reconheceu vantagens n'uma d'essas medidas.

Aquelles que sabem distinguir o que é bom n'um systema qualquer de medidas, embora combatam outros pontos, dão mais garantias de serem justos e imparciaes do que aquelles que approvam e acham excellentes todas essas medidas.

Sobretudo n'uma occasião como agora, de socego na assembléa, agora que as paixões politicas estão um pouco arrefecidas, creio eu que não temos muita necessidade de invocar tão completamente o principio da confiança politica. O principio da confiança politica era apenas desculpavel nas occasiões em que os animos estavam agitados, no meio de combates renhidos em que era necessario obedecer á voz do partido para a salvação do mesmo partido.

Parece-me que o parlamento não está actualmente n'uma d'essas crises, e tanto maior motivo para que as rasões apresentadas por aquelles que têem a infelicidade de divergir da opinião do governo sejam attendidas um pouco mais; e digo-o assim, porque talvez bem depressa as suas opiniões recebam uma confirmação demasiado tardia.

Nem se diga que não ha justiça na apreciação dos actos do governo, porque aquelles que não estão no poder pensam de uma maneira, e quando têem a honra de estarem collocados na direcção dos negocios publicos pensam de outra. Não se faça esta accusação em geral, porque esta accusação tambem se póde inverter, dizendo-se que os que estão á testa dos negocios publicos já aqui se assentaram como deputados, e n'essa occasião entenderam que podiam apresentar todas as idéas, fazer todas as censuras ao governo; n'uma palavra, exercer o direito que é tão importante e tão indispensavel para uma como para outros.

E preciso haver motivos muito mais fundados para fazer a critica do que para fazer o elogio, porque o elogio é sempre mais agradavel de receber do que a critica, sem desconhecer tambem que a critica é mais facil do que a arte, verdade já muito velha, mas que não deixa de ser conceituosa.

Quando muita gente esta persuadida da bondade de uma doutrina, é conveniente ouvir os poucos que divergem, mesmo porque a grande maioria dos que são a favor, de certo que acharia monótono o apresentar-se mais um voto no sentido das suas opiniões (riso).

E n'estas circumstancias que eu entendo que as observações que se fizerem sobre uma questão tão importante como esta não são perdidas.

Não me admira, e não admirará de certo a ninguem os incommodos que sentimos sempre que se trata de questões que tocam tão directamente com o nosso estado financeiro