O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 299 )

fern directamente contribuído com o que podia contribuir para um fim justo, para um fim por elle reconhecido de necessidade, quando se lhe exija um sacrifício, não é tentado a recusa-lo; isto, Sr. Presidente, são princípios incontestáveis, são verdades geralmente reconhecidas.

Sr. Presidente, nem a minha situação, nem os meus estudos , nem os cargos que tenho occupado, me habilitam para entrar no campo dos algarismos; •não é esta a minha questão, eu venho pedir unicamente uma-cousa, que para m i m reputo essência-, lissima, e vem a ser, que o Governo forme, e as Cortes approvern um Systema permanente, um Syste-ma constante, um Syslema definitivo de Fazenda, que livre este Paiz não só dos males presentes, mas dos males futuros; e seja-me licito dize-lo sem of-fensa de ninguém , que occupou o logar da Administração na Pasta da Fazenda; ou seja por incúria dos homens, ou por força de circumstancias, ou por erros commettidos no principio; o certo é que nós ternos vivido desde a Restauração, de medidas tomadas para cada momento, temos aberto fossos para encher fossos, e abysmos para entupir abysmos, temos marchado constantemente assim; mas se continuarmos, chegaremos a ter fossos de largura tal, e abysmos de tal profundidade, que não poderemos enche-los nem transpo-los.

• Sr. Presidente, o anno passado fez-se uma primeira tentativa , uma grande tentativa para chegar a este resultado. O Governo, porque só o Governo pôde organisar trabalhos de certa ordem, creou uma Commissão para lançar a sonda ao abysmo, que estava presente, e ver como poderia cerra-lo, sem comprometer o futuro. Creou-se para este fim urna Commissão, essa Commissão foi encarregada de fazer trabalhos a este respeito, e fê-los; e no que fez, mostrou quanto sincero e nobre desejo, quanto verdadeiro interesse tinha de apresentar um Systetna sensato de Administração de Fazenda; os trabalhos desta Commissão foram importantíssimos , mas esta Commissão, Sr. Presidente, não teve nem tempo, nem dados sufficientes para fazer um trabalho completo ; o que nos acontece agora a nós, Sr. Presidente, é muito peior ainda. — Eu estou convencido de que não tem havido tempo, para se trazer aqui um trabalho satisfatório, e que por certo era necessário; mas não se pôde deixar de reconhecer que pelo modo, porque este Projecto se nos apresenta, destituido das menores clarezas ; quer-se que votemos sem razão sufficiente. A Camará votando por esta Lei, vota sem conhecer sobre que necessidade a Proposta se bazeficou; não temos o mais ténue fio^ para guiar-nos. — E como podemos nós ter uma convicção cerfa sobre um Systerna que inteiramente desconhecemos ? por ventura temos nós idéa do Systema destas operações , que se meditam , e das eir-cumstancias que ellas apresentam 1. não: e então como podemos formar sobre ellas um juiso certo? eu com isto não censuro, nem rejeito o Projecto. Eu não sei o que aqui está, não sei o que se me pede, é necessário que o saiba, para que o diga ao Povo, para que o diga a meus constituintes: uma vez qne os meus constituintes me disseram — accei-taremos todo o sacrifício que por nós consentires, quero PU saber, como faço uso, e para que faço uso desta faculdade (Apoiado),

Por conseguinte parece-me conviria, que primei-