O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

80

porque princípios de tal ordem caem por si mesmos, não lêem força, nem podem encontrar serio apoio em homens verdadeiramente constitucionais.

Sr. Presidente, vou concluir: fiz as reflexões que julguei do meu dever apresentar, e dei os esclareci-íHcolos de facto quanto que á minha nomeação. A Camará resolverá o que intender.

O Sr. floltremam —Sr. Presidente, eu também já referi, que quando se tractou a questão das Opções na Secção, havia menos conhecimento do modo como o Sr. Dias e Sousa tinha sido nomeado Official Ordinário da Secrelaria de Estado; a Secção encarregou o Sr. Deputado Mendes Leite de saber do Sr. Deputado Dias e Sousa o modo como linha sido nomeado, e se tinha occupado outro Logar inferior ao de OlTicial Ordinário; o Sr. Mendes Leite, depois de colher esclarecimentos do próprio Sr. Depulado por Castello Branco, declarou á Secção, que o Sr. Dias e Sousa nunca tinha occupado logar al^um na Secretaria, senão o de Official Ordinário da Secretaria de Estado, para o qual tinha sido nomeado na Ilha Terceira, <_ depois='depois' líi='líi' mesmos='mesmos' me='me' maioria='maioria' levaram='levaram' po-rem='po-rem' volou-se='volou-se' são='são' ires='ires' sr.='sr.' sousa='sousa' purlo='purlo' as='as' votou='votou' na='na' nesta='nesta' cornmissâo='cornmissâo' commissão='commissão' vencida='vencida' inim='inim' opção='opção' que='que' foi='foi' no='no' ainda='ainda' excepto='excepto' votos='votos' tive='tive' por='por' se='se' essa='essa' para='para' era='era' vita='vita' razôos='razôos' dias='dias' dois='dois' confirmado='confirmado' nete='nete' não='não' mas='mas' _='_' secção='secção' tag0:_='_:_' mesmas='mesmas' a='a' á='á' coiidiixum='coiidiixum' opinião='opinião' duto='duto' foram='foram' e='e' ou='ou' cm='cm' obrigado='obrigado' deputado='deputado' grande='grande' o='o' camaia='camaia' optar='optar' volar='volar' nào='nào' niorncnio='niorncnio' da='da' votar='votar' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'> Sr. Deputado é obrigado á opçfio.

O Sr. Presidente: — líslú esgotada a inscripção, e vai poilanlo votar-se o Parecer da maioria da Corn-miasão, primeiro na parle relativa ao Sr. Dias t- Sousa, depois seguir se-h a na que se refere ao Sr. Carlos J3i-nlo.

J'j passando-se, logo no escrutiuin, cm (ju-anlo no Sr. Dias c Sousa, havendo entrado na urna noventa esferas foi o

Parecer da Commissão — npprovado por sessenta votos contra trinta.

E scgnindo~sc o que diiia respeito ao Sr. Carlos .Bento, havendo entrado na urna noventa e uma esferas, foi o mesmo Parecer — approvado por cin-coenla e oito votos contra trinta e três.

O Sr. Ministro do Reino: — Vou ler e mandar para a Mesa a seguinte Proposta de Lei (Leu).

Juntamente com a Proposta do Governo envio á Mesa, para ser presente u Camará dos Srs. Deputados, o programma feito pela Comrnissão, que foi encarregada deste trabalho; programma que já foi publicado cm alguns Jornaes, não sóPortuguezes, como lambem estrangeiros; e especialmente naquelles, que se publica/n nas capitães dos Paizes da Europa, que mais interesse tem tornado no respectivo objecto de caminhos de ferro.

Remelto lambam o Relatório da mesma Commissào, em que me parece ler sido Iractaclo, com toda a lucidez, este importante ponto em. todas as suas partes.

Já, Sr. Presidente, que V. Ex.a tovo a bondado de conceder-me a palavra, eu a aproveito para mandar para a Mesa um Relatório documentado sobre as obras da barra da Figueira. Estes papeis tem aq;ii sido reclamados varias vezos por alguns Srs.

Deputados: eu os trago, ha muito tempo na minha pasta, para serem presentes ás Cortes. Como me parece, que era o desejo de alguns dos i l lustres Mem-bres da Camará, a que me refiro, que houvesse uma discussão sobre este objecto, eu preparei-me com estes documentos, para entrar nessa discussão; mas reflectindo sobre a importância do negocio, sobre o vaiiado das circumstancias, sobre diversas occorrcn» cias, que historicamente e preciso, que cheguem ao conhecimento dos Srs. Deputados, c depois sobre elles se exerça a sua critica, parece-me, se a Camará assim o houver por bem, que este negocio será muito melhor tractado primeiro n'uma Commissão Especial; e se a Commissão se dignar chamar o Governo, a minha pessoa como Ministro do Reino, poderá mais facilmente vir ao resultado, que a Camará deseja: e de certo o Governo não deseja menos do que a Camará pôr um termo aos abusos, que rnc parece, que teern existido, e remediar quanto possível os males feitos. Sobretudo declaro desde já qual (í o pensamento do Governo — É o rescindir aquello contracto. O Governo, ha muito tempo qun leve esta convicção, digo, a da necessidade de principiar pela rescisão do Contracto; mas acontecimentos que ultimamente se deram a respeito do algumas difíiculdades sobre o modo desta rnesrna rescisão, obrigaram o Governo a consultar o Procurador Geral da Coroa sobre cila: porem a urgência, com que foram pedidos por alguns Membros da Camará, estes esclarecimentos, o constrangeram a pedir estes papeia ao mesmo alto Funccionario, o qual ainda n:io deu o seu Parecer, não o linha fcilo, não o podia ter acnbado, privou-rn»' assim das IN/ÍÍH, que eu necessariamente devio alcançar d,i informação e d« parecer daquolle Funccionario. iSc n Caruaru intender que, para frartar deste objecto 6. conveniente também ouvir a opinião do Procurador Geral da Coroa, elle será ouvido; quando não, a Camará tomará a resolução que lhe parecer. Mas faço esta exposição.— Primeiro para em certo modo justificar a não apresentação do Parecer do Procurador Geral da Coroa, e sobre um objecto, em que elle devo intervir; e cm segundo logar, para ate* certo ponto justificar também a demora da apresentação.

O Sr. Presidente: — A Proposta seguirá os tramites marcados no Regimento, sendo remcttida ás Secções.

Agora o Sr. Ministro dos Negocio? do Reino emit-tiu a opinião de que seria melhor enviar os papeis relativos á barra da Figueira a urna Commissão Especial, mas eu lembrava aos Srs. Deputados que estão inscriplos, e os que só querem inscrever, que era melhor continuar-se sobre a ordem do dia, de que resta pouco, e depois se traclurá deste objecto. A Camará decidirá aquillo que intender conveniente ; mas o que o certo, (í, que sem se a Iterar a ordem do dia, não se pôde tractar deste objecto ,' Apoiados).

O Sr. /. M. Grande:—(Sobre a ordem). A Camará toda sabe que é uma das condições da vitalidade deste Paiz a creação de um systema de viação. E eu desejava que a Proposta que acaba de apresentar o Sr. Ministro do Reino, fosse declarada ur-grnte no sentido do ser imrnediata/nente remeltida a uma Commissào Especial, para que cila quanto antes desse um Parecer sobre este assumpto.